Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Maria Canastreiro. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Maria Canastreiro. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 25 de março de 2015

Poetas em pedra


O Parque dos Poetas em Oeiras foi o cenário para mais um encontro dos USkP. Decidi levar a Maria, a minha sobrinha de 8 anos, porque ela já tinha revelado grande vontade e apetência para o desenho durante as últimas férias do verão.


Ao princípio andou a patuscar um pouco, a gozar com os rabos à mostra de alguns dos poetas. Mas, chegando junto à estranha estátua do David Mourão Ferreira, entrou num modo de absoluta concentração. Aqui está o meu desenho, para comparação.


Mas a concentração dela não se tinha esgotado. Encontrou a Florbela Espanca no topo da colina e pôs-se confortável para desenhar a sua formosa figura feminina de pedra.


Logo após um último desenho do Fernando Pessoa (que insistia em chamar Fernandes Pessoa), teve um breve momento de tristeza. Apercebeu-se que as fotos em grupo marcavam o final do encontro e o final da patuscada.


Ali, decidi que a havia de levar aos próximos encontros o mais que pudesse. Estou curioso em perceber como é que a sua habilidade no desenho vai progredir com cada novo encontro. Para já, tivemos de nos contentar com um desenho feito a dois durante o lanche. Eu fiz a linha, ela deu a cor e os diálogos.


(História contada também em http://pedromacloureiro.com/)