Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Castel Saint' Elmo e Simo Capecchi

Subimos o monte no funicular. Foi uma viagem rápida, onde pouco se pôde apreciar a cidade. Mas chegando ao Castel Saint' Elmo, a paisagem é de 360º: a cidade estende-se no seu leito, com o Vesúvio impondo-se à sua frente, enquanto o Mediterrâneo se derrete timidamente aos seus pés e a ilha de Capri se esconde por de trás das suas muralhas. 


No final da tarde descemos para a cidade, atravessando uma escadaria infinita que chegava à casa da Simo Capecchi! Ao longo da descida espreitávamos as vistas por entre as pequenas casas à beira das escadas. Por causa do calor, os moradores permaneciam no seu interior. Só os turistas se aventuravam a subir ou descer as escadarias debaixo de um calor infernal!

Conhecemos a Simo no Simpósio Internacional USK 2001, em Lisboa. Era instrutora, em parceria com o Cláudio Patanè, também italiano. Sempre discreta. Apenas os seus cabelos grisalhos chamavam a atenção sobre si! Mestre em desenhos verticais e dona de uma linha simples que conta histórias sobre as ruelas napolitanas, onde os turistas dificilmente chegam.

Cruzámo-nos em outros simpósios. Conheci o seu filho Marcello no Simpósio do Porto, em 2018. Era "mais pequeno" do que agora, já com 18 anos e prestes a ir para a Suécia estudar durante 3 anos!

A vida é cheia de surpresas e de maravilhas inesperadas!

1 comentário:

Isabel Alegria disse...

Ver o teu desenho depois de tanto ter sonhado com esse lugar, tem algo de mágico. Gosto muito de como criaste essa distância até ao monte Vesúvio.