Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Encontro 84. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Encontro 84. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Encontro 84 - Dia das Aves na Gulbenkian

Estava um excelente dia para um passeio no jardim, mas à sombra, porque o sol não estava fácil de aguentar. Como era o dia das aves comecei logo as tentativas de desenhar os patos que vim a constatar serem animais bastante irrequietos. É que não paravam sossegados nem um pouco.
Lá acabei por ter algum sucesso a desenhar um pombo que estava deitado na relva, muito sossegado a posar para o caderno da Emília.


Já com os olhos trocados de observar tantos patos a mexer optei por procurar paragens mais sossegadas.
Acabei por encontrar uma série de sketchers sentados quase em fila ao longo do caminho junto do lago, diante de um belo cenário. Acabei por ficar também por ali a admirar a paisagem enquanto a minha mão ia transcrevendo o que os olhos viam.


Dia das Aves.


Mini patos no Jardim da Gulbenkian.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

As aves do melhor espaço verde de Lisboa

O que fazer quando temos muitos desenhos feitos do mesmo encontro de diários gráficos?
Vacilo sempre entre:
- não publicar alguns desenhos;
- publicar uns aqui e outros no blogue pessoal;
- colocá-los todos de seguida correndo o risco de tornar o post aborrecido.

Neste caso, porque os patos me levaram a desenhar uma série de manchas de aguarela, colocar tudo de seguida (mas na horizontal), pareceu-me a maneira mais interessante.
Depois de os observar durante algum tempo, o que mais me fascinou foram as cores e as posições da cabeça. Numa primeira abordagem quis agarrar as formas e as cores só com a mancha:


Depois andei de roda apenas de um pato e tentei desenhar as diferentes posições, o que só era possível com desenhos ultra rápidos:
Resumindo: mais um excelente encontro na Gulbenkian, com um grupo de pessoas fantásticas e com várias que apareceram pela primeira vez!
Fotografia: Paula Corte-Real
 Fotografia: Paula Corte-Real

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Dia das aves na Gulbenkian - Encontro 84




Achei os patos do jardim da Gulbenkian um pouco interesseiros... acercavam-se olhavam-nos expectantes, mas depois percebiam que era só desenho... que não havia comida e iam-se embora. 

A difícil arte de caçar patos...

Dia quente ... mas a Gulbenkian é sempre tão fresquinha. Dia das aves com malta dos desenhos! Irresistível, o encontro! Difícil foi caçá-los quietinhos ... mas que bom foi ver com olhos de VER os patinhos e suas lindas penas coloridas, mesmo ali à nossa beira. Que festival de cor tão bom! O resultado? Esse ? Valeu o caminho e a companhia e a mão que se vai soltando ;-) Partilhemos, então!
 Estiveram tão pertinho ...
Este estava tão sossegadinho ... Lá pisei o canteiro, sem querer, para o apanhar ... e lá levei um sermão do segurança. Sketcher risca e arrisca ! "Só pisei lama, a sério, a sério!"

Encontro 84 -Dia das aves na Gulbenkian



...e assim aconteceu um agradável convívio com um tema difícil (mexem -se muito !)...

Encontro 84 USkP - Dia das Aves no Jardim Gulbenkian, Lisboa




http://draughtmancontract.blogspot.pt/2015/09/encontro-84-uskp-dia-das-aves-no-jardim.html

domingo, 23 de agosto de 2015

19 Set - Encontro USkP - Dia das Aves no Jardim Gulbenkian, Lisboa


No próximo dia 19 de Setembro celebra-se o "Dia das Aves" a Fundação Calouste Gulbenkian e os Urban Sketchers irão realizar mais um encontro de Diários Gráficos no Jardim Gulbenkian. O encontro é às 14h30 e a partilha de cadernos às 17h no Centro Interpretativo Gonçalo Ribeiro Telles.
Não faltem!