Menu superior
- Início
- Sobre os USkP
- Junta-te aos USkP
- Agenda dos Sketchers
- Iniciativas
- Sketchers no mundo
- Contactos
Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.
John Ruskin, intelectual inglês do século XIX
Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.
Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio
terça-feira, 22 de fevereiro de 2022
Encontro USkP - Telheiro de São Vicente
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022
terça-feira, 1 de fevereiro de 2022
Campo de Santa Clara
Era cedo e estava frio, mas apetecia-me mesmo muito ir desenhar e lá saí à rua. As ruas estavam quase desertas e escolhi um sitio onde pudesse estar ao sol para me ir aquecendo. A certa altura pareceu que tinham apagado as luzes...um enorme banco de nevoeiro cobriu primeiro o sol e, pouco tempo depois, o resto da cidade. De qualquer forma achei que o desenho ficava melhor com as sombras projectadas e foi assim que o pintei.
sexta-feira, 3 de dezembro de 2021
Centro Champalimaud
Há muito tempo que não desenhava junto ao Centro Champalimaud em Belém. A quantidade de desenhos que tenho nesta zona já anda com certeza nos 2 dígitos, mas parece que ainda há muitos ângulos para enquadrar. E não tarda nada estará também disponível o edifício gémeo que estão a construir mesmo ao lado...
quinta-feira, 18 de novembro de 2021
Jardim dos Montes Claros - Monsanto
Ultimamente tenho desenhado bastante no jardim dos Montes Claros, em Monsanto, mas as cores de outono ainda não apareceram.
segunda-feira, 8 de novembro de 2021
Barreiro
Este ano um amigo decidiu festejar o aniversário com uma visita ao Barreiro e eu aproveitei para desenhar qualquer coisita.
quarta-feira, 27 de outubro de 2021
sexta-feira, 8 de outubro de 2021
Poço do Bispo
No Poço do Bispo existem edifícios bem bonitos, mas cheios de detalhes. Como não tinha muito tempo foi mais fácil fazer uma rabiscada no jardim e apenas deixar um dos edifícios a espreitar.
segunda-feira, 27 de setembro de 2021
(A)Riscar o património - Évora, Malagueira
domingo, 19 de setembro de 2021
Castelo de Vide
Já tinha estado em Castelo de Vide quando ainda não desenhava na rua. Regressei lá agora e só fiz 1 desenho. Soube a pouco... há cantos, recantos, escadas, ruelas, telhados e vistas para muito mais.
sábado, 11 de setembro de 2021
Ajuda
Já por diversas vezes estacionei aqui, junto às universidades no alto da Ajuda, para ir para a mata de Monsanto, e por diversas vezes olhei para esta vista e dizia que um dia tinha que a desenhar. Até que esse dia chegou.
quarta-feira, 11 de agosto de 2021
Arrábida
Sentado na areia da praia há sempre mais tempo e por isso pensei em fazer um desenho um pouco mais cuidado e preciso. Comecei pela parte da praia e da estrada a desenhar devagarinho. A ideia era prolongar o método também para a vegetação da encosta, mas quando lá cheguei já tinha perdido a paciência. Deixei essa zona praticamente sem traço e resolvi-a só com aguarela. Talvez até tenha sido melhor assim ("less is more").
terça-feira, 20 de julho de 2021
Sem cor
Aos poucos tenho andado a relembrar como era deixar os desenhos a preto e branco, depois de andar um período completamente viciado na cor.
sexta-feira, 9 de julho de 2021
Forte de S. Filipe
Fui experimentar um percurso pedestre que passa junto ao forte de S. Filipe em Setúbal. Não entrei, porque já lá estive várias vezes e não me queria atrasar muito no percurso, mas não resisti a desenhá-lo pelo exterior.
sábado, 19 de junho de 2021
Évora
Finalmente regressei a Évora no mês passado depois de um período de afastamento (demasiado) grande. E é claro que aproveitei para desenhar (bastante).
segunda-feira, 24 de maio de 2021
Aldeia de xisto - Gondramaz
Longe da cidade (e do seu regressado reboliço) passei uns dias na Lousã, onde voltei a desenhar casas e telhados depois de muitos desenhos só de natureza.
sexta-feira, 14 de maio de 2021
Tapada da Ajuda
Foi através dos Urban Sketchers que descobri a Tapada da Ajuda há alguns anos atrás, mas só agora fiquei a conhecê-la em toda a sua área e desde então tornou-se um local favorito para passear (e desenhar claro).
terça-feira, 4 de maio de 2021
Belém
Já perdi a conta das vezes que desenhei nesta zona, mas apesar disso há ainda muitos enquadramentos por descobrir.
terça-feira, 13 de abril de 2021
sábado, 3 de abril de 2021
Mais Monsanto
Quando os campos de basquetebol não estão a ser usados, esta zona de Monsanto ganha uma calma especial, que tenho visitado especialmente logo pelo inicio da manhã. A luz do sol ainda está baixinha e as sombras projectadas são espectaculares.

















