Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Desafio92. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Desafio92. Mostrar todas as mensagens

sábado, 25 de agosto de 2018

"QUINTAL DA ANA" | Aljezur - Algarve - 2018

Desta vez o modelo escolhido foi o "quintal da minha Amiga Ana".
Quando a "mão está quente", o tempo não é problema e o "smart coiso" (maquineta infernal) não nos desvia o olhar do papel... tudo corre bem e a probabilidade de sair qualquer coisa de interessante é muito grande...

Pedro Gomes 




SÃO PEDRO DO SUL | Capital do Termalismo - 2018

7 horas da matina, foi a hora escolhida para começar a desenhar... que silêncio...!!! só o galo cantava na tentativa de acordar os habituais banhistas que frequentam os dois principais balneários termais - nas minhas costas o Balneário D. Afonso Henrique e às minhas "17h00", lá em baixo, na praceta, o Balneário Rainha D. Amélia.
Empuleirado numa escada de serviço, à minha frente, tinha a Obra de recuperação e beneficiação das antigas Termas Romanas de São Pedro do Sul - Monumento Nacional desde 1938... para o próximo ano quero lá voltar para desenhar o edifício reconstruido.

Pedro Gomes




MUSEU MUNICIPAL DE ALJEZUR | Algarve 2018 

Este foi talvez o desenho que mais gozo meu deu a fazer !!!
Bem instalado à sombra de um medronheiro, sol quente e a pique (+/-40.C) lapiz B, caneta uni-ball, bom papel e aguarelas da Winsor & Newton... tudo estava a posto para começar.
Missão: perspectiva alargada, traços rápidos e seguros, paleta de cores reduzida, essencialmente, não massacrar o papel... 

Pedro Gomes



SANTA CLARA-SABÓIA | Estação de Comboio - Agosto 2018   

Os 40 minutos de espera, antes da chegada do Pendular Faro - Porto, foram suficientes para esboçar 2 vistas da Estação de Santa Clara-Sabóia, localizada no Alentejo para quem não conhece, o resto... o resto... já se sabe... foi uma luta dos diabos para a pintura dos desenhos já dentro do Pendular durante a viagem até ao Porto. As poucas paragens do Pendular foram 100% aproveitadas para concluir as linhas fininhas que exigiam uma mão mais firme e segura... CATA CAN... CATA CAN... CATA CAN... uma aventura !!!

Pedro Gomes

















                          





















quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Porto: dia 2

Quando o tempo é pouco, os desenhos são feitos a correr, em pé, e a pensar para onde se tem de ir enquanto se está a desenhar. O resultado não é o mais importante, mas o processo, todos sabemos. Por isso este amontoado de pouca lógica. Ainda bem que o desenho não é uma fotografia! 😅

domingo, 12 de agosto de 2018

Simpósio no Porto


O meu primeiro desenho no Porto foi uma tentativa de casario que não tive tempo de terminar. Está ali em cima, à esquerda. Depois foi muita conversa e horários sempre em atraso...

Cheguei tarde à livraria Lello, mas ainda me deixaram entrar. O Matias precisava de ir dormir, pelo que abri o caderno e desatei a desenhar como senão houvesse amanhã... 
Ao olhar para as linhas pretas pensei: "bolas, isto está mesmo mal...."
Tirei a caneta sépia e desatei a desenhar a Reham Ali que estava do meu lado esquerdo, a Gail Wong, um pouco mais à direita, e a Johanna Krimmel, ainda mais à direita.

Terminei e fui deitar-me a pensar que o Porto ia ser um desastre...


No dia seguinte, o da acreditação na Alfândega, decidi que ia desenhar apenas. Nada de aguarelas, nada de cor. Todos os momentos que tivesse seriam para a linha. Das janelas da sala do Arquivo, a vista para a cidade era deslumbrante. Fui fazendo este desenho aos poucos. Num dos momentos, um brasileiro chorava ao meu lado enquanto falava ao telefone. Estava perturbado com alguma coisa que estava a acontecer no Brasil à sua família. Sentia-se impotente por estar deste lado do oceano. 
Desligou o telefone.
Perguntei: 
- Está tudo bem?
- Não, está tudo mal. Está tudo mal...
- Vou buscar-lhe uma cadeira e um copo de água.
- Obrigado, muito obrigado.
Fechei o caderno.
Consegui primeiro a cadeira, mais tarde o copo de água.
Falei um pouco com ele.
Só voltei a desenhar ao final do dia, na Praça da Ribeira...


Palavras para quê? 
Este foi um momento que gostei muito de partilhar com a grande Cláudia Mestre e o Filipe Almeida, com quem não estava já há algum tempo e soube-me mesmo bem!

Começou assim o meu Simpósio no Porto!

terça-feira, 31 de julho de 2018

Desafio 92 - Agosto é ... a gosto

AGOSTO É ... A GOSTO. Desenhem muito e o que mais gostarem. Até 25 de Agosto. Atenção às regras, nomeadamente a etiqueta: Desafio92 (sem espaço).