Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Miú. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Miú. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 23 de agosto de 2023

sexta-feira, 16 de junho de 2023

Encontro Nacional USkP: Duas versões da mesma perspetiva


Quando, no segundo dia do Encontro USkP em Castelo de Vide, a chuva deu tréguas, lá retomámos o programa previsto, seguindo para a barragem de Póvoa e Meadas. A perspetiva que escolhi foi a que muitos outros escolheram: do alto de uma colina, com vista privilegiada para os recortes e reentrâncias das águas, que ali formam um lago tranquilo, rodeado de vegetação. Fiz duas versões: uma mais abrangente, com informação de primeiro plano:

Outra, mais próxima e limpa:

De qual gostam mais? (Não gostar de nenhuma é a opção C. 😄)

domingo, 11 de junho de 2023

Encontro Nacional USkP - Castelo de Vide

Na barragem de Póvoa e Meadas, num sábado de sol arredio, fui desenhando os desenhadores no seu afã concentrado...


quinta-feira, 18 de julho de 2019

Pelo Terreiro do Paço


Já há muito que queria desenhar a praça pombalina por excelência, banhada de luz, pejada de turistas, com aquele amarelo forte, tropical, e a brisa do rio logo ali. Fi-lo desta vez e vi-a linda, imponente, airosa como uma garça com o pé na água. E ficou assim no meu caderno:


[O desenho no local pode ver-se AQUI.]

domingo, 14 de julho de 2019

Senhor da Pedra


Fomos a Miramar, a sul do Porto, em excursão de desenho, para o Encontro POSK 64. E, depois de um inesquecível almoço, todos deitámos mãos à obra em pleno areal, junto às ondas. O meu desenho da Capela do Senhor da Pedra, com cor aplicada chez moi, ficou assim:


As fotografias do desenho no local e do grupo "a postos" podem ver-se AQUI.

quarta-feira, 10 de julho de 2019

Por Aveiro


Este sábado, dia 6 de julho, desci até à "Veneza portuguesa". Finalmente pude desenhar esta cidade linda e desafogada, cheia de passeios à beira da água. Foi no 48º Encontro dos Urban Sketchers Portugal Norte (USkPN), organizado em conjunto com o RAW (Ria de Aveiro Weekend). Como não podia deixar de ser, quis captar exemplares arquitectónicos de Arte Nova, pelo que me sentei junto ao canal, de frente para um belo conjunto de fachadas. Por sorte, no ancoradouro atracaram dois barcos moliceiros, dos muitos agora adaptados a passear turistas. Que bom que entraram no meu desenho!

[Fotografias do desenho e da desenhadora no local AQUI]

sexta-feira, 31 de maio de 2019

Por Barcelona


Estive na semana passada em Barcelona, onde pude fazer alguns desenhos, inclusive na companhia de alguns sketchers locais! Logo na manhã de quarta-feira, recém-aterrada, fui procurar um amigo, até então "virtual", o Joshemari Larrañaga, cujo blogue acompanho há vários anos. Tínhamos combinado que eu me juntaria à Colla dels Dimecres, o grupo que reúne para desenhar Barcelona às quartas-feiras. E assim foi. O ponto de encontro era a "Estació del Nord" -- dantes ferroviária, hoje rodoviária -- com uma linda abóbada central em ferro e vidro e um parque adjacente. O meu desenho, pintado mais tarde, ficou assim:


Foi uma agradável sessão de desenho, mas fantástico foi o convívio com a "Colla"! 
[Fotografias do desenho no local e de mim com o Joshemari, AQUI.]

domingo, 19 de maio de 2019

Igreja de S. Francisco numa manhã de sol


O 60º Encontro dos PoSk (Porto Sketchers) aconteceu ontem, sábado, no Largo de S. Francisco. Muitos turistas ali pela Ribeira, muito sol e muito para desenhar! O conjunto arquitectónico do antigo convento de S. Francisco é tão encantador como complexo, com os seus desníveis vários e as diferentes fachadas que se alinham junto a ele. Mas, sentada no meu banquinho, fui perseverando e, com gatos à mistura, lá dei por acabado o desenho inacabado:

[Desenho no local e fotografia do alegre grupo AQUI.]

quinta-feira, 2 de maio de 2019

Quem passa por Alcobaça...


...não passa sem lá voltar. Pois bem, Alcobaça seja, e barroca, e bela! Já foi há uns tempos que ali passei (em Outubro do ano passado, com um sol glorioso de Outono), mas só agora pintei o desenho:



Esboço no local AQUI.

quarta-feira, 24 de abril de 2019

Igreja da Foz


Mais um desenho feito na Foz (o primeiro foi ESTE),  num dos encontros PoSk a que consegui ir. Depois do almoço (desculpem, almoçarada, que aquilo foi um banquete), fomos até à Igreja de S. João da Foz, que se ergue, altiva e monumental, entre o casario da Foz Velha. E eu, com o meu banquinho, sentei-me já na descida, em equilíbrio um pouco precário dado o desnível do passeio. Mas sobrevivi, e lá saiu o desenho:


A versão em aguarela, já acabada, pode ver-se AQUI. Que belíssimo dia de desenhos!

terça-feira, 2 de abril de 2019

Na Foz Velha


Encontro Porto Sketchers nº 57, na Foz Velha. Dia de sábado esplendoroso, de autêntico Verão, embora fosse ainda Março. Ruinhas e ruelas variadas, casas recuperadas e casas degradadas, solares apalaçados e casebres de pescadores. Um pouco de tudo naquela zona arejada e de belas vistas. Parámos primeiro no Largo do Rio da Bica. E aí fiz o meu primeiro desenho, aguarelado depois em casa:

Versão colorida 
e fotografia do grupo  AQUI

terça-feira, 12 de março de 2019

Na Serra da Estrela


No fim-de-semana do Carnaval, um passeio à serra. Depois de quinze dias com temperaturas de quase 25º em pleno Fevereiro, parecia impossível encontrar algo de semelhante a neve. Mas, surpresa das surpresas, na Torre havia-a! No chão, é um facto, e não a cair, mas mesmo assim vimo-la, mexemos-lhe e brincámos nela. E eu, com o meu caderno de desenhos e bons agasalhos, pude fazer uns sarrabiscos. Este calhau gigantesco perto do cume estava mesmo a pedir um desenho:


A fotografia do desenho no local, onde se vêem pedaços da dita neve, bem como a signatária em pleno labor "sarrabiscante", está AQUI.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Cerveira em três tempos


Era o último encontro da série "Sketching com História", que percorreu todo o Alto Minho, pelo que não quis faltar, apesar do tempo miserável. Chuva e ventania com fartura na viagem até um dos pontos mais a norte do país, mesmo na fronteira do Rio Minho com Espanha. Cheguei tarde, já à hora do almoço, ouvindo umas piadas sobre aparecer só para comer (eheh!). Mas da parte da tarde lá respondi às encomendas. Com as mãos geladas, desenhei primeiro a entrada para o castelo medieval:


Depois, dentro da fortaleza, a Casa dos Governadores, com a muralha à esquerda, a Igreja da Misericórdia no enfiamento e a montanha ao fundo:



E, por fim, as muralhas propriamente ditas (tanto granito!), com líquenes e musgos agarrados às frestas, desenho que foi brindado com uma chuva muito persuasiva. Dei por terminada a minha missão.



A fotografia do fim da tarde mostra um grupo já desconcentrado, ansioso por voltar para o quentinho do autocarro. Mas eu, na primeira fila, ainda faço jus ao mote "Ao mau tempo, boa cara!"


quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Lello & Companhia


Mais um desenho da Baixa do Porto, este todo certinho e bem-comportado. É o conjunto de fachadas em torno da Livraria Lello, hoje célebre e incontornável ponto de encontro de centenas de turistas diários. As cores também me saíram pálidas e sem rasgo, mas foi o que se conseguiu arranjar. Há que mencionar que fiz o desenho à sombra, sentada num paralelepípedo de pedra, que me gelou uma certa parte da anatomia e a inspiração 😊:


Desenho no local, com mota à vista, AQUI.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Igreja dos Clérigos ao som techno


Na semana passada fui desenhar para a Baixa. Dia de sol, bonito mas muito frio. Junto aos Clérigos, encostei-me à porta de uma loja em obras, da qual saía um chinfrim de música enlatada. A cada dez minutos aparecia um trolha diferente a assobiar e a palitar os dentes. Faziam-se de desentendidos enquanto davam uma espreitadela à rua, às raparigas que passavam, ou ao meu desenho. A igreja, vista daquele ângulo, é imponente, quase esmagadora. Ao tentar desenhá-la saiu-me uma perspectiva em pirâmide bastante, digamos, discotequeira. Mas o Nasoni perdoou-me, eu sei, pois vi-o por ali também a bater o pé.


Desenho "in situ" AQUI.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Primeiro do ano


O meu primeiro desenho de 2019 foi feito em Cáceres, com temperaturas a rondar os 0º, mas com um sol belíssimo:

É a Praça de Las Veletas, com o Convento de S. Pablo (Sec. XV-XVII). O enorme centro histórico de Cáceres -- a "ciudad monumental"-- é de uma beleza ímpar, com um emaranhado de ruelas e praças calcetadas medievais por entre inúmeros palacetes, casas fortificadas, igrejas e mosteiros, de estilo gótico e renascentista, tudo harmoniosamente em pedra. Foi quase impossível escolher o que desenhar, pelo que desisti e sentei-me no primeiro banco ao sol que encontrei. 

(Fotografias do desenho no local, bem como de um outro que fiz na Plaza Mayor, podem ver-se AQUI.)

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Viagem a Brno


Ando a pôr em dia os meus cadernos, ou seja, a pintar desenhos que, por vezes, já foram feitos há meses e meses. Estes que aqui trago hoje são de Agosto, quando estive na República Checa em trabalho. Desta vez não fui a Praga, mas à segunda cidade, de pronúncia caprichosa e património rico. Primeiro, fiz um desenho da Praça da Liberdade, em pleno coração da urbe, de onde se avista a Igreja de S. Jaime. Os tons pastel e os detalhes barrocos dão muita beleza aos edifícios:


Depois, desenhei outra Igreja, de pináculo gótico e pedra vermelha, a Jan Amos Comenius. De onde me sentei, a fachada ficava meio escondida na folhagem:


Os desenhos no local, bem como outras fotografias alusivas à viagem, podem ver-se AQUI e AQUI. Espero entretanto "despachar" outros desenhos. É caso para dizer, em checo, pois então: "Brzy se uvidíme"! ("Até breve!")

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Muralhas de Valença


Foi no dia 22 de Setembro, um sábado cheio de sol, que os UskPN se reuniram em Valença para mais um “Sketching com História”, organizado em parceria com o CIM (Comunidade Intermunicipal do Alto Minho). E eu, bem posicionada numa das guaritas da muralha, fiz o meu primeiro desenho: as portas da cidade, para a qual afluíam turistas e mais turistas (espanhóis, sobretudo):


A fotografia do desenho no local, bem como a fotografia do animado grupo, podem ver-se AQUI.

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Praia do Castelejo


Outra descoberta junto a Sagres: uma praia deslumbrante, rodeada de altas falésias e de um imenso areal quase branco. O mar estava encrespado, óptimo para o windsurf (que eu, medrosa que sou, nunca praticaria). Fica já na costa oeste, um pouco acima do Cabo de S. Vicente. No meio das ondas erguem-se rochas enormes, mesmo boas para desenhar:
 
 
Desenho do local e no local AQUI


quarta-feira, 25 de julho de 2018

Mira Douro


No alto do Morro de Gaia, este miradouro faz jus ao nome e dá-nos uma vista belíssima sobre o Porto e o Douro. Estive lá este Domingo, com um bom grupo de sketchers, no encontro posterior ao Simpósio dos USK International — o chamado "POSK Vadio", aberto e gratuito. Eu cheguei já de tarde, mas ainda a tempo de conviver, conhecer gente nova e rabiscar. Eis o meu primeiro desenho, com a Ponte da Arrábida ao fundo e eu com óculos zoom:


Fotografias do desenho e do grupo no local AQUI.