Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Nápoles. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Nápoles. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 9 de setembro de 2021

"Sete obras de misericórdia" do Caravaggio

A Igreja Pio Monte della Misericórdia guarda uma das obras mais espectaculares do Caravaggio, que a olho nú teria muitas dificuldades em analisar! Foi com uma verdadeira mestria que o pintor reuniu as "Sete obras de misericórdia" numa única tela:

    1. dar de comer a quem tem fome
    2. dar de beber a quem tem sede
    3. vestir os nús
    4. visitar os prisioneiros
    5. dar pousada aos peregrinos
    6. visitar e atender os doentes
    7. enterrar os mortos

Embora a igreja tivesse mais obras de pintura expostas, maioritariamente feitas por seguidores do Caravaggio, nós ficámo-nos por aqui, entre o observar, apreciar e compreender o quadro. Foram cerca de 45 minutos partilhados com o Matias, de frente para a obra-mestre, onde a arte e a religião se cruzam num estilo único e inconfundível!

sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Castel Saint' Elmo e Simo Capecchi

Subimos o monte no funicular. Foi uma viagem rápida, onde pouco se pôde apreciar a cidade. Mas chegando ao Castel Saint' Elmo, a paisagem é de 360º: a cidade estende-se no seu leito, com o Vesúvio impondo-se à sua frente, enquanto o Mediterrâneo se derrete timidamente aos seus pés e a ilha de Capri se esconde por de trás das suas muralhas. 


No final da tarde descemos para a cidade, atravessando uma escadaria infinita que chegava à casa da Simo Capecchi! Ao longo da descida espreitávamos as vistas por entre as pequenas casas à beira das escadas. Por causa do calor, os moradores permaneciam no seu interior. Só os turistas se aventuravam a subir ou descer as escadarias debaixo de um calor infernal!

Conhecemos a Simo no Simpósio Internacional USK 2001, em Lisboa. Era instrutora, em parceria com o Cláudio Patanè, também italiano. Sempre discreta. Apenas os seus cabelos grisalhos chamavam a atenção sobre si! Mestre em desenhos verticais e dona de uma linha simples que conta histórias sobre as ruelas napolitanas, onde os turistas dificilmente chegam.

Cruzámo-nos em outros simpósios. Conheci o seu filho Marcello no Simpósio do Porto, em 2018. Era "mais pequeno" do que agora, já com 18 anos e prestes a ir para a Suécia estudar durante 3 anos!

A vida é cheia de surpresas e de maravilhas inesperadas!

terça-feira, 17 de agosto de 2021

Nápoles

Finalmente nos foi permitido viajar de avião!

Nápoles, um destino tantas vezes adiado!

Poderia indicar muitos sítios porreiros para serem visitados e desenhados, mas deixo-vos aqui desenhos feitos no meu spot favorito da cidade: o terraço da casa da Simo Capecchi! Que vista incrível para a cidade!

Voltámos várias vezes a este terraço, o que nos permitiu desenhar, conversar, partilhar ideias, jantar, descansar, ler e cantar. Sempre com temperaturas acima dos 30 graus! Um paraíso: calor, telhados, desenhos, família, amigos e ideias!