Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Encontro 28. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Encontro 28. Mostrar todas as mensagens

domingo, 12 de novembro de 2017

10º aniversário dos USK. | Açores

Desenhar a tinta da China com (IV) Francisco Cogumbreiro correspondeu ao nosso 28º Encontro e teve lugar no Jardim Botânico José do Canto com o Francisco a orientar. Trouxe-nos tinta da China em pedra e pedras de tinta (tinteiros) que são uma ferramenta importante na caligrafia e pintura chinesas. São objetos que facilitam a moagem e contenção da tinta. Entretanto andámos a «catar» sementes e cascas no jardim e desenhámo-las em maior dimensão.                                                Fizemos algumas experiências, descomprometidas, com grafite e a tinta, eu gostei muito, foi divertido e motivador e um belo exemplo de partilha (como se pode ver aqui), de materiais e utensílios e de saber, que ainda näo retribuimos, mas ficámos de oferecer um desenho à Fundação por nos ter facilitado a entrada e possibilitado uma manhã tão agradável. 

Uma vez mais, "São Pedro fez o favor de fechar a comporta» mesmo à hora marcada para o evento, permitindo que comemorassemos desta forma o 10º aniversário dos USK.


(Tinta da China e grafiter)                                                         mais desenhos aqui   :«in situ

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Tomar

Ainda do encontro em Tomar, o contributo de Tânia Pereira.

Praça do Município, Tomar

Centro histórico de Tomar

Pátio interior - Convento de Cristo

Átrium de entrada - Convento de Cristo

Convento de Cristo - Tomar

sábado, 7 de julho de 2012

Tomar

E os deliciosos "beija-me depressa" numa caixa maravilhosa!

Tomar - Convento de Cristo

Vista para o Coro

Vistas gerais exteriores



Sala interior



Janela da sala do capítulo, Diogo de Arruda, 1510-1513

Claustro Principal- Claustro dos Filipes, Diogo de Torralva,1562


Não foi neste encontro 28, mas em dias bem passados e já em 2007, em que me desloquei a Tomar com o intuito de desenhar o Convento de Cristo. Ficamos 5 numa pousada bem no centro da rua principal. Fiquei fascinadissíma por este convento, sendo para mim uma das obras religiosas em Portugal mais fantásticas de sempre. Já conhecia Tomar das histórias do meu pai quando esteve no hospital militar enquanto fazia a tropa. Voltei a Tomar aonde assisti à festa dos Tabuleiros bem na praça central. Não desenhei este evento, mas tenho boas recordações de uma das mais belas e simpáticas terras que conheço e recomendo!

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Tomar

Dois dos desenhos que fiz de manhã, no Convento de Cristo, e dois dos que fiz à tarde no centro de Tomar. O Convento de Cristo é uma espécie de "prova de fogo" para quem pensa que sabe desenhar.