Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Desafio_58. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Desafio_58. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

A noite luminosa de Lisboa




Há alguns dias o festival de Fado Caixa Alfama acolheu o Fado em todo o bairro de Alfama. Nos dois dias do festival a noite acabava num palco junto ao rio.
Este desenho foi feito durante o espectáculo de Marco Rodrigues. Mais tarde adensei o negro em alguns pontos do desenho para que a noite ficasse mais intensa, mas praticamente tudo o mais ficou na expressão do momento. 
Eu estava numa das bancadas, a uma certa distância, onde, durante o espectáculo, não chegavam as luzes do recinto nem dos projectores que iluminam o palco. Por isso o desenho foi feito praticamente às escuras. Apenas em um ou outro momento havia um projector que fazia a luz incidir na audiência durante alguns segundos, que me permitiam manter as referências visuais do desenho e ir verificando o que acabara de desenhar, mas a maior parte do tempo tinha apenas uma vaga noção do que estava a fazer. Curiosamente a pouca visão do que fazia despertou em mim o uso dos outros sentidos. Senti que todo o meu corpo participava no desenho, os outros sentidos vieram em auxílio da percepção, e o desenho foi resultando da interessante relação que o corpo tem com o espaço, muito para além da visão.
Afinal, talvez seja isso que é a visão, a nossa capacidade interior de iluminar o que vemos a partir de um canto profundo da alma. Como o Fado.

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

domingo, 20 de setembro de 2015

A NOITE_DESAFIO 58

Era uma vez um menino....
Uma história que ocorreu neste mês de Set15. O menino já não se encontra nesse local e ali, logo de seguida, o firmamento encheu-se de estrelas cintilantes; o céu, a terra e o mar encontraram-se banhados pelo  luar. Inúmeras velas passaram a iluminar o percurso das noites escuras bem como o destino de muitos outros meninos que ainda hoje fogem da guerra.

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

luares de agosto





A NOITE e o DESAFIO_58

Desenhar a noite as vezes significa...

DESENHAR PARA NAO ADORMECER!

Quando sao 20:30 e estamos num festival super fixe mas preferíamos estar na caminha enroscados nos lençóis...
Sera sinal de que estou a ficar velha?

(peço desculpa pelos erros, culpem o teclado sueco)


A noite. Desafio_58

Foi numa noite em que fui ao Desenho Cru e cheguei antes da hora. O casario da Mouraria na penumbra, o Castelo de S.Jorge iluminado e algumas poucas pessoas a passarem no Martim Moniz foi o pretexto ideal para passar o tempo.


domingo, 13 de setembro de 2015

As noites são sempre diferentes no Lumina Cascais
Mais bonecos do Lumina aqui.

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

A Noite


  Há quem diga que a noite é negra e os sonhos não têm cores. Passem, pelo menos, uma noite em Aveiro, vejam os moliceiros, ou a Arte Nova em todo o seu esplendor. E depois digam-me se a noite é negra...

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

As noites de um novo início

Depois das férias, começa um novo ano lectivo para a educadora Nini. Voltar a entrar no ritmo depois das férias nunca é fácil, sobretudo nestes primeiros dias. Assim, as noites da Nini começam ainda mais cedo nestes primeiros dias. Gosto de a desenhar a dormir, não só porque facilita o desenhar, mas porque me lembra uma frase do Pessoa pelo Bernardo Soares, no Livro do Desassossego, "Tudo o que dorme é criança de novo".


terça-feira, 1 de setembro de 2015

DESAFIO USkP 58 - Setembro 2015 - A Noite | Novas Regras!


DESAFIO USkP 58 - Setembro 2015 - A Noite

Participem!



O desenho mais comentado do Desafio 57 dos USkP foi o de Pedro Alves. Todos os desenhos participantes neste desafio anterior podem ser visualizados através deste LINK.


ATENÇÃO!
NOVAS REGRAS PARA OS DESAFIOS



1. Um desafio por mês, lançado no dia 1 do mesmo.
2. Vinte e cinco dias para participar, com a publicação de um desenho por participante (até ao dia 25 de cada mês).
3. Comentários e análise dos posts até ao final de cada mês.*
4. Os comentários do autor do post não serão tidos em conta na contagem dos mesmos.
5. O desenho mais comentado é publicado nos cabeçalhos do blog e do facebook USkP no dia 1 do mês seguinte.
6. Em caso de empate, o desenho escolhido será aquele que foi publicado mais tarde e que, por isso recebeu os comentários em menos tempo.
7. Ao publicar o desenho para o desafio, é obrigatória a colocação da respectiva etiqueta (exemplo: Desafio_58).
8. Os desenhos publicados sem etiqueta NÃO serão considerados.
9. Os DESAFIOS estão disponíveis na página criada especificamente para tal. Na barra lateral aparecerá em destaque o desafio corrente.

ADENDA


10. Apenas será contabilizado um comentário por pessoa.
11. Não serão validados comentários de anónimos.
12. Ao incluir a etiqueta do Desafio o Autor autoriza a colocação do mesmo no flag do blog dos USkP.
13. Os desenhos válidos para o Desafio devem cumprir o Manifesto dos USk.
14. A Equipa dos Desafios* tem o poder de decisão tem o poder de decisão em qualquer questão não prevista no regulamento.


* A equipa que está a organizar e irá analisar os posts participantes é composta por: Alexandra Belo, Filipe Almeida, Manuela Rolão,Vitor Mingacho e pelos membros da Coordenação dos USkP.