Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Estela Safara Cameirão. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Estela Safara Cameirão. Mostrar todas as mensagens

domingo, 9 de julho de 2017

Estela Cameirão

É já no próximo sábado día 15 de Julho no Museu do Carmo no âmbito do ciclo de oficinas "Vamos desenhar com..." que a Estela Cameirão nos vai falar do seu trabalho e fazer uma proposta para desenharmos.

Atenção que desta vez é às 10h30 e não às 15h como de costume.


sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Diário Gráfico por ... mim

Amigos,

tive o desafio de expor alguns dos meus cadernos numa sala da SHE - Sociedade Harmonia Eborense. Um desafio que é ao mesmo tempo uma janela que se abriu no início deste novo ano 2016.

Aproveito para a todos desejar um ano espectacular, vivido na alegria das pequenas coisas tantas vezes as mais importantes. Feliz ano novo! E muitos desenhos!

Podem vir até Évora para ver a exposição e desenhar... há sempre bons motivos para vir a Évora. 

A exposição é inaugurada hoje, dia 8 de Janeiro e termina a 30 de Janeiro. Espero que gostem. Bom ano a todos!


Desenho da janela da casa dos meus pais em Reguengos de Monsaraz - este é o desenho do cartaz da exposição - e este desenho faz um ano. 

Desenho de 1 de Janeiro de 2016 - também com uma janela, mas a mostrar o que se passa no lado de cá. 

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Antiga Fábrica dos Leões - Évora

(a)riscar o património também aconteceu em Évora. E que grande encontro!!! 
Gente muito gira, fixe e que desenham tão bem!!!! Obrigada a todos pela vossa presença! 
Mais uma vez o desenho juntou-se ao Património Eborense, desta vez a Antiga Fábrica das Massas, a dos Leões.




quarta-feira, 8 de julho de 2015

E porque não?... Portel.

E porque não? Porque não publicar alguns desenhos de Portel? Em Maio fui lá desenhar com os Évora Sketchers. O tempo passa mas os desenhos não. 




segunda-feira, 23 de março de 2015

Sketchers de Évora na Graça do Divor

Pronto, eu sei que alguns aguardam pelos resultados do que aconteceu no Alentejo, lá para os lados da Graça do Divor. Esse dia em que se juntaram uns sketchers que adoram desenhar e, ... também comer (bem) nã fossem alentejanices entranhadas desde a nascença e ... pronto.
 
Gosto imenso de poesia. Florbela Espanca, Sophia de Mello Breyner, etc ... Pessoa, também. Mas não podendo estar em 2 lados ao mesmo tempo, no dia 21 de Março, juntou-se a malta dos Évora Sketchers à Rota das Igrejas d'Évora, que é mais um evento de qualidade que se tem realizado desde há 5 anos aqui por estes lados. Foi por isso que fomos parar à Graça do Divor.
 
Claro que não poderia faltar um belo almoço com sopinhas alentejanas: sopa de tomate, sopa de feijão com catacuzes e sopa de cogumelos com poejos... nesta altura estão a pensar "Olhem bem o que perdi!"...
 
Por tudo isto e mais outros motivos, vale bem apena virem ao alentejo ter cá com a gente!!!! :)
 




 


terça-feira, 17 de março de 2015

Fomos desenhar para os lados da Sé

Fomos desenhar para os lados da Sé de Lisboa, mas eu mal vi a Sé... fiquei sentada nas escadinhas da Sé a olhar para a composição dos telhadinhos, águas - furtadas, chaminés, antenas e ... o Cristo-Rei ao fundinho...
Não deixei o caderno para a exposição (desta vez), mas partilho o desenho a aguarela... que digo-vos... não era isto que eu esperava ter feito.


segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Carrapatelo e São Pedro do Corval

Um bocadinho do Alentejo... uma partilha sobre duas aldeias muito simpáticas: Carrapatelo e São Pedro do Corval. No dia 2 de Janeiro um grupito de "alentejanos" sketchers (Luís Ançã e João Matos) saíu para desenhar e ... almoçar... e não digo mais nada! ;)





sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

1 Janeiro 2015


A quadra natalícia é em família, no cantinho do calor humano e da lareira. A casa é em Reguengos de Monsaraz. Esta partilha, ainda sabe a passagem de ano. Com isto desejo a todos os Urban Sketchers um ano novo repleto de desenhos, partilhas, encontros e muita animação.

Este desenho foi feito pouco antes da meia-noite. utilizei lápis de aguarela. Fogo! Desenhar o fogo é mesmo difícil... vou voltar a tentar!


Esta é a vista das janelas da casa dos meus pais, em Reguengos de Monsaraz. A vista para a praça, a Praça de Santo António, onde passei a minha infância... tão boas memórias! 

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

67º Encontro USKP - Loulé

O encontro em Loulé foi mesmo bom. No regresso, sentia o sabor da realização e satisfação, pelos momentos tão bem passados a desenhar e pelos encontros tão enriquecedores com pessoas inspiradoras.
Obrigada à Câmara Municipal de Loulé, ao Projecto TASA, e especialmente, à Sara Fernandes, a nossa anfitriã.
No começo do encontro - à porta do mercado em Loulé.

Não resisti a publicar este desenho  - gosto dele. ;)

No mercado tradicional em Querença - comprei batatas doces, mas mais pequenas.

A igreja de Querença. Durante o desenho tive 2 espectadoras fiéis do príncipio ao fim; foi engraçado ir ouvindo os seus comentários.

Não há encontro sem bons almoços, e este foi mais um deles, na "Casa do Pasto", em Querença.

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Flores e Corvo

Descando. Silêncio. Paz. Natureza. Trilhos. Aventura. Mar. Beleza.
Sabores. Criação. Humidade. Chuva. Arco-Iris. Nossa Senhora.
E continuava por palavras soltas, a trazer à minha memória esta viagem...
Fui descansar à Ilha das Flores. E numa viagem, inesquecível, de barco, enfreitei um mar picado até à Ilha do Corvo...
Partilho alguns desses momentos em desenho. É dificil... os verdes são tantos, tons ténues e infinitos que a minha caixinha de aguarelas não tem capacidade de me oferecer... ou talvez seja eu, que não a sei usar bem...

No entanto, tirei uma conclusão. Se as fotografias são redutoras a traduzir a natureza intensa, forte, fresca e serena destas ilhas; pelo menos, no meu caderno, encontro desenhos que me fazem recordar todos os sentidos que usei quando estive ali. =)








quarta-feira, 15 de outubro de 2014

(A)RISCAR O PATRIMÓNIO - ÉVORA (atrasei-me)

(atrasei-me)

Desenho e Património, são dois ingredientes para tudo dar certo.
Nem a chuva, granizo, trovões, pés molhados ... faz esquecer os bons momentos de desenho e partilha em Évora, no 62º Encontro de USK, no âmbito da iniciativa da  DGPC – Direcção-Geral do Património Cultural

Não esqueço! E um bom auxiliar de memória é o meu caderno.
Partilho o meu trabalho desse dia. (atrasei-me)


 




sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Nata de Évora

 
 
 
Este, é só para aguçar o apetite àqueles que quiserem vir a Évora desenhar no 62º Encontro USKP, no âmbito do evento (a)riscar o património/Heritage Sketching. :)
 

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Mosteiro de São Bento de Cástris

Desafiaram os USKP a participar na II Residência Cisterciense de São Bento de Cástris, em Évora, no passado dia 20 de Setembro, sábado. Na sobreposição de agendas, decidiu-se que a participação seria assegurada por uma pequena representação de Sketchers do Alentejo.

Este ano de 2014, o tema da Residência foi: da Estética monástico-religiosa, com algum privilégio para as temáticas da Música.

A apropriação do espaço pelos sons, fazendo da música o fio condutor da Residência, através de comunicações temáticas mas, também, de audições seleccionadas e comentadas a partir do extenso, e mal conhecido, espólio musical desta Casa Cisterciense dar-nos-á a possibilidade de ouvir melhor as diversidades conjunturais e os seus ritmos, as dimensões de valorização patrimonial, acompanhadas de sugestões estéticas em vários domínios (desenho, pintura, escultura, pintura mural…) no sentido da fruição plena dos espaços.

Partilho alguns dos desenhos realizados, quer na preparação do evento com uma visita prévia (acompanhada do João Matos), quer do trabalho realizado no próprio dia, que apesar das ameaças da chuva, conseguimos fruir estes espaços do mosteiro acompanhados de reportório musical Cisterciense. O último desenho foi dentro da igreja do mosteiro a escutar o concerto de encerramento com vozes do grupo Ensemble Eborensis.
 
Mas, o último desenho mesmo, foi a seguir ao almoço preparado pelo grupo Caminheiros de Évora, no espaço envolvente à chamada Vacaria do Mosteiro.
 
 
 
 
 

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Duelos e Retratos de Urban Sketchers

Este é o meu 1º "post" no blogue. :) (Confesso que estou com nervoso miudinho, de emoção!)

Sinto-me muito agradecida. Agradecida, pelos rostos que vou encontrando nos USKP. Um  amigo de longa data :), o Mário Linhares, foi quem, um dia, se lembrou de me convidar a desenhar com ele e em grupo. Foi aí que se deu o "clik!" ... depois de conhecer os Urban Sketchers... eu gosto de desenhar!!!
Tenho aprendido imenso convosco! Na partilha, no desenhar com afinco e compromisso, no exemplo de amigos sketchers...
Partilho aqui alguns desenhos de pessoas que têm contribuído para a minha motivação... há muitos mais... vocês sabem... só que ainda não os apanhei a jeito de desenhar! 
;) ... e agora, não vou parar.
 
Na Casa Velha, em Ourém. (Esq.) Mário Linhares e Carmo Pupo Correia (Dir.) Margarida Alvim e Ketta Linhares.

Carmo Cunha, a primeira companheira para desenhar, em Évora.

Luís Ançã, o mestre e inspirador. Motiva, encoraja, anima, ensina... admiro o seu trabalho.  

João Matos, o companheiro sketcher que sabe sempre o que há para desenhar em Évora. Neste desenho, foi apelidado de "santo antónio", não sei porquê? ;)

Durante o Encontro USKP_60º - Rosário, Vicente, Celeste... os outros que estão, não me lembro...


Vicente Sardinha, outro mestre. Aí, como desenha!!! :)

Filipe Pinto com quem já partilhei desenhos, retiros de Diários Gráficos, concertos de "uma espécie" de jazz (lembraste?)... e o Manel Tavares que conhece muito bem os hamburguers do novo Mercado da Ribeira ;)