Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Francisco Costa. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Francisco Costa. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Páteo.27

Atelier do Páteo.27
Um destes fins de semana a minha namorada foi tirar umas fotografias ao Páteo.27, então não podia perder a oportunidade de voltar a desenhar a aguarela. O tempo tem faltado e acho que vai continuar a faltar até ao final do ano, então tenho que aproveitar sempre que possa.

Para quem não conhece, o Páteo.27 é um colectivo de empresas que fica localizado num pátio muito castiço em Santa Maria de Belém e tem este ar bem típico.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Algumas caras


Já o disse antes e volto a dizer. Este deverá ser dos sítios onde preciso de mais trabalho. Não somente as caras, mas todo o corpo. As mãos, a posição, etc..

Para isso é preciso treinar.
Deixo aqui alguns desses treinos. Não vale dizer que o primeiro parece um lobisomem. :P
Filipe no trabalho
Pessoas aleatórias durante a hora de almoço


segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Momentos no Restelo


Deixo-vos com alguns momentos que tenho passado no Restelo. Estes momentos andam quase sempre à volta dos passeios com o cão, que por vezes se esticam até mais tarde e lá acabo por cravar jantar em casa da minha namorada.

Não são do mesmo dia. São espalhados por um ou outro fim de semana mas achei que fazia sentido juntar.

Dexter à varanda
Os meus pés
Luísa na cozinha
Escola primária do Restelo


terça-feira, 16 de outubro de 2012

Mais Mira de Aire


Mira de Aire há-de sempre ser um sítio incontornável nos meus desenhos. É a minha origem. É lá que estão as minhas raízes. Como estou “atrasado” vou deixar aqui o que acumulei de Mira de Aire, entre fins de semana e férias perdidas.

Ainda há muito mais que quero desenhar, alguns até já os tenho planeados, mas sempre que vou lá parece aparecer outra coisa melhor para fazer que me afasta destes planos. Da próxima não podem escapar.

Ando é com saudades de voltar a fazer aguarela, mas parece que estou sempre a arranjar desculpas de tempo, ou que tem que ser um cenário mesmo bom para valer a pena. Isto acontece convosco? Tenho que passar por cima desta barreira psicológica. :)

Boas viagens e até amanhã na apresentação do Lapin.

Coreto no largo da igreja e parte do pormenor lateral

Edifício antigo na estrada principal

Bar Gena

Banco

À espera do futebol na Gena

Janelas da Gena

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Caras


Desenhar caras nem sempre corre bem. Principalmente quando as pessoas não param quietas. Era mais fácil poder chegar ao pé das pessoas e dizer: “Oh pah! Tá quieto!”

Pedir às pessoas para porem a sua vida em pausa para eu poder desenhar. Mas infelizmente não é assim e o desafio é enorme. Penso que o desafio aqui é talvez abdicar do maior nível de detalhe e capturar os traços mais fortes. Ou então apanhar o movimento apenas. Deve variar de desenho para desenho.

Se estou a desenhar uma panorâmica, se calhar fico-me por vultos. Se estiver a desenhar algo mais perto, o nível de detalhe tem que subir. Mesmo assim as mãos continuam a ser o maior desafio de todos.
Estas foram as minhas experiências. Ainda por cima foram desenhados ao longo de muito tempo, uma vez que eram apenas “rabiscos de telefone”.

Espero que gostem, se não gostarem critiquem. É bom na mesma. :)

Rostos no trabalho
Tentativa de retrato

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Sábado de passeio

No último sábado decidi que queria ir desenhar. Não aproveitei tanto como queria mas saio sempre de casa a pensar que vou desenhar metade da cidade e depois nunca acontece.

De qualquer forma, fiquei contente com o resultado final. Só tive pena de no segundo desenho ter ficado ao sol e por ter suado dos dedos ter manchado o primeiro desenho. Estava a usar uma caneta de aparo Lamy Safari. Chateei-me e fui nessa tarde comprar tinta à prova de água. Será que alguém tem alguma técnica para ter mais cuidado com estes acidentes?

Espero que gostem.

Esplanada do Vela Latina
Prédios em frente à Igreja de Arroios

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Aproveitar cada momento


Para ser melhor é preciso treinar e treinar muito. E para isso não bastam os fins de semana. É preciso criar “rituais” para que possamos desenhar durante a semana.

Um desses rituais que estou a tentar criar para mim mesmo, é aproveitar as horas de almoço. Almoçar no mínimo tempo possível (às vezes em 10 minutos ou 15 minutos) e aproveitar o resto do tempo para desenhar.

A primeira experiência a sério desse ritual deixou-me bastante satisfeito com o resultado. Acho que o resultado da aguarela aqui foi muito mais bem conseguido do que nos anteriores e alguma coisa fica a dever-se ao facto de já ter comigo as fantásticas  canetas/pincéis de água (Water Brush Pen). É bem mais simples do que andar com os pincéis e garrafas de água.

Espero que gostem.
Bons rituais.

Edifício Brisa - antes de pintar
Edifício Brisa - depois de pintar

domingo, 23 de setembro de 2012

Calma do Restelo


O Restelo é uma zona calma. Eu gosto de andar por ali. Dá para passear o cão sem problemas, raramente há barulho em demasia e existem por ali muitos sítios para desenhar. Ainda não os explorei devidamente, mas está nos planos.

Trago-vos uma vista de uma janela do Restelo e duas tentativas rápidas de desenhar duas pessoas no jardim de Belém. Pessoalmente gosto mais da janela sobre o Restelo. E vocês?

Espero que tenham tido um bom fim de semana.

Pessoas no Jardim de Belém

Vista sobre o Restelo

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Desenhos "perdidos"

Lisboa vista do Cristo Rei
Igreja Velha de Mira de Aire
Torre de Belém

Depois de ter começado no fim de semana em Mira de Aire e de ter gostado da experiência, fiquei com mais vontade de desenhar. Tanto que rapidamente acumulei alguns Sketch’s que vou partilhar agora. A beleza do sketch é que não tem que ser perfeito. Se cometes um erro não começas de novo. Tentas disfarçar o mesmo no desenho. Às vezes bem sucedido, às vezes nem por isso.
Tinha três sketch’s “perdidos” no caderno que não partilham nenhum tema em comum. A torre de Belém começou bem, depois tive um erro que é visível mas que tentei disfarçar. Continua visível claro, mas estava tão habituado a começar de novo, a apagar, etc. que continuar a desenhar sem essa preocupação tão presente foi uma pequena vitória para mim. Sempre meti na cabeça de forma inconsciente acho, que os desenho tinham que ser uma fotografia. Mas uma fotografia exacta. Não sei onde fui buscar esta ideia. Deve estar relacionado com uma necessidade qualquer de perfeição naquilo que faço, não sei.
Agora quero tentar abandonar essa “busca” pela perfeição fotográfica. Afinal, para isso existem os fotógrafos. Os desenhos devem ser sim uma fotografia, mas da nossa experiência. De como vemos as coisas. E nem sempre vemos as coisas de forma perfeita.



quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Fim de semana em Mira de Aire

Igreja Velha - Mira de Aire
Vista de esplanada - Minde
Pessoas

A decisão de começar a dedicar-me ao Urban Sketching coincidiu com o meu regresso à terra que me viu nascer, Mira de Aire. Não deu para fazer muita coisa porque o tempo foi curto, mas a experiência foi boa e os resultados satisfizeram. 

Mira de Aire tem muito mais para oferecer, e muito em breve vou voltar a explorar esses recantos e a partilhar aqui.

Consegui apanhar a Igreja Velha e algumas pessoas que estavam presentes no XVI Festival de Folclore que por ali andava. A outra é um cenário bastante simples de uma esplanada da terra vizinha, Minde.