Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Filipe Almeida. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Filipe Almeida. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Encontro USkP - Telheiro de São Vicente

Foi bom voltar a participar num encontro e rever caras conhecidas.
Estava curioso para conhecer o local do encontro, depois de certamente já lhe ter passado ao lado centenas de vezes sem nunca o ter descoberto.



 

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Campo de Santa Clara


Era cedo e estava frio, mas apetecia-me mesmo muito ir desenhar e lá saí à rua. As ruas estavam quase desertas e escolhi um sitio onde pudesse estar ao sol para me ir aquecendo. A certa altura pareceu que tinham apagado as luzes...um enorme banco de nevoeiro cobriu primeiro o sol e, pouco tempo depois, o resto da cidade. De qualquer forma achei que o desenho ficava melhor com as sombras projectadas e foi assim que o pintei.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Centro Champalimaud


 Há muito tempo que não desenhava junto ao Centro Champalimaud em Belém. A quantidade de desenhos que tenho nesta zona já anda com certeza nos 2 dígitos, mas parece que ainda há muitos ângulos para enquadrar. E não tarda nada estará também disponível o edifício gémeo que estão a construir mesmo ao lado...

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Jardim dos Montes Claros - Monsanto


 Ultimamente tenho desenhado bastante no jardim dos Montes Claros, em Monsanto, mas as cores de outono ainda não apareceram.

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Barreiro


 Este ano um amigo decidiu festejar o aniversário com uma visita ao Barreiro e eu aproveitei para desenhar qualquer coisita.

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Poço do Bispo


 No Poço do Bispo existem edifícios bem bonitos, mas cheios de detalhes. Como não tinha muito tempo foi mais fácil fazer uma rabiscada no jardim e apenas deixar um dos edifícios a espreitar.

segunda-feira, 27 de setembro de 2021

(A)Riscar o património - Évora, Malagueira

Dia de (A) Riscar o património é dia de viagem a Évora. Tem sido assim a minha tradição e este ano não foi excepção. O encontro deste ano foi dedicado ao bairro da Malagueira.



 

domingo, 19 de setembro de 2021

Castelo de Vide


 

Já tinha estado em Castelo de Vide quando ainda não desenhava na rua. Regressei lá agora e só fiz 1 desenho. Soube a pouco... há cantos, recantos, escadas, ruelas, telhados e vistas para muito mais.

sábado, 11 de setembro de 2021

Ajuda


 

Já por diversas vezes estacionei aqui, junto às universidades no alto da Ajuda, para ir para a mata de Monsanto, e por diversas vezes olhei para esta vista e dizia que um dia tinha que a desenhar. Até que esse dia chegou.

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Arrábida


 Sentado na areia da praia há sempre mais tempo e por isso pensei em fazer um desenho um pouco mais cuidado e preciso. Comecei pela parte da praia e da estrada a desenhar devagarinho. A ideia era prolongar o método também para a vegetação da encosta, mas quando lá cheguei já tinha perdido a paciência. Deixei essa zona praticamente sem traço e resolvi-a só com aguarela. Talvez até tenha sido melhor assim ("less is more").

terça-feira, 20 de julho de 2021

Sem cor


Aos poucos tenho andado a relembrar como era deixar os desenhos a preto e branco, depois de andar um período completamente viciado na cor.

sexta-feira, 9 de julho de 2021

Forte de S. Filipe


 Fui experimentar um percurso pedestre que passa junto ao forte de S. Filipe em Setúbal. Não entrei, porque já lá estive várias vezes e não me queria atrasar muito no percurso, mas não resisti a desenhá-lo pelo exterior.

sábado, 19 de junho de 2021

Évora


Finalmente regressei a Évora no mês passado depois de um período de afastamento (demasiado) grande. E é claro que aproveitei para desenhar (bastante).

segunda-feira, 24 de maio de 2021

Aldeia de xisto - Gondramaz


 Longe da cidade (e do seu regressado reboliço) passei uns dias na Lousã, onde voltei a desenhar casas e telhados depois de muitos desenhos só de natureza.

sexta-feira, 14 de maio de 2021

Tapada da Ajuda


 Foi através dos Urban Sketchers que descobri a Tapada da Ajuda há alguns anos atrás, mas só agora fiquei a conhecê-la em toda a sua área e desde então tornou-se um local favorito para passear (e desenhar claro).

terça-feira, 4 de maio de 2021

Belém


 Já perdi a conta das vezes que desenhei nesta zona, mas apesar disso há ainda muitos enquadramentos por descobrir.

terça-feira, 13 de abril de 2021

sábado, 3 de abril de 2021

Mais Monsanto


 Quando os campos de basquetebol não estão a ser usados, esta zona de Monsanto ganha uma calma especial, que tenho visitado especialmente logo pelo inicio da manhã. A luz do sol ainda está baixinha e as sombras projectadas são espectaculares.