Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Oeiras. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Oeiras. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 21 de março de 2022

terça-feira, 15 de junho de 2021

Jardim de Oeiras

 No Workshop da Câmara Municipal de Oeiras, organizado pelo Mário Linhares. A proposta do Mário, baseou-se no amigo Gerard Michell, em deixar os primeiros planos a branco e tudo o resto a côr.



quarta-feira, 5 de setembro de 2018

O Bugio e o Rio Tejo em Janeiro...


Não estamos em Janeiro, mas já estivemos e naquele estranho dia estiveram mais de 20 graus, em Oeiras, até o sol começar a desaparecer mar adentro lá para os lados de Cascais e ficar um frio de rachar...







sábado, 4 de agosto de 2018

Forte São Julião da Barra - Praia da Torre

Ainda com tardes agradáveis, ficou o registo deste importante Forte, que divide os concelhos de Oeiras e Cascais.

O Forte São Julião da Barra, visto do lado de Oeiras.

segunda-feira, 25 de junho de 2018

À descoberta da Fábrica da Pólvora de Barcarena, Oeiras


A Fábrica da Pólvora de Barcarena, em Oeiras, é um "mar" de descobertas. Parece que em cada visita há mais e mais sítios e detalhes para descobrir.



quarta-feira, 30 de maio de 2018

Marégrafo das Fontaínhas - Paço de Arcos

Já andava à muito tempo para o desenhar, mas, estava todo grafitado, o que me levou a esperar.
Já está limpo faz 15 dias, mas o tempo não tem colaborado, até hoje !!!

O Marégrafo das Fontaínhas.

terça-feira, 22 de maio de 2018

Paço de Arcos

Em tarde soalheira, fomos desenhar no Centro Histórico de Paço de Arcos. Desta vez nas traseiras do restaurante "Os Arcos", que dá para a Marginal. Este é um dos prédios velhos ao lado.


terça-feira, 24 de abril de 2018

Moinho em Queijas / Linda-a-Pastora

Descobrimos este moinho, já faz algum tempo, mas estavamos à espera de dia bom, pois a zona é muito ventosa e com frio ou chuva, não dá. Este moinho como outros da zona, vê-se da A5, na direção Lisboa/Cascais.


quinta-feira, 19 de abril de 2018

Praia Nova de Paço de Arcos (Paredão)

Em manhã de autêntico verão, fomos apanhar sol na esplanada da praia, e registei a paisagem.

A parede do Isaltino.

quinta-feira, 1 de março de 2018

Paço de Arcos - Zona Velha

Num domingo soalheiro, fui lanchar numa esplanada na zona velha de Paço de Arcos, e este foi o resultado.


quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Parque dos Poetas - Oeiras





Desenhar num intervalo da hora de almoço no Parque dos Poetas - João Batista da Silva Leitão de Almeida Garrett


sábado, 13 de janeiro de 2018

Caxias - Junto ao "Restaurante Mónaco"

No parque de estacionamento do antigo "Restaurante Mónaco", mais uma vez desenhei dentro do carro, pois estava frio. Desta vez não registei nem as linhas de tensão do comboio, nem postes de electricidade, nem placas de trânsito. E assim, acho que ficou muito giro.



quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Paço de Arcos - Zona velha

Sem querer ir para longe, fiquei muito perto, pois a vontade de desenhar era muita. Estes edifícios ficam na zona velha de Paço de Arcos, mesmo em frente ao Mercado e Correios, são edifícios muito antigos e sem qualquer tipo de manutenção ou melhoramentos.


quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Paço de Arcos - Praia nova

Da Esplanada da Praia nova, a vista para a Direcção de Faróis,  o Tejo com a ponte 25 de Abril, e as duas margens.


segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Feliz Aniversário Urban Sketchers!


No dia 11 de Novembro passei o dia em formação profissional sobre comunicação na cultura. Ficou toda a gente sabendo do nó que tinha no estômago por não estar na Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos (Museu da Água) celebrando 10 anos do Movimento Global dos Urban Sketchers.

Quando percebi que ia estar na Fábrica da Pólvora de Barcarena (Oeiras) neste dia especial logo decidi fazer este desenho com estrelas e estrelas cadentes da escultura que celebra o Ar, como um dos quatro elementos da matéria, porque me parece muito bem para celebrações. Este foi o local escolhido para outras celebrações com rabiscos.

Happy Birthday Urban Sketchers! =)