Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Filipe Franco. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Filipe Franco. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Fora do caderno: exposição de desenhos do mestrado em Anatomia Artística na FBAUL #2



Aqui fica o convite da exposição de desenhos de figura humana realizados pelos alunos do 2º mestrado em Anatomia Artística da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, nas aulas com o professor Artur Ramos.

Ana Queimado

Eleonor Piteira
Filipa Modesto

Filipe Franco
Gonçalo van Zeller
Pedro Santos
Rita Horgan
Sara Simões

Sociedade Portuguesa de Oftalmologia
(Na esquina do Campo Pequeno com a Av. da República, edifício Cosec)
Campo Pequeno 2, 1000 Lisboa
217 820 443

https://www.spoftalmologia.pt/news/inauguracao-da-exposicao-de-pintura-%E2%80%9Cretrato-e-desenho-de-modelo%E2%80%9D
https://www.facebook.com/events/283049401808104/


Estudo anatómico. Sara Simões. Lápis de cor. 42x58,4 cm. 2012

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Fora do caderno: exposição de desenhos do mestrado em Anatomia Artística na FBAUL #1

Retrato de Margarida, por Sara Simões


Caríssimos desenhadores, desta vez venho propor-vos uma espreitadela a uma exposição de estudos que não cabem no caderno: são os retratos e desenhos de modelo nu feitos pela minha turma de mestrado da Faculdade de Belas Artes nas aulas com o professor Artur Ramos.

A local é muito acessível, por isso aí está mais uma razão para passar por lá.


Sociedade Portuguesa de Oftalmologia
(Na esquina do Campo Pequeno com a Av. da República, edifício Cosec)
Campo Pequeno 2, 1000 Lisboa
217 820 443
https://www.spoftalmologia.pt/news/inauguracao-da-exposicao-de-pintura-%E2%80%9Cretrato-e-desenho-de-modelo%E2%80%9D

A inauguração é no próximo domingo, dia 23 de Setembro às 18h e fica disponível até 26 de Outubro. Apareçam!

Para espreitar os meus outros desenhos que vão estar presentes, vejam aqui.

Podem aderir ao evento no facebook e acompanhar as novidades.

terça-feira, 1 de março de 2011

O desejado


Reconheci-o dos livros de história, acho que nunca tinha visto o original. O tempo voa e já não consegui terminar uma das figuras em pedra que estão por cima da entrada. Por isso aqui fica o registo sebastiano da obra de Cristovão de Morais...quanto ao pequeno Laloran (comemorativo do encontro na Rua Augusta) já sei o que vou lá pôr.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Carmo e Camões






Esta foi a minha primeira saida com os Urban Sketchers, mas ainda em tom tímido e só para ver como era. Foi no 1° de Maio, no dia do VI encontro, em associação ao Quiosque de Refresco. Como os quiosques já tinham protagonismo que chegasse, eu virei a minha atenção para outros lados. Sei que isto vem mais do que atrasado mas só muito recentemente passei a poder postar.

sábado, 30 de outubro de 2010

A Romã


No outro dia entre passeatas pelo Pulo do Lobo, alí ao pé de Mértola, fui desafiado para ir à caça de romãs. Os arbustos estavam carregados mas os pássaros já lá tinham chegado primeiro. As copas estavam cheias de romãs semi-devoradas, pareciam pequenas tocas à espera de inquilinos. Colhi uma já a pensar no caderno de campo e, antes que apodrecesse ainda mais, decidi utilizá-la para o desafio desta semana. Comecei por um contorno muito leve, em mina de cor azul, só para encontrar a forma geral e proporções.


Depois intensifiquei o contorno com grafite 2B, defini a área interna cobiçada pelos pássaros, e adicionei algumas linhas de sombreado para melhor perceber os volumes e preparar a peça para a adição da cor.


Dei umas primeiras aguadas muito diluidas, nos tons base alaranjados e rosados. Isto ajudou-me a definir os padrões de cor da superfície exterior e também a perceber a melhor maneira de diferenciar a luz dentro e fora da romã.


Mais camadas de aguarela (o secador de cabelo é um bom amigo nos dias húmidos e chuvosos). Continuei a definir os volumes, luz interna e externa e, principalmente, a descobrir os verdes, azuis, amarelos e rosas, para além daquilo que, à primeira vista, pareciam ser apenas variações de carmim, laranja e castanhos.


Nesta altura comecei a sentir necessidade criar contraste entre aquilo que era a superfície externa do fruto e aquilo que era o buraco dentro do fruto. Também era preciso conferir um pouco mais e volume, contrastando igualmente as zonas iluminadas, as em sombra e as de luz reflectida. Isto foi feito com a ajuda de mais umas camadas de aguarela, linhas em grafite 4B e canetas de tinta preta Micron, da Pigma.


Nesta altura olhei para o esboço, depois para a romã, voltei ao esboço, novamente romã e descobri que faltava dar-lhe um pouco mais de vida. Adicionei alguns toques de branco para representar os brilhos da polpa decomposta e já liquefeita (com algumas moscas muito pequeninas que não paravam de me bater na cara). Isto foi feito com uma Gelly Roll branca. aproveitei para rectificar a luz geral e criar um pouco mais de interesse na textura da superfície da romã, com uns toques da Pigma e aguarela. Com a última decidi criar um fundo muito suave só para destacar um pouco mais a romã.


Finalmente rectifiquei a luta de "protagonismo" entre o interior da romã e a sua superfície externa, com uns toques de lápis-de-cor. Para terminar, voltei ao início e utilizei outra vez a mina azul com que tinha esboçado os primeiros contornos e finalizei o fundo. Desculpem se foi seca, mas deu-me tanto gozo fazer esta romã (apesar do cheiro a podre) que decidi partilhar o máximo possível das opções e materiais que usei.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010