Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Encontro 50. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Encontro 50. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 19 de junho de 2019

Desenhar Com (XV) António Eduardo Soares de Sousa_03


(Lápis de cor, caneta califráfica e Aguarela)                                                                                                                                        «insitu»

terça-feira, 18 de junho de 2019

Desenhar Com (XV) António Eduardo Soares de Sousa_02

(Lápis de cor, caneta califráfica e Aguarela)                                                                                                                                        «insitu»

segunda-feira, 17 de junho de 2019

Desenhar Com (XV) António Eduardo Soares de Sousa_01

   
O 50º encontro USk Açores foi no Mercado da Graça e consistiu num Desenhar com António Eduardo Soares de Sousa um arquiteto que se dedica -apaixonadamente- ao desenho e à pintura
Sábado de manhã, em hora de grande movimento, entrámos no Mercado da Graça para desenhar, foi interessante e difícil. O mercado é um espaço tão rico como complexo.  Desenhar no meio das pessoas provocou interação entre nós, os  vendedores e as diversas pessoas que lá passaram. O grupo foi aumentando gradualmente, ficou muito composto como se pode ver na fotografia.

(Lápis de cor, caneta califráfica e Aguarela)                                                                                                                                        «insitu»

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Vida Portuguesa no Lg. Intendente

A loja é linda. E a transparência para os pátios também.

A Vida Portuguesa

Já estão expostos os nossos desenhos do 50ºEncontro na loja A Vida Portuguesa no Largo do Intendente. este desenho foi o primeiro que fiz logo que lá cheguei. Estava o Filipe Almeida a fazer o mesmo.


domingo, 16 de fevereiro de 2014

Vida Portuguesa na antiga Viúva Lamego


Não consegui ficar indiferente ao espaço arquitectónico e às paredes de azulejos. A ligação à Viúva Lamego é inevitável e acabei por me focar em alguns dos azulejos que lá estavam.

Este último encontro foi um teste aos mais corajosos. Mesmo com previsões de tempestade foram dezenas as pessoas que apareceram para desenhar. Este nosso USkP é mesmo um grupo e pêras! 

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

50.º Encontro_Intendente

No exterior, enquanto não chovia...fachada da antiga fábrica 
de cerâmica da Viúva Lamego



Loja "A Vida Portuguesa"
Um espaço fantástico com objectos irresistíveis a pedirem para ser desenhados!
Não resisti e tive que voltar durante a semana para mais uma tarde de desenhos.









Últimos desenhos



Últimos desenhos do encontro, alguns artigos soltos que poderiam estar numa lista de aniversário.
Chaleira, tabuleiro em madeira e boinas lindas de lã, não sou esquisita :)

A Vida Portuguesa

Ainda o encontro na loja A Vida Portuguesa. Enviem os desenhos até domingo para o email:

                                               lojaintendente@avidaportuguesa.com


quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Delicias Portuguesas



Os artigos são tão bonitos, que pensamos se serão mesmo para comer.
E temos vontade de comer coisas que claramente não foram feitas para tal.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

...a desenhar o premio Valmor de 1908 no largo do Intendente...

...os Filipes (Almeida,Pinto) ,abrigados do temporal ,a desenhar o grande edifício...
...os 2 resultados podem ser apreciados neste blog ,onde acabaram de ser postados pelos respectivos autores...
...não resisti a publicar esta fotografia do Encontro 50...

50º encontro - Intendente

E chegou a hora do 50º encontro. Eu que tenho andado mais pelos ambientes campestres estava com uma grande antecipação para este encontro citadino, tal era a vontade com que andava de desenhar algumas ruas e edifícios.
Por isso enquanto pude quis aproveitar para desenhar no exterior, antes de entrar na loja da Vida Portuguesa.
Peguei logo no caderno pequenino para uma perspectiva clássica com umas escadinhas à mistura.


Depois tinha na ideia desenhar o largo do Intendente na totalidade, mas as nuvens estavam a adensar-se e não me parecia que iria ter oportunidade de concluir esse desenho, por isso decidi olhar para cima, como faço quase sempre que ando por Lisboa, e desenhar um pormenor do carismático edifício na esquina do largo.


Entretanto começaram a cair os primeiros pingos... sinal claro de que não convinha arriscar-me muito mais tempo no exterior. De qualquer forma já tinha pelo menos apaziguado o bichinho do desenho na cidade.

Depois de um bolinho no café lá entrei na loja da Vida Portuguesa, onde me esperavam à entrada uns dedos de conversa, antes de me sentar a desenhar.
Só tive tempo para um desenho curtinho, intermediado por um chocolate oferecido pela casa, cujo embrulho foi avidamente aberto como se pode comprovar pelo rasgo no papel colado no caderno.


Entrada da Vida Portuguesa - 50º Encontro



Apesar do mau tempo, foi muito bom desenhar no interior da loja.
São coisas e mais coisas belas e deliciosas, e o próprio espaço é maravilhoso de fruir.

50º Encontro



Depois do temporal no exterior que obrigou a desenhar rápido não resisti a ficar mais tempo a registar o interior da loja.


"A VIDA PORTUGUESA " no Largo do Intendente

 As tulhas que serviam para o arroz, o açúcar louro, etc., etc. das antigas mercearias.


segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Vida Portuguesa



"A VIDA PORTUGUESA" largo do Intendente


50ºEncontro dos USkP. A Vida Portuguesa. Lg do Intendente

Ontem, apesar do aviso de temporal, compareceram muitos e bons desenhadores na loja A Vida Portuguesa no Largo do Intendente Pina Manique para o 50ºEncontro. Agora, quem quiser participar na (informal) exposição na loja, em data a anunciar, é só digitalizar e enviar até ao dia 16 de fevereiro, no máximo 3 desenhos, para: 

                                             lojaintendente@avidaportuguesa.com 

Podem ser desenhos do Largo do Intendente e arredores próximos e do interior da loja. Ainda têm tempo para fazer mais ou quem não foi ontem tem tempo de os fazer, além de quem já os fez é só enviá-los.