Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Pedro Almeida Ribeiro. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Pedro Almeida Ribeiro. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Igreja da Senhora da Saúde

Para adir à colecção, desta feita da Igreja da Senhora da Saúde no Martim Moniz.
Espero que gostem:


sábado, 15 de julho de 2017

10 x 10 - Última Sessão!

Tenho tido oportunidade de falar com várias pessoas que por este mundo fora têm participado no 10x10 (sabe Deus em que cidade) e não posso deixar de referir como estou feliz e como sou um sortudo por ter participado na maioria das sessões do LISBON 10x10 - um enorme BEM HAJA ao Mário Linhares, Nelson Paciência, Pedro Loureiro, José Louro e Guida Casella pela magnanimidade como conduziram todas e cada uma da sessões deste magnífico programa.

Sou muito grato a TODOS eles porquanto aprendi imenso com os seus ensinamentos mas não posso deixar de dar uma palavra de apreço aos demais participantes pois com eles aprendi ainda mais!

Estou deveras satisfeito... foi um mar de emoções e um prazer imenso!

O meu   M U I T O   O B R I G A D O !

A sessão de hoje foi muito especial e foi um desfecho à altura de todo o programa. Não tanto pelos resultados mas muito mais pelo pelo facto de um grupo extraordinário (os sketchers) se terem encontrado com um outro grupo extraordinário (os companheiros) e daí terem resultado inúmeras histórias de amor!

Seguem pois os meus trabalhos como resultado dos 2 exercícios lançados pelo Grande Mário:



quinta-feira, 13 de julho de 2017

RADCLIFFE CAMERA - OXFORD

Este foi o meu último sketch em Oxford no Workshop Good Bones com a Stephanie Bawer. Foi um workshop e tanto de imensa aprendizagem.

Oxford tem uma arquitectura que considero muito difícil de desenhar, mas a lembrança dos tempos que por ali passei como aluno e as intermináveis séries de culto a que assisti, tais como Endeavor, Lewis, Inspector Morse entre outras, ajudaram a ganhar coragem e a enquadrar.
Espero que gostem!


   

quarta-feira, 12 de julho de 2017

OXFORD

Talvez esta seja a "vista" de Oxford mais simples para começar antes de me aventurar por tudo aquilo que é deveras bonito mas de difícil passagem para o papel!
E claro, pessoas nem pensar que a dor de cabeça já era muita!


sexta-feira, 30 de junho de 2017

10 * 10 SESSÃO #08 - MERCADO DA RIBEIRA

Esta 3ª parte do 10 x 10 é, para mim, um desafio e pêras, porquanto sempre fugi de desenhar pessoas.

Seguem os resultados dos 2 exercícios lançados pelo Nelson Paciencia (obrigado meu caro!)

Exercício #1:



Exercício #2:



E obrigado a todo o grupo, foi uma sessão deveras animada! 



sexta-feira, 16 de junho de 2017

10 x 10 Lisboa - Miradouro de Nª Srª do Monte

Começa a ser um lugar comum mas não posso deixar de congratular os organizadores desta iniciativa e neste caso em particular o Pedro Loureiro que conduziu esta sessão de uma forma exemplar.
Aprendi imenso e foi um final de tarde de excelente convívio!
Bem hajam!

Seguem pois os resultados dos 3 desafios:

1. Desenhar o skyline de Lisboa a partir de um ponto fixo





2. Desenhar, de baixo para cima, todos os elementos que compõem o caminho que vai de um ponto fixo a um elemento importante - neste caso o Miradouro da Graça 




3. Desenhar rapidamente a silhueta da primeira pessoa que ouvirem falar de algum elemento da cidade - neste caso Cristo Rei e Ponte  25 de Abril (o Branqueamento foi enquanto ninguém falava de nada relevante!!!)



sábado, 10 de junho de 2017

10 x 10 Lisbon - "ESTÁTUAS E MONUMENTOS"

Teve lugar na passada 4ª feira, dia 7-06, a 5ª sessão da série 10 years x 10 classes in Lisbon, desta feita conduzida pelo Nelson Paciencia.
No seu último post alusivo ao tema, publicou o texto que criou para nos dar o mote e a inspiração necessárias ao início dos trabalhos e que, no meu entender, resultou muito bem, pois foi uma sessão muito desafiante e sobretudo muito produtiva e de imensa aprendizagem.
Seguem os meus 2 trabalhos que resultaram desta fantástica sessão:





quarta-feira, 7 de junho de 2017

10 x 10 Lisbon - "O Edifício Mais Antigo de Lisboa"

Na passada 4ª feira teve lugar a 4ª sessão do programa 10 years x 10 classes subordinada ao tema "O Edifício Mais Antigo de Lisboa".

Esta sessão foi brilhantemente conduzida pela Guida Casella e contou ainda com o apoio de Lídia Fernandes, Coordenadora do Museu, a quem devemos também um grande obrigado. 

O edifício é magno, e uma infindável fonte de inspiração, haja jeito e habilidade para aproveitar!

De novo, um grande obrigado a toda a organização porque esta série 10 years x 10 classes é sem dúvida uma iniciativa ímpar.

E como ainda hoje nos foi de novo solicitado que publiquemos os resultados.... cá vão:





segunda-feira, 5 de junho de 2017

Igreja da Nossa Senhora da Encarnação

O plano de desenhar uma igreja por semana está longe de ser cumprido e por isso mesmo está a avançar tão devagar... fazia tempo que não pintava neste caderno, desta vez a Igreja da Nossa Senhora da Encarnação.


sábado, 27 de maio de 2017

10 x 10 - Objectos de domínio público - Lago de S. Domingos

No segundo exercício escolhi um candeeiro típico de Lisboa.


No terceiro exercício teria de utilizar o mesmo objecto mas agora com pessoas(que eu não sei desenhar) mas valeu o exercício. Muito bom!


domingo, 19 de março de 2017

Mais uma igreja para a colecção, desta feita a Igreja da Madre de Deus.

Another church to join the colection: Madre de Deus' Church.

sábado, 11 de março de 2017

Mais uma igreja para a colecção, desta feita a Igreja da Madalena.

Another church to join the colection, this time Magdalena's Church.




quarta-feira, 1 de março de 2017

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Igreja do Santíssimo Sacramento - Lisboa

Mais uma Igreja de Lisboa a compor um caderno dedicado ao tema ... mas que tarda em crescer!!!

Another Lisbon Church added to a sketchbook fully dedicated to the theme… but it’s taking too much time to grow!!!!


quinta-feira, 4 de agosto de 2016

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Igreja do Menino de Deus

Desta vez não me limitei ao edifício da igreja, talvez por ter um traço diferente do tradicional e, para compor, decidi incluir mais uns prédios do largo.


quinta-feira, 28 de julho de 2016

Workshop em Galway com Róisín Curé, Shari Blaukopf e Marc Taro Holmes


Dias 14 a 16 de Julho decorreu em Galway um workshop de Urban Sketching. Ao todo éramos 45 participantes organizados em 3 grupos.
Durante 3 dias cada grupo trabalhou um dia inteiro com cada um dos magníficos orientadores/formadores, tendo tido a oportunidade de captar a essência da visão da Róisín, Shari e Marc.
Partilho aqui alguns dos trabalhos que fiz.
Espero que gostem. 

The Long Walk - Galway
com Shari Blaukopf



Galway's Fishery Watchtower
com Róisín Curé


Galway's Cathedral
com Marc Taro Holmes