Menu superior
- Início
- Sobre os USkP
- Junta-te aos USkP
- Agenda dos Sketchers
- Iniciativas
- Sketchers no mundo
- Contactos
Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.
John Ruskin, intelectual inglês do século XIX
Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.
Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio
Mostrar mensagens com a etiqueta Marco António Costa. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Marco António Costa. Mostrar todas as mensagens
sábado, 7 de novembro de 2020
terça-feira, 2 de junho de 2020
sketchbook therapy
Seria pretensioso dizer que sou uma criança mas desenhar, também tem um carácter lúdico. Desenhar as minhas (nossas) crianças dá-me a possibilidade de resistir um bocadinho à obrigação de ser adulto.
segunda-feira, 13 de abril de 2020
sketchbook therapy
Aquilo que anteriormente era sentido como um espaço de desconforto, pelo facto de vermos o outro ou ser visto pelo outro, é hoje um espaço de satisfação. Nos tempos que correm, uma varanda torna-se num dos espaços mais humanos da arquitectura. É o espaço onde podemos dizer ao mundo "ainda aqui estamos". Um espaço de afirmação de existência e de demonstração de resistência. Um espaço que agora é tão privado como público, diluindo o nosso isolamento e privilegiando a socialização. Um pouco como os nossos cadernos de desenho. Saúde para todos.
sexta-feira, 6 de dezembro de 2019
sexta-feira, 29 de novembro de 2019
segunda-feira, 15 de julho de 2019
sketchbook therapy
De um caderno pouco diário, sobram poucos desenhos com alguma urbanidade. O resto da bonecada podem encontrar aqui: https://sketchbooktherapy.wordpress.com/2019/06/24/amadeo/
quarta-feira, 24 de abril de 2019
sketchbook therapy
Cara comunidade,
mais uma vez, deixo-vos 3 bonequitos do meu último caderno finalizado. Como sempre, interessa-me bastante toda e qualquer tipo de crítica vossa.
https://sketchbooktherapy.wordpress.com/2019/01/31/crok/
Em vésperas de feriado, que nunca nos falte a liberdade para desenhar (e ter tempo também faz jeito!!!).
Abraços.
sábado, 22 de dezembro de 2018
sketchbook therapy
Já fui mostrando por cá alguns desenhos deste caderno, por isso restam poucas novidades. Sem tempo para desenhar, faz-se o que se pode. Mesmo assim gostaria de ler as vossas críticas. https://sketchbooktherapy.wordpress.com/2018/11/10/studio-blanco/
Desejo de boas festas para todos.
Marco
sábado, 1 de setembro de 2018
sketchbook therapy
Pela 3º ano, o Tiago Cruz organizou o encontro "Nós e os Cadernos" em Esposende no último fim de semana do passado julho, no qual participei novamente com todo o prazer. Basicamente são quase 3 dias de comunhão do desenho por locais bastante saudáveis. Este ano em particular, a caminhada pelas azenhas a norte de Esposende, foi, pelo menos para mim, um excelente sábado. De realçar também as noites das mesas redondas onde se cria um bom ambiente de reflexão sobre o que é usar os cadernos para desenhar. Quanto aos meus desenhos, aqui ficam para vossa crítica.
sexta-feira, 24 de agosto de 2018
sketchbook therapy
1º sketchwalk à ponte D. Luis I. Um caixote do lixo na Ribeira.
2º sketchwalk à Praça dos Leões. Uma oliveira do jardim do Passeio dos Clérigos.
3º sketchwalk (especial) ao cemitério dos ingleses. Um escultura numa das campas.
4º sketchwalk à estação de S. Bento. Alguém sentado no muro exterior da entrada da estação.
Jantar dos voluntários. Um vaso pendurado na parede do restaurante.
5º sketchwalk ao passeio das virtudes. Uma gaivota.
segunda-feira, 16 de abril de 2018
sketchbook therapy
https://sketchbooktherapy.wordpress.com/2018/03/31/hummingbird-redux/
sábado, 17 de março de 2018
sketchbook therapy
Cara comunidade, aqui ficam os meus desenhitos do encontro inaugural do ciclo das localidades do Alto Minho em Caminha. Excelente iniciativa dos USK Portugal na qual o nosso grupo do norte tentará dignificar com o seu contributo criativo e logístico. Apareçam nos próximos.
sexta-feira, 12 de janeiro de 2018
sketchbook therapy
Cara comunidade, tenho tido pouco tempo para desenhar e por isso vou-me desleixando na minha contribuição ao blog. Deixo-vos então, o meu último caderno para ouvir as vossas criticas:
https://sketchbooktherapy.wordpress.com/2017/12/28/magritte/
Um bom ano para todos.
Marco
sábado, 14 de outubro de 2017
sketchbook therapy
O grupo do Norte dos USK decidiu, este ano, alargar a sua participação no (a)Riscar o Património, a várias cidades. Fiquei como anfitrião em Chaves na qual tinha sugerido o tema "Aqua Flavie" de modo a explorar a zona marginal do rio Tâmega. Aqui ficam os meus desenhos, tendo pena de ter sido o único a participante!!! Para o ano, espero ter alguém para me ajudar a deitar os foguetes :)
terça-feira, 12 de setembro de 2017
sketchbook therapy
Pelo 2º ano consecutivo, participei no evento Nós e os Cadernos, organizado pelo Tiago Cruz, no passado fim de semana de 28, 29 e 30 de Julho, em Esposende. Foi um encontro estimulante, não apenas pelos desenhos, mas também pelas conversas nas mesas redondas em torno das particularidades dos desenhos em cadernos. Da minha experiência, só me resta recomendar que não faltem para o ano :)
Por fim, deixo-vos os meus desenhintos para vossa crítica.
Subscrever:
Mensagens (Atom)




















































