Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta #weboficina24. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta #weboficina24. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 29 de abril de 2020

A ideia é lembrar uma caixa

desafio da Rita Catita

Fermento Andy Warhol

A proposta da Rita foi muito interessante. Mas eu sou suspeito. Gosto muito de Andy Warhol e gosto muito de desenhar estas coisas. Mas hoje decidi pintar com guache aplicando primeiro a mancha direta e depois pintando por camadas até chegar ao detalhe. No fundo tentei reproduzir a técnica da serigrafia que Warhol adorava. Procurei várias embalagens mas concluí que a embalagem do fermento em Pó era a ideal para este desafio. Primeiro porque esta é particularmente graficogénica. Depois porque é uma embalagem que habitualmente está perdida no fundo do armário mas com a quarentena passou a ser utilizada quase todos os dias. Cá em casa as meninas passaram a fazer bolos e bolachas quase diariamente. É a atividade favorita da quarentena. Eu sou só o provador e gosto muito deste meu papel.

terça-feira, 28 de abril de 2020

Weboficina 24 - Somos todos Warhol


Eu, a desenhar, tal como Warhol, “coisas" que vejo nas despensas todos os dias e que todas as pessoas conhecem…

À la Warhol tuga

Não temos latas de sopa de tomate mas temos latas de... atum.


O Warhol que me perdoe

Já que Andy warhol ficou conhecido por também ter explorado algumas técnicas de reprodução de imagem, com incidência na serigrafia, tentei vestir-lhe a pele respondendo ao desafio com uma monotipia improvisada. Selecionei duas latas de conserva da Corretora (não há casa que as não tenha) e um frasco de Geleia de Vinho de Cheiro que a marca Açores nos proporciona e que faz parte da minha despensa.  Aconselho vivamente a sua degustação. 
À falta das tintas adequadas, utilizei o que aqui tinha em casa... et voilá a borratada obtida.

Somos todos Warhol


segunda-feira, 27 de abril de 2020

O nectar dos deuses...


Todos somos Warhol


Weboficina 24 | Somos todos Warhol



Em 1962 Andy Warhol apresentou, em Los Angeles, 32 quadros representando cada uma das variedades de sopa em lata comercializadas pela Campbell. Não consta que que Andy tivesse sido um Urban Sketcher, no entanto, a observação de um objecto banal e quotidiano despertou a vontade de desenvolver uma ideia, de pôr em evidencia uma peça que communente se encontrava despercebida entre tantas outras. Existem várias histórias que explicam o que terá levado Warhol a pintar as latas de sopa. Uma delas refere Muriel Latow, uma jovem galerista de Manhattan que lhe terá dito para pintar “alguma coisa que vemos todos os dias e alguma coisa que todas as pessoas reconheceriam”. Tavez a história mais verosímel é que Warhol pintou as latas de sopa porque esse era o seu almoço todos os dias...
Qual a nossa relação com com as embalagens que temos em casa? Seremos nós capazes de olhar para elas de forma diferente e dar-lhes um destaque especial no nosso caderno?

O desafio que proponho:

Escolher uma ou mais embalagens, desenhar e associar um texto que possa contar a história da vossa relação com aquela marca, embalagem ou produto.

Quem sabe se não estaremos perante o nascimento de algum Urban Sketcher Influencer? Já viram o que seria receberem em vossas casas umas latinhas de Atum Catita?