O que desenha um turista de passagem por uma cidade onde só está 3 dias? Em Estocolmo desenha os edifício que aparecem em todos os postais ilustrados sentado nas escadas do Museu Nobel.
Menu superior
- Início
- Sobre os USkP
- Junta-te aos USkP
- Agenda dos Sketchers
- Iniciativas
- Sketchers no mundo
- Contactos
Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.
John Ruskin, intelectual inglês do século XIX
Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.
Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio
Mostrar mensagens com a etiqueta Suécia. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Suécia. Mostrar todas as mensagens
segunda-feira, 6 de março de 2017
terça-feira, 15 de setembro de 2015
Gotlândia
Uma semana na Gotlândia, ahah o nome soa muito engraçado em português...
A familia da Ellen e super engraçada, no fim do jantar punham-se todos a cantar, tipo musica no coração!
A familia da Ellen e super engraçada, no fim do jantar punham-se todos a cantar, tipo musica no coração!
segunda-feira, 1 de julho de 2013
Convívio em sueco
Lund: durante a tarde de um fim-de-semana, ou mesmo de um dia de semana, é comum a afluência de estudantes aos cafés da cidade. A Suécia, desde que a conheço há alguns anos, veio absorvendo a passos largos a cultura do café, com forte tendência para as modalidades italianas vistas pelo óculo norte-americano: o latte, o cappuccino, etc, são apreciados nas vasilhas plásticas que se vêm nos filmes americanos. Mas quando o café é bebido na loja, empurra um ou dois muffins de mirtilos ou um qualquer outro fruto silvestre. Chamam a isto fika. Palavra sueca equivalente ao "vamos tomar café" português.
Bjärred: outro lugar comum (e não lugar-comum) para convívio é a sauna. Na costa arenosa da baía de Malmö existem duas saunas sobre palafitas, uma em Ribersborg, outra em Bjärred. Para chegar a qualquer uma, é preciso caminhar umas poucas centenas de metros sobre um passadiço de madeira. A primeira, mais antiga e popular respeita a segregação de sexos dentro das salas de vapor. A de Bjärred, mais liberal (em certos dias), mais remota e com uma vista soberba sobre o Öresund, foi a escolha do nosso pequeno grupo. As estadias na sala de vapor são refrescadas por cerveja em lata e mergulhos regulares no Öresund (advertência: o alumínio da lata aquece em poucos minutos dentro da sauna. Cuidado com os lábios).
Lund: apesar dos preços proibitivos do álcool nos bares, estes ainda são uma modalidade popular de convívio nocturno (e fim-de-tardurno), desde que o álcool seja acompanhado de bons companheiros. Este grupo era particularmente multicultural, o que não é difícil, numa cidade cheia de estudantes internacionais. Dos quatro retratados, apenas um, o menos óbvio, é sueco. Deixo-vos adivinhar qual ;)
Bjärred: outro lugar comum (e não lugar-comum) para convívio é a sauna. Na costa arenosa da baía de Malmö existem duas saunas sobre palafitas, uma em Ribersborg, outra em Bjärred. Para chegar a qualquer uma, é preciso caminhar umas poucas centenas de metros sobre um passadiço de madeira. A primeira, mais antiga e popular respeita a segregação de sexos dentro das salas de vapor. A de Bjärred, mais liberal (em certos dias), mais remota e com uma vista soberba sobre o Öresund, foi a escolha do nosso pequeno grupo. As estadias na sala de vapor são refrescadas por cerveja em lata e mergulhos regulares no Öresund (advertência: o alumínio da lata aquece em poucos minutos dentro da sauna. Cuidado com os lábios).
Lund: apesar dos preços proibitivos do álcool nos bares, estes ainda são uma modalidade popular de convívio nocturno (e fim-de-tardurno), desde que o álcool seja acompanhado de bons companheiros. Este grupo era particularmente multicultural, o que não é difícil, numa cidade cheia de estudantes internacionais. Dos quatro retratados, apenas um, o menos óbvio, é sueco. Deixo-vos adivinhar qual ;)
terça-feira, 25 de junho de 2013
Alces, focas e humanos
As focas escorregam pelas águas de um tanque aberto. Pergunto-me se ficarão lá durante o verão.
Desde Slottsskogen, um passeio a pé serve perfeitamente para chegar ao centro da cidade, onde os seres humanos fazem o mesmo nos degraus que dão para o canal, debaixo de um sol que, não sendo omnipresente, é ofuscante e abrasador.
País obcecado pelo sol, este. Não admira.
Subscrever:
Mensagens (Atom)












