Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Challenge XIX. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Challenge XIX. Mostrar todas as mensagens

sábado, 21 de abril de 2012

Esteva


Esta é a minha pequena e simpática hamster, a Esteva.
Dediquei algumas linhas no meu blog a quem gosta de bicheza mas tem dificuldades a desenhar criaturinhas irrequietas. Espero que sirva de incentivo. :)


quinta-feira, 27 de maio de 2010

Funcho


Ao procurar bonecos na praia encontrei estes que pertenciam ao challenge XIX em que tive falta de comparência. Aqui ficam.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Callange XIX/XX


Peço desculpa este vir atrasado mas este é um desenho que mistura o desafios dos animais e o das expressões, desenhei a cucka na festa da minha irmã, a dona dela (prima do meu pai) morreu recentemente e depois de um mês a cucka ainda está constantemente com esta expressão triste e parece mais velha. A isto é que se chama amor de cão

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Challenge XIX

Faltava desenhar o gato Trigo, não vá ele ficar com ciúmes da gata Farófia.

terça-feira, 20 de abril de 2010

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Challenge XIX - gafanhoto


Este também não é um animal de estimação, mas parece-me digno do challenge.
Ontem visitou a minha janela da cozinha e corri a apanhar o primeiro lápis à vista sem sequer o afiar, com medo que o bicharoco saltasse para longe. Mas afinal ainda se demorou um bom bocado. Andou a trepar pela caixilharia e eu, contrariando-o, fí-lo subir para o meu lápis e trouxe-o para cima do meu caderno. Isto várias vezes...
Finalmente, quando eu já tinha 4 páginas A5 quase cheias, lá se decidiu a saltar para o quintal dos vizinhos. Portou-se muito bem, este meu modelo.
Hoje adicionei um pouco de cor, a partir da minha memória e de uma espreitadela a algumas imagens na net.
Devia ser um bicho velhote porque as asas já pareciam um bocado roídas e encarquilhadas.
Se algum bichólogo presente (Fuzhong! ?) souber identificar o insecto, agradeço que me indique o nome por favor. :)

domingo, 18 de abril de 2010

Challenge XIX - Bianca ... e mais 8


Estive à espera que "acontecesse" :)
Agora que já aconteceu, aqui fica a minha cadela (boxer) chamada Bianca, e os seus 8 cachorrinhos redondinhos :)




CHALLENGE XIX_O COMPANHEIRO NUM MOMENTO SERENO


Os cães são criaturas que para além de companhia são muitas vezes apoio nos momentos mais vulneráveis: amparo aos que pouco ou nada veêm; os animais descobrem farejando de longe o que lhes é familiar; detectam ruídos quando muitos humanos não conseguem escutar. Por conseguinte, não é só a postura que se vislumbra como animal que é, em especial na rua (de fechar o nosso nariz), mas o amparo dos que por natureza imperfeita mais necessita dela. São animais, mas muito dedicados e inteligentes e sofrem quando desprezados. Das práticas imperfeitas, também a responsabilidade compete aos seus proprietários (incluindo o cidadão ao nosso lado, porque o bem é de todos assim como o mal também o é). Logo, para além da obrigatoriedade do homem promover os cuidados de higiene e de conforto, seria de boa educação fazer desaparecer os "obstáculos" deixados pelos animais, deixando o espaço limpo de modo a não termos que contornar esses " obstáculos" que inadvertidamente encontramos pelo caminho.
Infelizmente, nem todos pensam do mesmo modo.

(Técnica mista)

Challenge XIX



A periquito fêmea chamada Xico.
(com um toque de challenge XVIII)

sábado, 17 de abril de 2010

Challenge XIX


Pardal de Java - um dos que por cá anda...
Hà ainda uma caturra, uma chinchila e um lagostim... mas por hoje fica só este.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Challenge XIX: Más companhias


Como lá por casa não existe nenhum amigo de quatro patas – e com duas já se vai tornando cada vez mais difícil – e não tendo nada a discordar da proposta do Challenge XIX, antes pelo contrário, ocorreu-me relembrar outros amigos de quatro patas que faz agora um ano nos traíram (ou eles ou umas farmacêuticas) impedindo-nos ou, pelo menos, qual vulcão da actualidade, atormentando-nos as viagens, recuperando assim um velho rabisco, face à actual menor disponibilidade, para não deixar de dar o meu contributo a este challenge.
CHALLENGE XIX


Uma das senhoras lá de casa; a cadela Quicas.

chalenge XIX

Os meus gatos requentados desenhados num sketchcrawl Mauritano

Challenge XIX - Kush a Tinta da China



 Aqui vai um desenho do novo membro da família como 1º post... 

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Challenge XlX


Challenge XIX -


GERALDO ROBERTO DA SILVA - Challenge XIX


Com algum atraso (perdoem-me!) trago esta contribuição pro Challenge XIX.
Não resisti quando, redescobri nas gavetas este desenho de "Adamastor". Adamastor foi uma gata que eu tive e que, durante um bom tempo, eu e minha família achamos que era macho. Descobrimos que era fêmea quando entrou no primeiro cio. Não dava mais para trocar o nome...
Ela era imponente, dominadora e temperamental como todos os gatos. Adorava ficar comigo no atelier enquanto eu trabalhava. Uma vez fiz este desenho estilizado tomando-a como modelo e havia me esquecido. Redescobrí-lo agora e o pretexto deste desafio vieram a calhar.
Um grande abraço a todos!
http://geraldorobertodasilva.blogspot.com/
http://geraldorobertodasilvaobras.blogspot.com/

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Resposta ao Challenge XIX

Têm aparecido umas aranhas saltitonas em casa... desta vez serviu de modelo :) Foi giro observá-la e sobretudo descobrir o design da origem das patas na parte da frente do corpo! :)
Desculpem o desenho é "requentado" mas não resisti a trazer o animal lá de casa aqui a passear.

Challenge XIX




Não os tenhos em casa mas gosto da sua liberdade.

Este foi quem nos recebeu junto à casa da Quinta da Regaleira e que connosco partilhou a visita ao seu interior.

Um croquis aguado feito rapidamente que ele não permitia poses.