Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta #weboficina10. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta #weboficina10. Mostrar todas as mensagens

sábado, 11 de abril de 2020

Um dos meus muitos museus que tenho em casa

Foi difícil escolher um dos meus muitos museus que tenho em casa. Decidi-me pelo museu das bolsas e bolsinhas, que compro compulsivamente... ou melhor, comprava...


sexta-feira, 10 de abril de 2020

Weboficina 10



Já há algum tempo que queria desenhar as minhas caixas e caixinhas. Foi desta! A colecção não é grande mas ainda ficaram algumas de fora.

quinta-feira, 9 de abril de 2020

terça-feira, 7 de abril de 2020

#Weboficina Musealizemo-nos!



Museu das coisas inúteis (ou não), já que nos serve de lembrança....

Museualizando (ou lá como se escreve😂)

 Pegando na proposta do Paulo J. Mendes, organizei o meu museu das 'Pequenas Grandes Coisas'. Basicamente  conjunto de objetos que eu 'venero', que fazem parte das minhas rotinas, que tem sido grandes companheiros,que me põe um bocadinho mais feliz quando olho para eles...gostei da experiência e do resultado!
Aqui fica uma espécie de 'making off' do desenho em cima,um 'desenho do desenho'.

segunda-feira, 6 de abril de 2020

Museu de plantas secas

Vou guardando plantas e sementes para ir registando no caderno e já há algum tempo que queria encher uma página com alguns deles. Agora com o fim de semana sempre em casa foi a altura certa e a proposta do Paulo Mendes encaixou mesmo bem :)


Musealizemo-nos - 10ª Weboficina - Paulo J.Mendes #Quarentena Desenhada



Museu dos objetos insignificantes

Gostei muito da proposta do Paulo Mendes. decidi partilhar convosco o meu museu de objetos insignificantes que estão "expostos" em frascos ao longo da prateleira. Estes são só alguns. Nestes frascos tenho tampas, clipes, pioneses, agrafos, pedaços de madeira, pedrinhas, molas, imans, esponjas para aguarela, caixinhas de plástico das aguarelas, pregos, rolhas etc...etc....etc.... Estes objetos insignificantes são muito úteis pois sempre que preciso de alguma coisa tenho a certeza que ela existirá nos frascos. Mas isto é um museu ou um armazém perguntarão vocês. Para mim é um museu. Gosto de colocar estes objetos em frascos de vidro e gosto da forma como  se auto organizam lá dentro, Cada frasco é um pequeno mundo.

domingo, 5 de abril de 2020

Musealizemo-nos! WebOficina #10 de Paulo J. Mendes

Curto rol de objetos que me ligam à família.


#weboficinas dia 10 - Musealizemo-nos! "Museu da Agricultura /Rural"

Este é uma amostra de alguns objectos relacionados com os trabalhos agrícolas e vivencia no mundo rural da minha zona. Estão todos numa "adega" que em tempos serviu para pisar a uva e hoje é apenas "Museu".

Museu de Viagens no Tempo

O Desafio de Paulo Mendes "Musealizemo-nos!" foi muito interessante.
Levou-me a olhar de forma diferente para algumas coisas perdidas nas minhas proximidades, optei por um tema que dava para fazer uma enciclopédia desenhada, tanto de objectos que recolho, objectos que criei e objectos que fazem parte da evolução tecnológica por onde passamos e que normalmente acabo por não me desfazer. Obrigado Paulo!


Musealizemo-nos! Museu das viagens

Museu das Viagens... As minhas viagens... Recordações...
Viajar é uma das minhas paixões. Mas "Mais importante que o destino é a viagem".






sábado, 4 de abril de 2020

Weboficina #dia10 - Musealizemo-nos! - "MUSEU DOS MEUS CORDOFONES"

Caros amigos,

Em resposta ao desafio do Paulo Mendes, musealizei os meus cordofones.

Uma excelente proposta e desafio. Outrora, diariamente presentes na minha vida, hoje em dia, os meus cordofones (devidamente guardados) estão fechados nas suas caixas.






Web Oficinas - desafio #10 - Musealizemo-nos!


        Patrícia Magalhães

Eu musealizo, tu musealizas

Bem divertida esta proposta do Paulo Mendes,  que nos pós a seleccionar o que temos em cada  casa e a relembrar as histórias por trás de cada objecto.

O meu "Museu das Coisas que se Trazem das Viagens" obrigou-me a retirar da vitrine onde se acumulam seja os testemunhos das minhas viagens em família seja o que os outros trazem como "uma pequena lembrança". E tanto tempo lá passam que que nos esquecemos quem nos ofereceu - ainda tive que telefonar para apurar uns e mesmo assim não chegou.