Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Encontro 19. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Encontro 19. Mostrar todas as mensagens

domingo, 25 de dezembro de 2011

25 de Dezembro

Gosto da ideia de templo. Sobretudo porque me faz lembrar a palavra tempo. Aquele "éle" faz toda a diferença...
Ter tempo pode predispor-nos para a ideia de templo, sem olhar para os ponteiros do relógio, confiando no que vem a seguir.
O templo pode ser esse local onde nos encontramos fora do que não queremos que nos incomode. O templo e o tempo são amigos fiéis. Acredito que são nossos também. E do desenho, como não podia deixar de ser...

Bom dia 25 de Dezembro! Celebração maior do "Sol invicto" para os ateus e o nascimento de Jesus para os cristãos.
Confesso que não percebo o que andamos a celebrar. Será que para existe outra festa neste dia?

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

XIX Encontro em Évora


Sé de Évora


Jardim junto ao Templo Romano

Praça do Giraldo

Estou um bocado atrasado com as publicações dos encontros. Cá está o da minha terra, Évora.



sábado, 17 de dezembro de 2011

Évora

Imperdíveis, as arcadas do Giraldo. Serpenteando, prosseguem para além dos limites da praça.
Situam-se apenas do lado Nascente, oferecendo abrigo ao Sol da tarde provindo do lado oposto. Na chuva também dão jeito. O comércio e os transeuntes que o digam. Cada prédio contribui com as suas.
Gosto deste racionalismo irregular, já com barbas muito antes do Iluminismo. Ao que parece Lisboa também as tinha; mas vieram abaixo com o terramoto.
No início do século XX o antigo templo era um matadouro. Agora serve a outros alimentos. Muitas fotografias, alguns desenhos. Zé Louro em acção, quase sem olhar para o caderno.
Igreja de S. Vicente, hoje fora do culto e servindo a diversos propósitos.
Muito animados deveriam ter sido aqueles tempos em Évora no século XVI. Quem se lembraria de edificar uma igreja quadrada, com abóbadas em cruz, contra toda a tradição imediatamente anterior? Só mesmo quem acreditava nas virtudes dos tempos modernos que aí vinham, imagino.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

19º encontro - 2ª parte



Os restantes produzidos durante o encontro, os dois primeiros levaram um pequeno toque com a Pentel Brush Pen já cá em casa.

sábado, 3 de dezembro de 2011

19º Encontro





Évora é uma cidade muito bonita!
Quando chegámos o tal "almoço alentejano".
Depois de ver os fantásticos desenhos que foram feitos nesse dia e visitar o Museu voltei às comidas! Na "Casa Conventual Pão de Rala" a D.Ercília recebe-nos com os seus doces óptimos e a sua delicadeza!

19º encontro - Évora



Desta vez estava a jogar em casa, o que é sempre um prazer. Gostei bastante de observar as reacções dos alunos do Nuno Matos Silva, pelo que percebi muitos estavam ali a fazer a sua estreia no desenho de rua, espero que o bichinho tenha passado para alguns deles.

19º Encontro - Évora





Évora também é das minhas cidades preferidas. Desenhar com um grupo tão grande e tão simpático ainda torna os momentos mais agradáveis.
Uma referência especial ao Nuno Matos Silva que transformou uma tarde de uma visita de estudo com os seus alunos num Encontro de Diários Gráficos. Outra referência especial ao Pedro Cabral que esteve ausente porque seu neto estava a nascer. E fazia, neste dia, vinte e oito anos que a minha filha tinha nascido.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

19º Encontro em Évora

O Museu de Évora disponibilizou uma sala para o final do encontro, habitual momento de confraternização e partilha de desenhos e cadernos. Será a partir das 17.30 h, quando começa a escurecer. Sem dúvida um adicional motivo de interesse de participação neste encontro. Só requerem uma lista dos nomes dos participantes por motivos de segurança. No íncício, pelas 14.00 h no Posto de Turismo da Praça do Giraldo, far-se-á circular uma folha para este efeito. Obrigado. NMS