(Caneta caligráfica, aguarela, lápis de cor e grafite) mais aqui: «insitu»
Menu superior
- Início
- Sobre os USkP
- Junta-te aos USkP
- Agenda dos Sketchers
- Iniciativas
- Sketchers no mundo
- Contactos
Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.
John Ruskin, intelectual inglês do século XIX
Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.
Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio
Mostrar mensagens com a etiqueta encontro 47. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta encontro 47. Mostrar todas as mensagens
segunda-feira, 22 de abril de 2019
47ºEncontro USkP Açores
(Caneta caligráfica, aguarela, lápis de cor e grafite) mais aqui: «insitu»
sexta-feira, 13 de dezembro de 2013
quinta-feira, 12 de dezembro de 2013
Évora - Encontro 47
Encontro dos Urban Sketchers em Évora sob o mote do Renascentismo. Começámos na Igreja do Espírito Santo, desenhei a Rua da Alcárcova de Baixo enquanto almoçava, um pulo até à Igreja da Graça antes de atacar o interior da Igreja de S. Antão e do Salvador. Um magnífico dia passado em excelente companhia. Um Grande obrigado ao Arq. Nuno Matos Silva pela lição e pela iniciativa.
terça-feira, 10 de dezembro de 2013
em Évora, nas igrejas
Na manhã de sábado juntei-me ao grupo de alunos de arquitectura, liderados pelo Nuno Matos Silva, na Sé de Évora, nome por que é vulgarmente designada a Basílica Sé de Nossa Senhora da Assunção. Esta imagem representa a Nossa Senhora do Ó, uma das poucas imagens existentes de uma santa grávida. Em frente, no lado oposto da nave central, o Anjo Gabriel.
Durante a tarde, já com o grupo completo na Igreja de Santo Antão na Praça do Giraldo, a imagem de Nossa Senhora de Fátima também me chamou a atenção pelas cores e riqueza das talhas douradas que a envolviam.
Encontro 47 - Évora
Por muitas razões Évora é a minha cidade favorita.
Lembro-me que quando descobri os Urban Sketchers o último encontro tinha sido realizado em Évora, e eu por um lado maravilhei-me com os desenhos do encontro que foram partilhados no blog, e por outro fiquei extremamente desapontado por ter perdido a oportunidade de conhecer os USK e logo em Évora.
Por isso quando este encontro foi anunciado só não dei pulos de alegria por uma questão de bom comportamento.
O 1º desenho do dia foi no largo em frente à igreja do Espírito Santo, no caderno pequenino, para olear as canetas e aquecer os dedos.
Depois subi a rua em direcção à Sé, mas andei apenas poucos metros porque fui logo cativado por uma perspectiva da rua, como muitas que há espalhadas por Évora, razão pela qual quando passeio pela cidade o meu olhar dispara e distorce-se em todas as direcções.
Voltei a descer para a igreja do Espírito Santo e aí antes da saída para o almoço desenhei estes arcos semi-destruídos. Na altura não tive tempo para o pintar, mas mais tarde, sentado no degrau à porta de uma casa qualquer de uma outra rua, aquecido pelo sol, aproveitei para o fazer.
Depois de um almoço muito rápido para aproveitar o tempo ao máximo, foi altura de recomeçar a vasculhar as ruas, esquinas e telhados à procura de algo para desenhar. Voltei ao caderno pequenino para mais um apontamento.
Um pouco mais à frente voltei a parar. O sol a bater numa parede em pedra chamou-me a atenção e parei no meio da estrada a desenhar e aproveitei para me entreter também com a perspectiva da rua ao lado. A meio passou por mim um rapaz que parou me pediu para ver o que estava a desenhar.
Pus-me a caminho da praça do Giraldo onde nos íamos encontrar todos às 15:00h, troquei umas palavras com quem por ali estava, partilhámos alguns desenhos e fui rapidamente na companhia do Nelson até ao templo de Diana.
Quando lá cheguei optei por não desenhar o templo mas sim a torre principal da Sé, enquadrada entre os telhados contíguos no caderno pequeno, para ter tempo de ir ainda visitar a igreja do Salvador.
No final do dia voltei a uma rua por onde já tinha passado a caminho da Sé e que me tinha ficado na memória. Já estava a ficar atrasado mas não arredei pé até terminar o desenho, e depois voltei a sentar-me no degrau de uma porta para aplicar a aguarela e terminar este dia em beleza.
Depois foi hora de voltar à igreja do Espírito Santo para a partilha tradicional.
Como sempre terminei o encontro com um misto de satisfação e frustração, porque me sabe sempre muito bem participar nestes encontros e ver caras conhecidas, mas por outro lado queria fazer mais, muito mais.
Está com certeza para breve uma nova visita à cidade.
Lembro-me que quando descobri os Urban Sketchers o último encontro tinha sido realizado em Évora, e eu por um lado maravilhei-me com os desenhos do encontro que foram partilhados no blog, e por outro fiquei extremamente desapontado por ter perdido a oportunidade de conhecer os USK e logo em Évora.
Por isso quando este encontro foi anunciado só não dei pulos de alegria por uma questão de bom comportamento.
O 1º desenho do dia foi no largo em frente à igreja do Espírito Santo, no caderno pequenino, para olear as canetas e aquecer os dedos.
Depois subi a rua em direcção à Sé, mas andei apenas poucos metros porque fui logo cativado por uma perspectiva da rua, como muitas que há espalhadas por Évora, razão pela qual quando passeio pela cidade o meu olhar dispara e distorce-se em todas as direcções.
Voltei a descer para a igreja do Espírito Santo e aí antes da saída para o almoço desenhei estes arcos semi-destruídos. Na altura não tive tempo para o pintar, mas mais tarde, sentado no degrau à porta de uma casa qualquer de uma outra rua, aquecido pelo sol, aproveitei para o fazer.
Depois de um almoço muito rápido para aproveitar o tempo ao máximo, foi altura de recomeçar a vasculhar as ruas, esquinas e telhados à procura de algo para desenhar. Voltei ao caderno pequenino para mais um apontamento.
Um pouco mais à frente voltei a parar. O sol a bater numa parede em pedra chamou-me a atenção e parei no meio da estrada a desenhar e aproveitei para me entreter também com a perspectiva da rua ao lado. A meio passou por mim um rapaz que parou me pediu para ver o que estava a desenhar.
Pus-me a caminho da praça do Giraldo onde nos íamos encontrar todos às 15:00h, troquei umas palavras com quem por ali estava, partilhámos alguns desenhos e fui rapidamente na companhia do Nelson até ao templo de Diana.
Quando lá cheguei optei por não desenhar o templo mas sim a torre principal da Sé, enquadrada entre os telhados contíguos no caderno pequeno, para ter tempo de ir ainda visitar a igreja do Salvador.
No final do dia voltei a uma rua por onde já tinha passado a caminho da Sé e que me tinha ficado na memória. Já estava a ficar atrasado mas não arredei pé até terminar o desenho, e depois voltei a sentar-me no degrau de uma porta para aplicar a aguarela e terminar este dia em beleza.
Depois foi hora de voltar à igreja do Espírito Santo para a partilha tradicional.
Como sempre terminei o encontro com um misto de satisfação e frustração, porque me sabe sempre muito bem participar nestes encontros e ver caras conhecidas, mas por outro lado queria fazer mais, muito mais.
Está com certeza para breve uma nova visita à cidade.
segunda-feira, 9 de dezembro de 2013
Igreja do Salvador em Évora
em Évora
O Templo de Diana
O Largo Luís de Camões
Foi muito bom o Encontro no passado Sábado em Évora que, no meu caso, se prolongou até Domingo. Estes dois desenhos feitos no segundo dia, focaram-se nos amarelos ocres e nos contrastes de arquitectura de diferentes épocas, presentes por toda esta cidade. Entre eles, um almoço alentejano no Luar de Janeiro. Muito boa a comida, mas muito menos divertido que o do dia anterior com um pequeno grupo de desenhadoras e amigas!domingo, 8 de dezembro de 2013
47º Encontro - Arquitectura Renascentista, Évora
Eu e o meu inseparável caderno Laloran de pequeno formato estivemos no Encontro de Évora. Era dia de fazer desenhos rápidos. Há dias assim. Encontrei tanta gente e tive tanto gosto em conversar que o dia foi mesmo assim. A palestra do Nuno Matos Silva na Igreja do Espírito Santo foi fantástica, o tema interessava-me bastante.
Havia outro chafariz na Praça do Giraldo "A sua demolição teve como causa única a vontade do Cardeal Infante D. Henrique em desimpedir o espaço da praça e a visão da novíssima Igreja de Santo Antão, destinada a albergar a importante colegiada de que este, como Arcebispo de Évora, era por inerência o prior." Este, foi construído após a edificação da Igreja de Santo Antão.
Altar-Mor da Igreja de Santo Antão, na Praça do Giraldo. Uma Igreja-salão construída sobre a ermida gótica de Santo Antoninho em meados do século XVI, por vontade do Cardeal D. Henrique.
Altar-Mor da Igreja de Santo Antão, na Praça do Giraldo. Uma Igreja-salão construída sobre a ermida gótica de Santo Antoninho em meados do século XVI, por vontade do Cardeal D. Henrique.
A Igreja do Salvador situada na Praça do Sertório foi construída no final do século XVI.
47º ENCONTRO USK PORTUGAL - ÉVORA
Com muitos agradecimentos à Estela e a todos os sketchers que apareceram, em meu nome e em nome dos meus alunos, que não podiam ter saído mais contentes (vim com eles no autocarro, ...) pelos belos exemplos que viram e pelos bons momentos que partilharam. Obrigado.
Évora antes do encontro
Tinhámos chegado um pouco antes, e apesar da generosidade de Nuno Matos Silva, da companhia e do sol amigo, os desenhos que mais gostei fi-los antes do oficial começo...
Évora
« Évora é uma cidade branca como uma ermida. Convergem para ela os caminhos da planície como o resto da esperança dos Homens. E como uma ermida, quem a habita é o silêncio dos séculos do descampado em redor.»
Carta ao Futuro, Vergílio Ferreira
sábado, 7 de dezembro de 2013
Arquitectura em Évora
Hoje ,mais um magnífico Encontro UskP em Évora.
Aqui ,na praça do giraldo ,depois da conferencia sobre arquitectura na igreja do Espírito Santo e do almoço.
Depois ainda visitamos a igreja de Santo André e a do Salvador.
Aqui ,na praça do giraldo ,depois da conferencia sobre arquitectura na igreja do Espírito Santo e do almoço.
Depois ainda visitamos a igreja de Santo André e a do Salvador.
terça-feira, 12 de novembro de 2013
47º encontro de diários gráficos
No primeiro sábado de dezembro, dia 7, realizaremos mais um encontro de diários gráficos em Évora, essa cidade tão especial. Desta vez, fomos desafiados a seguir a didática de Joaquín Lorda, da Universidade de Navarra, juntamente com os alunos de arquitectura do Instituto Superior Técnico, liderados pelo prof. Nuno Matos Silva.
Promete, pelo que reservem a data na agenda!
Subscrever:
Mensagens (Atom)
































