Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Desafio84. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Desafio84. Mostrar todas as mensagens

sábado, 30 de dezembro de 2017

"Figuras do tempo"

"... e depois na onda do Desafio84 vi desenhos fantásticos de famílias a festejar, a passar momentos, desenhos que expressam emoções e sentimentos. Felizmente também o poderia ter feito mas num momento de reflexão, olhei para a estante onde estavam as figuras do presépio, figuras essas que nos acompanham na família à mais de 30 anos e que elas mesmas também tem de certeza histórias para vos contar."



quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Famílias: todas diferentes, todas iguais!

As famílias são todas diferentes, mas há ciclos e etapas pelos quais todas passam.
Uma etapa difícil é a do luto, que o Natal parece ter o poder de reactivar.
De facto, é nesta época que mais sentimos a falta dos avós, dos bisavós, dos pais, ou de outros elementos que em tempos nos foram tão queridos. Felizmente as famílias crescem, reconstroem-se, multiplicam-se, vão aparecendo filhos, netos, e outras pessoas de quem gostamos muito e com as quais construímos novas memórias. É este afecto pelos novos elementos  que nos ajuda a superar as perdas dos mais velhos, de quem passamos a lembrar-nos com mais serenidade.
É por isso que gosto, não só do Natal, mas de outras ocasiões em que as famílias se juntam, criam bons momentos e boas memórias. Ontem, depois do jantar, os sofás encheram-se de guitarras, tambores, pianolas e outros instrumentos. Foi um bom momento de família, por isso escolhi-o para meu contributo no desafio deste mês.        (Desculpem se fui lamechas, mas foi como saiu!)




sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Este Natal...Família vai ser assim!

Aproveito para desejar a todos os USkP e suas famílias um excelente Natal! 
O meu Natal este ano poderá ser mais ou menos assim (à espera da Carolina).

domingo, 17 de dezembro de 2017

Família


Os jantares familiares no Casal do Facho em Varatojo, Torres Vedras são uma feliz constante e mesmo com o abalo pelo falecimento precoce do meu tio, essa rotina semanal não se quebrou. Antes deste desenho, aquele tacho estava cheio das famosas almôndegas da minha mãe que uma a uma foram devoradas até sobrarem... duas. Muita conversa, jogos de futebol e dois jarros de vinho depois, foi a altura de fazer o merecido desenho ;)

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Família

Ontem ao fim da tarde, abrigado do Ana, deu-me para andar de caderno em riste a desenhar. A Daniela: "...já está? Posso ir?"... O meu filho: "...sai da frente!" A minha filha: " ....nada! ". Arrisquei grandes planos. Quase encostado, a chatear mesmo. A casa, também coube aqui, pois que era a última folha de mais um diário... Eis a minha família. O meu reduto. Gostava mais de ter desenhado também os meus pais.  E no fim,  adoraria poder mostrar-lhes... enfim.
No fim fomos fazer o presépio. Viva o Natal. Com um bom vinho do porto e ao som de Tom Waits. 
Lamechas e quentinho, como deve ser.  

domingo, 10 de dezembro de 2017

Lisete e Sr. Silva - os Sogros

Antecipando que dificilmente conseguirei ter disponibilidade para sacar um retrato mais abrangente da família durante o Natal, possivelmente ocupado a colocar a conversa em dia e a "encher o bandulho", aqui fica já a minha participação para o desafio "Família", um sketch que fiz este fim-de-semana dos meus sogros. Há a família com que nascemos e crescemos, e depois há aquela que vamos ganhando. No meu caso, no que a sogros diz respeito, saíu-me a sorte grande.