Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Rui de Jesus. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Rui de Jesus. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Partiu o Rui de Jesus


Soubemos estes dias que o nosso companheiro de desenho partiu.

Guardo o seu entusiasmo em torno dos nossos encontros. Enquanto desmontava a exposição da Rua Augusta, falou comigo sobre a possibilidade de organizarmos um encontro na freguesia dele. Disponibilizou-se para fazer todos os contactos e a alegria era contagiante.

Foi um prazer enorme conhecê-lo.
Fica aqui a nossa homenagem a ele e os sentimentos à sua família.

Até um dia!

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Challenge XLII















Já andava para desenhar a Basílica da Estrela desde os meus tempos do Liceu Pedro Nunes... no Século passado. Continua maravilhosa! Vale a pena visitar. E já agora vejam o Presépio do Machado de Castro.

terça-feira, 22 de março de 2011

E depois do XII Encontro...














Fiquei preso à cidade. O Encontro já tinha terminado, já todos estavam de regresso a casa... ainda deu para espreitar a Feira de Velharias. Realiza-se ao 3º Domingo de cada mês. Vale a pena visitar.

XII Encontro - Castelo Branco

















E eu julgava que conhecia bem Castelo Branco. Afinal foi preciso uma ajuda dos Urban Sketchers para descobrir outra cidade. Gente acolhedora, muita luz, poesia e um grupo de sketchers à procura do melhor canto. Vou voltar.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

USkP da Rua Augusta para o Chiado, Belas Artes















Estava à espera de uma Exposição engraçada, mas os organizadores fizeram um trabalho fabuloso. A diversidade dos trabalhos valorizou imenso. Quem ainda não foi... não sabe o que está a perder. Esboço iniciado numa folha de revista e acabado no Diário Gráfico. 

sábado, 22 de janeiro de 2011

Challenge XXXVIII - Contradição humana

"O cão era raivoso, mas os figos eram doces como mel". Frase de uma mulher que depois de ter morto e enterrado o marido, plantou uma figueira sobre a sua sepultura. Contradicões (des) humanas...

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Challenge XXXVII - O regresso a casa




















Depois de comer e beber, comemorando a chegada do Ano Novo... há que regressar a casa. Por vezes não é fácil...

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Presépio urbano




















À espera do Pai Natal, mantendo sempre a esperança da sua existência, encontramos presépios vivos por toda a parte. Bom Natal e muitos desenhos.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Challenge XXXVI - Antes e agora


O primeiro desenho, foi feito quase às escuras, durante um concerto muito animado dos Gogol Bordello em 2008 no Campo Pequeno, com as dificuldades inerentes, retocado em casa. O segundo desenho, feito ontem, a partir do 1º e de recordações, apercebi-me que faltava cor. Regressar a velhos esboços, transforma-los e recria-los é um exercício que me agrada.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

domingo, 21 de novembro de 2010

Rua Principal,sem pessoas















Em semana de grande movimento urbano, com belas visões da nossa Lisboa... senti um apelo para desenhar a Rua Principal desta pequena povoação, Sorvel Fundeiro, na Beira Baixa. Aqui já quase não há pessoas. Contrastes... 

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

X Encontro

Cruzamento da Rua Augusta com a Rua de S. Julião. Muitos turistas, muitos sketchers, muito movimento. Nem a chuva demoveu estes "viciados" do desenho. Tarde muito bem passada.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

8 possibilidades de fazer desenho





Foi um final de tarde bem passado. Comecei a desenhar com pouca luz, perdi-me nos detalhes e quando dei pelo tempo... era noite. O Workshop Diário Gráfico, continuava dentro de casa. Mais desenhos, mais troca de ideias, tudo passou depressa demais.

domingo, 19 de setembro de 2010

Challenge XXX

Biblioteca das Caldas da Rainha, Sábado de manhã. Feito rapidamente numa folha emprestada.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Challenge XXVIII - Desenhar a morte

Desenhar a morte, baseado nas descrições do livro "O último Cabalista de Lisboa". Sobre a Inquisição e as atrocidades cometidas.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Challenge XXIV - Casa de cartão s/WC


O arquitecto desta construção não tinha orçamento para fazer uma casa de banho. Estas "casas" fazem parte da paisagem urbana de Lisboa, passamos muitas vezes indiferentes a caminho das nossas casas, que não são de cartão.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Challenge XXII

Sábado passado esteve um optimo dia de praia na Região do Oeste. Gosto do sossego desta praia, Cova de Alfarroba, à saída de Peniche, a caminho do Baleal. As protecções para o vento são feitas de caniços. Ainda tentei um mergulho... mas a àgua estava gelada. 

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Challenge XXI

Nas aldeias esquecidas da Beira Baixa, os dias vão passando, devagar. Os que resistem, estabelecem bonitos diálogos com animais e plantas.

domingo, 9 de maio de 2010

Domingo, 2 horas antes do Jogo

Nesta altura vestiam camisolas do Benfica nas cadeiras do Café S. Jorge. Começavam a chegar adeptos para ocupar o melhor lugar, frente ao ecrã onde iria passar o jogo da confirmação. Na Madeira, o Braga iria lutar até ao fim.

domingo, 2 de maio de 2010

Na Sertã não há quiosques

Desta vez não consegui estar presente. À mesma hora que um grupo de sketchers de divertia a desenhar quiosques em Lisboa, chegava eu à conclusão que na bonita vila da Sertã não há quiosques. Tive de me contentar com um coreto... foi o que se pôde arranjar... aqui fica um esboço feito com tranquilidade.