Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

1º "Desenhar por Desenhar" de 2020

Foi este domingo que iniciámos os encontros "Desenhar por Desenhar" de 2020. E que bem começado! O sol ajudou e tivemos uma adesão fantástica. Com caras novas, com gente que se está iniciar nos cadernos, e até com jovens entusiastas.
O local escolhido, o Museu do Combatente alojado no Forte do Bom Sucesso, mostrou-se recheado de motivos para desenhar, quer nos diversos artefactos da seu espólio quer nos ângulos privilegiados a partir da posição elevada sobre a envolvente. 


Comecei a minha dupla página pelo pátio de entrada, onde 2 auto-metralhadoras nos recebem: uma Chaimite e uma Humber. Fiquei-me pela Humber porque apresentava maior desafio, pelos seus volumes irregulares e detalhes.


De seguida, para preencher a dupla página, pensei numa vista de contexto. Decidi subir ao topo da muralha virada ao rio Tejo e escolhi um ângulo que reunisse o forte e o seu espólio, a Torre de Belém e o rio. Isto já a pensar na feliz coincidência de podermos assistir à partida do navio-escola Sagres para uma volta ao mundo, integrada nas comemorações do V Centenário da viagem de Fernão de Magalhães.


E ficou assim a dupla completa, registo de uma óptima manhã de desenho em óptima companhia.



7 comentários:

Rodrigo Briote disse...

A começar 2020 em grande forma

Rosário disse...

Também acho! desenhos fantásticos!

João Carvalho disse...

Que maravilha de desenhos Luis!

Suzana disse...

Estão muito bons os desenhos!

Henrique Vogado disse...

Muito bem! E que belo grupo para começar bem o ano.

Bruno Vieira disse...

Que desenhos fabulosos, aguentar o frio valeu a pena, bela varanda.

Celeste Vaz Ferreira disse...

Belíssimos desenhos Luis!!!