Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta #urbansketchersazores. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta #urbansketchersazores. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Oficinas Singulares #19 | André Duarte Baptista


À semelhança do desenhar com… esta sessão consiste numa conversa informal - em Livestream - sobre a prática do desenho.

Nesta 19ª sessão convidamos a André Duarte Baptista

 para nos falar da sua abordagem e a desafiar-nos a desenhar - no/ num local - de acordo com o seu modo de ver.

A conversa apresentada em direto no facebook e partilhada no instagram e no nosso canal de Youtube.

Usaremos esta plataforma para que, mensalmente, possamos aproximar praticantes de desenho do País e além fronteiras e partilhar o que se faz em caderno.

Ao finalizar a conversa o nosso convidado lança-nos um desafio que gostaríamos de ver resolvido por todos aqueles que gostam de desenhar em caderno e se sintam estimulados pelo desenho no local.


Instagram: @andreduartebaptista_arq

Blogue: Lugar e Forma

#oficinassingulares

#USkPAzores

#USkPortugal


quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Encontro Nacional de Urban Sketchers - São Miguel, Açores


Que fim-de-semana maravilhoso! 3 dias em São Miguel que foram emotivos, intensos e de grande satisfação. 

Foi uma belíssima organização. O grupo está de parabéns. Gostei de ver muita malta nova de caderno na mão, o gosto por desenhar e os Açores... tantos motivos para registar, desde o Oceano à paisagem... os verdes!

A equipa de voluntários foi excepcional e pronta para organizar um Simpósio (a ideia foi logo semeada). Motivos não faltam para uma boa estadia e a desenhar.

Depois de tantos elogios e aqui são poucos, deixo mais um registo:


  E tão bom desenhar em grupo. Sentia muito a falta disso.

quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Oficinas Singulares #16 | Patrícia Assunção

 


À semelhança do desenhar com… esta sessão consiste numa conversa informal - em Livestream - sobre a prática do desenho.

Nesta 16ª sessão convidamos a Patrícia Assunção para nos falar da sua abordagem e a desafiar-nos a desenhar - no/ num local - de acordo com o seu modo de ver.

A conversa apresentada em direto no facebook e partilhada no instagram e no nosso canal de Youtube.

Usaremos esta plataforma para que, mensalmente, possamos aproximar praticantes de desenho do País e além fronteiras e partilhar o que se faz em caderno.

Ao finalizar a conversa o nosso convidado lança-nos um desafio que gostaríamos de ver resolvido por todos aqueles que gostam de desenhar em caderno e se sintam estimulados pelo desenho no local.

Blogue: 

Instagram: https://www.instagram.com/misspatriland/

Flickr: https://www.flickr.com/photos/patrisketchland

FB: https://www.facebook.com/pacja1975

Blog: https://artepacja.blogspot.com/


#oficinassingulares

@josemanuelvieiralouro

#USkPAzores

#USkPortugal

sexta-feira, 3 de setembro de 2021

(a)Riscar o Património - 8ª ed.


(a)Riscar o Património/Heritage Sketching é uma iniciativa da DGPC – Direção-Geral do Património Cultural, com apoio dos Urban Sketchers Portugal, integrada nas Jornadas Europeias do Património, que decorrem todos os anos em todo o país, durante o mês de Setembro. Em 2021 cumpre-se a 8.ª edição do projeto, com o o Encontro anual - em São Miguel - agendado para dia 18 de Setembro, sob o tema Património Inclusivo e Diversificado. Este ano propomos, em parceria, com a Cresaçor, uma atividade inclusiva que nos levará à Rota das Olarias, que é um importante testemunho do património material, imaterial e edificado do concelho de Vila Franca do Campo. Esta viagem culminará numa abordagem tátil onde o barro será um recurso gráfico. Os trabalhos resultantes, farão parte da exposição itinerante a apresentar em várias cidades do país.

DIA 18 DE SETEMBRO - sábado
14:00h
OLARIAS da VILA | Roteiro:
- Olaria Mestre João da Rita (ponto de encontro)
- Forno de Louça Manuel Jacinto Carvalho
- Olaria Mestre José Batata
- Olaria Mestre António Batata

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Oficinas Singulares #15 | José Louro

À semelhança do desenhar com… esta sessão consiste numa conversa informal - em Livestream - sobre a prática do desenho.

Nesta 15ª sessão convidamos o José Louro para nos falar da sua abordagem e a desafiar-nos a desenhar - no/ num local - de acordo com o seu modo de ver.

A conversa apresentada em direto no facebook e partilhada no instagram e no nosso canal de Youtube.

Usaremos esta plataforma para que, mensalmente, possamos aproximar praticantes de desenho do País e além fronteiras e partilhar o que se faz em caderno.

Ao finalizar a conversa o nosso convidado lança-nos um desafio que gostaríamos de ver resolvido por todos aqueles que gostam de desenhar em caderno e se sintam estimulados pelo desenho no local.

Blogue: ajaneladealberti@blogspot.com

Instagram: @josemanuelvieiralouro


#oficinassingulares

@josemanuelvieiralouro

#USkPAzores

#USkPortugal


segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Oficinas Singulares #08 | Luís Ançã

Lamento as interferências de som, é provavelmente uma consequência do meu amadorismo nestas coisas tecnológicas,  não entendo o que realmente se passou. Ainda assim, quando o convidado é interessante todas os problemas se diluem. Gostei muito de conversar com o Luís Ançã e de poder partilhá-lo aqui convosco. Mesmo a acab
ar, somos desafiados a fazer coisas que nos encantem e que possam tocar os outros. Sintam-se desafiados.

«Eu faço as coisas porque me agradam, porque me encantam; faço as coisas porque acredito que elas também possam sensibilizar os outros» 

(Lagoa Henriques)