Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Manuela Rolão. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Manuela Rolão. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 5 de maio de 2021

Oficinas Singulares #11 | Manuela Rosa


À semelhança do desenhar com… esta sessão consiste numa conversa informal - em Livestream - sobre a prática do desenho.

Nesta 10ª sessão convidamos a Manuela Rosa para nos falar da sua abordagem e a desafiar-nos a desenhar - no/ num local - de acordo com o seu modo de ver. A conversa será apresentada em direto no facebook e partilhada no instagram e no nosso canal de Youtube.

Ao finalizar a conversa a nossa convidada lança-nos um desafio que gostaríamos de ver resolvido por todos aqueles que gostam de desenhar em caderno e que se sintam estimulados pelo desenho no local.

Usaremos esta estratégia para que, mensalmente, possamos aproximar praticantes de desenho do País e além fronteiras e para partilhar o que se faz em caderno.

http://oquecabenomeuolhar.blogspot.com/
https://www.instagram.com/manuela.r.desenho/

sábado, 17 de abril de 2021

Convidámo-nos!

Que bom desenhar juntos, ao vivo, nos bonitos lugares de Portugal!

Nas praias de Sesimbra, da Foz e do Rio de Prata,  éramos 3, entusiasmadas pelo lindo dia de sol e calor.

Eis alguns momentos e desenhos!

Viva o urban sketching!








sábado, 6 de fevereiro de 2021

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Desenhar juntas em videochamada


 É uma prática que umas amigas sketchers e eu - professoras - andamos a realizar desde que nos impuseram umas férias forçadas. Luta-se contra  a solidão/ isolamento, conversa-se, ri-se e desenha-se! Faz-nos bem!

sábado, 30 de janeiro de 2021

Desafio 3

Indumentária de confinamento - mas só ao fim do dia...

Pijama, robe, pantufas...

Um desafio... confortável!


sábado, 23 de janeiro de 2021

Descoberta verde caseira

 Nada difícil encontrar "verdes" em casa.

Gostei muito do desafio! Um dos meus temas favoritos, como alguns sabem... :)



domingo, 19 de julho de 2020

Lisboa capital verde europeia 2020 - encontro no Vale de Alcântara

Decorreu hoje mais um encontro no âmbito deste projeto com a CML.

 A ciclovia que passa por debaixo do Aqueduto das Águas Livres seguirá em breve até Alcântara, passando pelo Parque da Bela Flor.

A proposta que fiz aos participantes foi desenhar o que se via através de um dos arcos do Aqueduto e o registo da paisagem sonora através das onomatopeias possíveis.  De facto, os sons acontecem ao longo de qualquer desenho ali realizado: cigarras, aviões, comboio, carros, pessoas...
Os resultados foram fantásticos!

Obrigada a todos os que desenharam comigo hoje e parabéns pelos registos!

Obrigada aos Urban Sketchers Portugal pela oportunidade, em particular, ao Eduardo Salavisa que acompanhou de forma incansável a preparação deste encontro e formalizou o convite para que eu participasse neste evento.

Obrigada à Teresa Ruivo que foi o meu braço direito e o do Eduardo nestes dias.

E ainda... ao Rui Simão, técnico da CML, que também esteve na retaguarda com os seus conhecimentos do local e do projeto Lisboa Verde 2020.







quinta-feira, 16 de julho de 2020

Lisboa capital verde Europeia - encontro no domingo

Sentadinha à sombra de uma tipuana (de que desenhei o fruto caído no chão), no parque de estacionamento da estação de Campolide, observei o belíssimo aqueduto da Águas Livres e a sua envolvência verde. Selecionei com um olhar rápido o que queria desenhar. Uma águia rondava os céus em pleno arco do aqueduto. 

No domingo, às 10h30, vamos desenhar juntos no vale de Alcântara?
O ponto de encontro é ali, na ciclovia que passa por baixo do arco.
Mais e melhores informações aqui




segunda-feira, 13 de julho de 2020

Encontro no Vale de Alcântara (com demonstração de Manuela Rolão)

No âmbito da Lisboa Capital Europeia Verde 2020 irá realizar-se mais um encontro para desenhar com uma demonstração da Manuela Rolão (filmada com câmara fixa) no dia 19 de Julho às 10h30 (atenção que é uma hora diferente do que estava anunciado) até às 13h no Vale de Alcântara (próximo da avenida de Ceuta, perto do Aqueduto das Águas Livres – ver mapa em baixo com local de encontro).

O encontro não necessita de inscrição. Trazer máscara e manter as distâncias entre os participantes. Aconselhamos o uso de chapéu.

Os desenhos resultantes destes encontros e oficinas darão conteúdo a um livro e a uma exposição. Para isso pedimos que nos vão enviando digitalizações (a 300 dpis) para o email uskp.actividades@gmail.com

Apareçam (atenção à hora: 10h30)

Desenho de Manuela Rolão




Praia

Já desenhei nesta praia muitas vezes.
Mas a atmosfera é sempre diferente e a Serra de Sintra muito contribui para essa ambiência...
Um desenho do fim de semana e um de há 4 anos.


segunda-feira, 22 de junho de 2020

Verão

Desenho rápido durante um jantar de frente para o mar, celebrando a chegada do Verão com um pôr-do-sol maravilhoso mas difícil de captar.

sexta-feira, 8 de maio de 2020

O vazio preenchido

Respondendo com muito atraso ao desafio da Isa Silva, encontram a gata??
As plantas da minha varanda preenchem o fundo numa espécie de "horror ao vazio"...
Obrigada, Isa, pela weboficina. Vi trabalhos fantásticos!


sábado, 2 de maio de 2020

A casa sem paredes


Com atraso, a resposta ao desafio do Tomás Reis, que achei muito interessante. O mar... para lá destas paredes! Fui procurar nos diários gráficos os desenhos da praia e tentei reproduzir um de 2017.

terça-feira, 21 de abril de 2020

sábado, 18 de abril de 2020

As personagens cá de casa

Respondendo ao desafio do Nelson, eis os personagens cá de casa...
Sempre sonhei ter uma longa trança e andar com flores no cabelo (às vezes, faço-o). O Paulo gostou de se ver como o seu ídolo, Frank Zappa.
Foi divertido, Nelson! Obrigada!
(Queremos mais...)


sexta-feira, 17 de abril de 2020

Caras e mais caras

Podia ser o aspeto das guardas de "Les aventures de Tintin sur la rive gauche du Tage" pois quase todos os personagens nasceram a Sul do Tejo (Almada, Seixal, Mértola, Olhão)!
Obrigada, Pedro, ao abrires o livro de Hergé, ganhaste uma fã da tua oficina! (e não só por isso, é claro!)


terça-feira, 14 de abril de 2020

Memórias, de geração em geração...


Obrigada, Cláudia por este desafio! Valorizo muito estes objetos pois trazem-me à memória pessoas que amo e que já partiram. Cuidar deles é homenagear essas pessoas. Aquele rádio do meu Pai, já o desenhei quase mil vezes... A caixa da costura era da minha sogra, que já nos deu vários objetos, heranças dadas em vida, felizmente!

sexta-feira, 10 de abril de 2020

Composição e cor na cozinha: "3 C"


Hoje, em vez da sala ou da varanda, escolhi a cozinha: tem aquele caos (interessante) de coisas em cima de prateleiras e bancadas. Gostei dos thumbnails que fiz, era capaz de os desenhar todos... Ai, quarentena, até nos pões a desenhar garrafas de azeite e colheres de pau...

Obrigada, Hélio! Parabéns pela tua oficina que nos pôs a olhar para as coisas vulgares de outra forma, procurando equilíbrios , descobrindo interesses na organização dos nossos espaços de confinamento.