Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Challenge XLI. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Challenge XLI. Mostrar todas as mensagens

sábado, 26 de março de 2011


Ainda o desenho de um pequeno Almoço tipico do Alentejo. Do tempo em que os queijos frescos ou como se diz por aqui - queijo mole - são de ovelha e frescos. Acompanha um pão caseiro da padaria de forno de lenha. Um pão escuro que não endurece.

Regamos com leite e café de cafeteira. O café que se fazia muito antes do café expresso ser corrente por estes lados.

Enfim, sabores de infancia que é bom recordar, e que partilho convosco.

sábado, 19 de março de 2011

Challenge XLI

O que comi no dia 13 de Março.

Mais uma vez não fui ao encontro, a faculdade anda a dar que fazer...
De qualquer maneira, bons desenhos para todos!

quinta-feira, 17 de março de 2011

CHALLENGE XLI_O QUE COMI HOJE.


Aqui faço referência a alguns aspectos de refeições com pratos goeses, propositadamente para responder a este desafio. As chamuças o achar de manga e o paparis são de compra.
A data da ocorrência foi no sábado passado.

segunda-feira, 14 de março de 2011

CHALLENGE XLI


Por questões técnicas tive de partir o desenho em dois. A ideia era de um frizo cronológico.

domingo, 13 de março de 2011

CHALLENGE XLI

Finalmente consegui responder ao challenge. Como a folha era pequena fui amontoando a "loiça" ao longo do dia.
Um pequeno lanche em familia depois de um dia agitado e a comer coisas sem interesse.

sábado, 12 de março de 2011

Um dia especial hoje. O almoço, esse não foi nada de especial, foi simples. Hoje, o mais importante era a companhia. Como o almoço, deixo o registo, também ele simples.

Resposta ao Challenge XLI

Aqui vai o que entranhei em 9 de Março de 2011.
O que mais gosto é do pequeno almoço e de usar o cortador redondo (slider) para cortar maças inteiras.
O cenário foi a bancada da cozinha e a mesa redonda das refeições.
Um sketcher da Maria Celeste

Challenge XLI

A volta diária por Lisboa e arredores, entre colinas, serras e lezírias.
Mais um dia e mais um desenho que fomos fazendo. Esta sexta acabou com um café e bolinhos seguido de um licor de poejo que se recomenda, que acompanhou uma jogatana de cartas, tudo claro em boa companhia.

quinta-feira, 10 de março de 2011

quarta-feira, 9 de março de 2011

Challenge XLI - O Que Comi Hoje

Caderno Winsor & Newton A4, 170 g; mina de grafite 5B e aguarela.
Foi necessário digitalizar em 2 vezes e juntar as partes num programa de tratamento de imagem.

terça-feira, 8 de março de 2011

Challenge XLI

Exercício clássico para as próximas semanas:
"Draw everything you eat today" (Danny Gregory)

Numa única dupla página, vamos desenhar e escrever/esclarecer o que ingerimos num dia inteiro.

desenho: Peter van Allen