Menu superior
- Início
- Sobre os USkP
- Junta-te aos USkP
- Agenda dos Sketchers
- Iniciativas
- Sketchers no mundo
- Contactos
Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.
John Ruskin, intelectual inglês do século XIX
Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.
Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio
Mostrar mensagens com a etiqueta Pedro Almeida Ribeiro. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Pedro Almeida Ribeiro. Mostrar todas as mensagens
sexta-feira, 4 de agosto de 2017
quarta-feira, 19 de julho de 2017
sábado, 15 de julho de 2017
10 x 10 - Última Sessão!
Tenho tido oportunidade de falar com várias pessoas que por este mundo fora têm participado no 10x10 (sabe Deus em que cidade) e não posso deixar de referir como estou feliz e como sou um sortudo por ter participado na maioria das sessões do LISBON 10x10 - um enorme BEM HAJA ao Mário Linhares, Nelson Paciência, Pedro Loureiro, José Louro e Guida Casella pela magnanimidade como conduziram todas e cada uma da sessões deste magnífico programa.
Sou muito grato a TODOS eles porquanto aprendi imenso com os seus ensinamentos mas não posso deixar de dar uma palavra de apreço aos demais participantes pois com eles aprendi ainda mais!
Estou deveras satisfeito... foi um mar de emoções e um prazer imenso!
O meu M U I T O O B R I G A D O !
A sessão de hoje foi muito especial e foi um desfecho à altura de todo o programa. Não tanto pelos resultados mas muito mais pelo pelo facto de um grupo extraordinário (os sketchers) se terem encontrado com um outro grupo extraordinário (os companheiros) e daí terem resultado inúmeras histórias de amor!
Seguem pois os meus trabalhos como resultado dos 2 exercícios lançados pelo Grande Mário:
Sou muito grato a TODOS eles porquanto aprendi imenso com os seus ensinamentos mas não posso deixar de dar uma palavra de apreço aos demais participantes pois com eles aprendi ainda mais!
Estou deveras satisfeito... foi um mar de emoções e um prazer imenso!
O meu M U I T O O B R I G A D O !
A sessão de hoje foi muito especial e foi um desfecho à altura de todo o programa. Não tanto pelos resultados mas muito mais pelo pelo facto de um grupo extraordinário (os sketchers) se terem encontrado com um outro grupo extraordinário (os companheiros) e daí terem resultado inúmeras histórias de amor!
Seguem pois os meus trabalhos como resultado dos 2 exercícios lançados pelo Grande Mário:
quinta-feira, 13 de julho de 2017
RADCLIFFE CAMERA - OXFORD
Este foi o meu último sketch em Oxford no Workshop Good Bones com a Stephanie Bawer. Foi um workshop e tanto de imensa aprendizagem.
Oxford tem uma arquitectura que considero muito difícil de desenhar, mas a lembrança dos tempos que por ali passei como aluno e as intermináveis séries de culto a que assisti, tais como Endeavor, Lewis, Inspector Morse entre outras, ajudaram a ganhar coragem e a enquadrar.
Espero que gostem!
Oxford tem uma arquitectura que considero muito difícil de desenhar, mas a lembrança dos tempos que por ali passei como aluno e as intermináveis séries de culto a que assisti, tais como Endeavor, Lewis, Inspector Morse entre outras, ajudaram a ganhar coragem e a enquadrar.
Espero que gostem!
quarta-feira, 12 de julho de 2017
sexta-feira, 30 de junho de 2017
sexta-feira, 16 de junho de 2017
10 x 10 Lisboa - Miradouro de Nª Srª do Monte
Começa a ser um lugar comum mas não posso deixar de congratular os organizadores desta iniciativa e neste caso em particular o Pedro Loureiro que conduziu esta sessão de uma forma exemplar.
Aprendi imenso e foi um final de tarde de excelente convívio!
Bem hajam!
Seguem pois os resultados dos 3 desafios:
1. Desenhar o skyline de Lisboa a partir de um ponto fixo
2. Desenhar, de baixo para cima, todos os elementos que compõem o caminho que vai de um ponto fixo a um elemento importante - neste caso o Miradouro da Graça
3. Desenhar rapidamente a silhueta da primeira pessoa que ouvirem falar de algum elemento da cidade - neste caso Cristo Rei e Ponte 25 de Abril (o Branqueamento foi enquanto ninguém falava de nada relevante!!!)
Aprendi imenso e foi um final de tarde de excelente convívio!
Bem hajam!
Seguem pois os resultados dos 3 desafios:
1. Desenhar o skyline de Lisboa a partir de um ponto fixo
2. Desenhar, de baixo para cima, todos os elementos que compõem o caminho que vai de um ponto fixo a um elemento importante - neste caso o Miradouro da Graça
3. Desenhar rapidamente a silhueta da primeira pessoa que ouvirem falar de algum elemento da cidade - neste caso Cristo Rei e Ponte 25 de Abril (o Branqueamento foi enquanto ninguém falava de nada relevante!!!)
sábado, 10 de junho de 2017
10 x 10 Lisbon - "ESTÁTUAS E MONUMENTOS"
Teve lugar na passada 4ª feira, dia 7-06, a 5ª sessão da série 10 years x 10 classes in Lisbon, desta feita conduzida pelo Nelson Paciencia.
No seu último post alusivo ao tema, publicou o texto que criou para nos dar o mote e a inspiração necessárias ao início dos trabalhos e que, no meu entender, resultou muito bem, pois foi uma sessão muito desafiante e sobretudo muito produtiva e de imensa aprendizagem.
Seguem os meus 2 trabalhos que resultaram desta fantástica sessão:
No seu último post alusivo ao tema, publicou o texto que criou para nos dar o mote e a inspiração necessárias ao início dos trabalhos e que, no meu entender, resultou muito bem, pois foi uma sessão muito desafiante e sobretudo muito produtiva e de imensa aprendizagem.
Seguem os meus 2 trabalhos que resultaram desta fantástica sessão:
quarta-feira, 7 de junho de 2017
10 x 10 Lisbon - "O Edifício Mais Antigo de Lisboa"
Na passada 4ª feira teve lugar a 4ª sessão do programa 10 years x 10 classes subordinada ao tema "O Edifício Mais Antigo de Lisboa".
Esta sessão foi brilhantemente conduzida pela Guida Casella e contou ainda com o apoio de Lídia Fernandes, Coordenadora do Museu, a quem devemos também um grande obrigado.
O edifício é magno, e uma infindável fonte de inspiração, haja jeito e habilidade para aproveitar!
De novo, um grande obrigado a toda a organização porque esta série 10 years x 10 classes é sem dúvida uma iniciativa ímpar.
E como ainda hoje nos foi de novo solicitado que publiquemos os resultados.... cá vão:
segunda-feira, 5 de junho de 2017
sábado, 27 de maio de 2017
quarta-feira, 1 de março de 2017
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017
quinta-feira, 4 de agosto de 2016
quarta-feira, 3 de agosto de 2016
quinta-feira, 28 de julho de 2016
Workshop em Galway com Róisín Curé, Shari Blaukopf e Marc Taro Holmes
Dias 14 a 16 de Julho decorreu em Galway um workshop de Urban Sketching. Ao todo éramos 45 participantes organizados em 3 grupos.
Durante 3 dias cada grupo trabalhou um dia inteiro com cada um dos magníficos orientadores/formadores, tendo tido a oportunidade de captar a essência da visão da Róisín, Shari e Marc.
Partilho aqui alguns dos trabalhos que fiz.
Espero que gostem.
The Long Walk - Galway
com Shari Blaukopf
Galway's Fishery Watchtower
com Róisín Curé
Galway's Cathedral
com Marc Taro Holmes
Subscrever:
Mensagens (Atom)
























