Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Desafio_52. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Desafio_52. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 1 de abril de 2015

DESAFIO 53 - Abril 2015 - "Em Abril Águas Mil"

DESAFIO 53 - Abril 2015 - "Em Abril Águas Mil"

Participem!


 
O desenho mais comentado do Desafio 52 dos USkP foi o da Manuela Rolão.
Todos os desenhos participantes no desafio de fevereiro podem ser visualizados através deste LINK.


REGRAS PARA OS DESAFIOS



1. Um desafio por mês, lançado no dia 1 do mesmo.

2. Vinte e cinco dias para participar, com a publicação de um desenho por participante (até ao dia 25 de cada mês).

3. Comentários e análise dos posts até ao final de cada mês.*

4. Os comentários do autor do post não serão tidos em conta na contagem dos mesmos.

5. O desenho mais comentado é publicado nos cabeçalhos do blog e do facebook USkP no dia 1 do mês seguinte.

6. Em caso de empate, o desenho escolhido será aquele que foi publicado mais tarde e que, por isso recebeu os comentários em menos tempo.

7. Ao publicar o desenho para o desafio, é obrigatória a colocação da respectiva etiqueta (exemplo: Desafio_53).

8. Os desenhos publicados sem etiqueta NÃO serão considerados.

9. Os DESAFIOS estão disponíveis na página criada especificamente para tal. Na barra lateral aparecerá em destaque o desafio corrente.

* A equipa que está a organizar e irá analisar os posts participantes é composta por: Alexandra Belo, Filipe Almeida, Manuela Rolão,Vitor Mingacho e pelos membros da Coordenação dos USkP.


quarta-feira, 25 de março de 2015

Em movimento


Registo do autocarro que diariamente me leva ao trabalho e dá início a mais um dia vivido na cidade de Lisboa. Sempre o mesmo autocarro mas com tantas histórias diferentes, retrata assim uma cidade em constante movimento.

terça-feira, 24 de março de 2015

Focar o desfocado

Para este desafio lembrei-me da aventura que é tentar colocar uma linha numa agulha. Como precisei de uma mão para desenhar segurei na linha com a outra mão e tentei desenhar a mão e a linha o mais próximo possível (nariz a tocar na mão). Por isso o desenho ficou um bocado arredondado.  Depois fui desenhado os planos seguintes não deixando de focar a mão. Foi uma sensação estranha tentar desenhar o que não está focado. Temos de nos focar no desfocado. Para o novelo de linha mergulhei a caneta na água e desenhei assim mesmo, direto. Isto permitiu-me desenhar linhas "desfocadas". Acho que resultaram linhas interessantes mas aviso que a caneta faleceu ali mesmo. É por isso uma técnica cara. Ou então temos de arranjar canetas mais baratas para estas experiências. Para a máquina de costura optei por humedecer o papel e desenhar com pincel grosso as formas principais que consegui distinguir. Foi um desafio interessante e voltarei a explorar esta ideia mais tarde.

Focado e desfocado inesperado



No outro dia, estava eu muito chateada dentro do carro porque as gotas de chuva no vidro não me deixavam ver o edifício que queria desenhar, quando reparei que estava perante um “focado-desfocado”! Aproveitei a oportunidade.


52º DESAFIO - Focado-Desfocado

Costumo passar por esta estufa em Monsanto e achei que dava um bom tema para este desafio Focado-Desfocado - árvores focadas à frente da estufa e as árvores desfocadas por trás das paredes translucidas da estufa.
É a minha estreia por estas bandas...

segunda-feira, 23 de março de 2015

De olhos postos no horizonte ...

     Eram os meus olhos que viam já a Primavera ... ainda desfocada ...
     Era um dia de sol e alegria, focadíssimo na amizade...
     Era uma ponte e um forte tão longe do olhar ...
     Era uma senhora focada no mar ...
     É o meu contributo para mais um desafio ... nesta busca de luz que é o desenho!

Desafio 52 Focado/Desfocado


Este desenho podia-se explicar da seguinte forma: A visão desfocada do 2º plano deve-se ao consumo excessivo das substâncias representadas, focadas em 1º plano...  Não foi o meu caso porque eu não abusei... ;)

Desafio 52 -Focado -Desfocado

...neste desafio lembrei o velho retroprojetor e a necessidade de ajuste manual para a projeção ficar devidamente focada...
...era (e ainda é ) um aparelho útil e divertido... 

sexta-feira, 20 de março de 2015

Focado Desfocado

Depois do meu primeiro trabalho de colar no desenho, que eu achei que não tinha qualidade, voltei ao jardim das Amoreiras, para observar melhor, e saiu-me este focado desfocado...

sexta-feira, 13 de março de 2015

MUITO focado - MUITO desfocado

Estava eu
muito bem disposta
num dia lindo com muito sol
com os sketchers do Norte na rua de Santa Catarina no Porto,
a beber um café muito bem sentada numa esplanada
a ver tudo muito bem definidinho
quando de repente entre dois olhares
 rua - desenho - .....
a rua se enche com muito fumo
e ....tudo ficou muito desfocado!!!

foi mesmo entre dois olhares a principio nem me apercebi o que se estava a passar e a solução que entretanto me surgiu para resolver o que de repente ficou muito desfocado aqui está.  

focado - desfocado

Deixo aqui este registo feito perto de casa para o desafio proposto. É um registo em que exploro as fronteiras entre o figurativo e o abstracto. Parece-me interessante numa relação com o focado-desfocado…

Fão, Portugal, 06.03.2015

Hora de ponta no metro

À hora de ponta no metro, o difícil mesmo é conseguir focar alguém. Com tanto entra e sai e gente a acotovelar-se, procurei um dos cantos que, ainda assim, estava mais despovoado, e fiz a minha brushpen deslizar pelo papel o mais rápido que conseguia. Depois foi aplicar o pastel seco, que é porreiro para conseguir um aspecto desfocado, deixando apenas a impressão do que se passa. Assim, aqui fica a minha contribuição para o desafio 52.


quinta-feira, 12 de março de 2015

Desafio: as vantagens de ser míope


Desenhei sem óculos a prateleira de rádios, relógios e outras antiguidades familiares a 3 metros de distância e a mão que desenha a 25 cm. Vantagens de ser míope: desfocado ao longe, focado ao perto.

FOCADO .... DESFOCADO

... de Marrocos veio no meu caderno este copo de chá.
Para quem já bebeu um chá em Marrocos esta imagem terá um sabor e um cheiro muito especial .... o focado do guardanapo de papel para se conseguir agarrar no copo que vem literalmente a ferver contrasta com as folhas de hortelã frescas e desfocadas que dão aquele saborzinho bom!
Quando forem visitar a ' tia a Marrocos ' não percam :  ....... um Thé de erva buena!  

quarta-feira, 11 de março de 2015

Profundidade de campo

Neste desenho da Praia da Ursa, que aproveito para o desafio 52, o que está "em foco" é o acesso Norte. Tudo o que está mais para além vai perdendo pormenor e ganhando azulado da perspetiva atmosférica. O primeiro plano é só contorno e não tem cor.

terça-feira, 10 de março de 2015

Excisão

Uma excisãozita na hora de almoço, enquanto o Pedro Alves fazia mais um desenho do Saldanha.
Umas horas valentes depois, e ainda não vejo bem. Desfocado e amassado, portanto.
E Deus me livre de este desenho acabar no cabeçalho do nosso blog...


FOCADO-DESFOCADO_Desafio 52

Hoje, enquanto preenchia um «espaço vazio» no meu horário, vagueando - em pensamento e olhar - à procura de uma resposta para este desafio que me remeteu, de imediato, para o «OUT OF FOCUS» onde Woody Allen faz um registo metafórico inquietante...

Tenho o privilégio de trabalhar numa escola que se situa num antigo palácio: o Palácio da Fonte Bela. É um edifício romântico e que, além de muitos outros espaços, integra um jardim da mesma época. Pela janela, do gabinete do meu grupo disciplinar, avistam-se duas palmeiras que ultrapassam, em muito, o pé direito da sala. 
Fiquei à espera de uma «boa nova» trazida por algum pisco de papinho ruivo que eventualmente por ali passasse. Apercebi-me que, de tantos vidros, apenas um bloqueava a minha procura. Roubada foi a nitidez do vislumbre e aquele vidro fosco passou a destacar-se no janelão!

(Pilot G-TEC-C4, grafite, posca branca e aguarela)                                                                                                                    | «in situ» |

segunda-feira, 9 de março de 2015

FOCADO-DESFOCADO (ou O DESAFIO depois dos 50)

Quando li o tema deste desafio só me lembrei duma coisa: os meus óculos e as saudades que tenho de não precisar deles!!!