Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Viana do Castelo. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Viana do Castelo. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

2º encontro USkP Minho

 


2º encontro USkP Minho

Viana do Castelo

19 de Fevereiro de 2022

A partir das 10h em frente à estação

Não é necessária marcação.

Mais informações: USKminho@gmail.com

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Diário Gráfico 52

Assim começou o DG nº 52
à esquerda, como sempre, um desenho da Simone para inaugurar mais um caderno...
à direita, um fim de tarde na TTB (Tasca do Tone Bento)...antes das ovas, búzios e uma fritada de peixe

sábado, 16 de fevereiro de 2019

Viana do Castelo


Fiquei muito entusiasmada com esta iniciativa Sketching com História e até disse ao Eduardo que gostaria de fazer uma residência. A realidade foi totalmente diferente e não consegui fazer nada nem sequer estar no Encontro de Viana do Castelo, que contava mesmo ir, porque à última da hora tive de alterar a ida de sexta para Domingo e lá falhei novamente. Na manhã de segunda só tive tempo para fazer estes desenhos na Pousada de Viana do Castelo, um da varanda do quarto e o outro do acervo que tinham lá em exposição.
Parabéns a todos os que estiveram envolvidos nesta iniciativa admirável.






terça-feira, 20 de novembro de 2018

Sketching com História em Viana do Castelo

Mais um encontro do projecto “Sketching com História”, desta vez em Viana do Castelo. Cerca de 30 pessoas encontraram-se no navio Gil Eanes e, a partir daí, foram descobrir a cidade.

Faltam 3 encontros e ainda algumas residências. No fim, esperamos reunir cerca de 100 desenhos das 10 localidades do Alto Minho e publicar um belo livro.

Os desenhos em baixo: vista de Viana a partir do navio, a av.dos Combatentes com os seus belos edifícios Arte Deco (sempre com Santa Luzia ao fundo) e uma ruela, a esquina da rua Espírito Santo com a rua das Padeiras.




terça-feira, 13 de novembro de 2018

Rua de Sá de Miranda - Viana do Castelo

Estacionado nas traseiras das Finanças, no lugar de uma ambulância, enquanto a Daniela foi ali comprar uns bilhetes para o teatro e levantar dinheiro a um MB. Pintado em casa. 

domingo, 11 de novembro de 2018

Viana do Castelo. 17 de Novembro

No próximo dia 17 de Novembro acontece o sétimo  Encontro integrado no ciclo “Sketching com História”* que o CIM (Comunidade Intermunicipal do Alto Minho) nos desafiou, aos USkP e USkPNorte, a organizar.

Ponto do encontro na Alameda 5 de Outubro junto à Biblioteca Municipal, às 11 horas. Chegada ao Porto às 19h. Oferta aos participantes de almoço e transporte (ida e volta) de camioneta (parte do Porto, estação ferroviária da Campanhã, pelas 9 horas. IMPORTANTE: é necessário inscrição prévia (lotação da camioneta limitada) FAZER AQUI

*O ciclo “Sketching com História” faz parte do Projecto “Alto Minho 4D-Viagem no Tempo” promovido pelo CIM que se associa ao Programa de comemorações do Ano Europeu do Património Cultural em Portugal   


quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Da minha residência em Ponte de Lima

Alguns desenhos

O Edifíco da Caridade


Talvez o desenho mais rápido que já terei feito desde que desenho em cadernos...é cada vez mais me convenço de que é assim que devo desenhar sempre. Afinal de contas isto de desenhar tem que ser um gozo e não um sofrimento...  

segunda-feira, 4 de junho de 2018

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

(a)riscar património em Viana do Castelo

O primeiro desenho do nosso encontro a norte. A entrada do Convento de São Francisco do Monte, em acelerada e lamentável degradação. Mais desenhos no blog USKP Norte.

terça-feira, 6 de junho de 2017

Viana do Castelo I


Sábado dia 27 de Maio, a convite do Marcelo de Deus, rumei até Viana do Castelo para me juntar ao Eduardo Salavisa, Mário Linhares e Tiago Cruz para uma sessão de palestra / encontro de desenho. Ficámos instalados na Casa Manuel Espergueira situada na rua de mesmo nome, um sitio absolutamente fantástico, uma casa lindíssima com todas as condições dos melhores hotéis que por aí andam. Fomos recebidos por todos à boa maneira Minhota sempre com muita boa disposição e humildade típicas deste amável povo nortenho. 


O tempo não estava para brincadeiras e após uma semana de sol, o céu Vianense parecia querer desabar em água a qualquer momento, o que felizmente não aconteceu... Após o pequeno-almoço rumamos até à Biblioteca Municipal, projecto do Arq. Álvaro Siza,  onde se iriam dar as conferências sobre o uso do diário gráfico e a importância que ele pode ter nas nossas vidas...


...que após umas trocas no alinhamento, a palestra acabou por correr da melhor forma possível e inesperada. Os participantes tiveram a sorte de ouvir 4 pontos de vista diferentes mas que se tocavam entre eles, proporcionando um discurso fluido e coerente a 4 vozes. Consegui desenhar parte da apresentação do Tiago Cruz onde ele destacou a importância de desenhar sempre nos tempos mortos, sem preparação prévia, dos prós e contras de pertencer a uma comunidade de desenhadores, entre outros assuntos. A opinião das pessoas que estavam mais próximas de mim foi unânime: "Foi fantástico e a vossa paixão pelo desenho deu-me vontade de começar também..."  E é a ouvir coisas como esta que eu acredito que vale mesmo a pena andar nisto.

Continua...

Viana do Castelo

Foi um dia bem passado a convite do Marcelo (obrigado Marcelo). Hospedados na Casa Espregueira e Oliveira (primeiro desenho), conversámos sobre desenho em cadernos (belo tema) na Biblioteca e à tarde deambulámos por Viana. Mais dois aqui (desta vez desenhei pouco).



domingo, 4 de junho de 2017

Viana do Castelo


Quando uso cadernos desdobráveis, gosto que os desenhos se misturem.
Neste caso, a vista panorâmica de Viana do Castelo misturou-se com desenhos a lápis de cor e caracteres chineses feitos em aulas anteriores.

Por momentos, aquela vista parece asiática, mas não. Estão lá os estaleiros navais, o monte de Santa Luzia, a biblioteca do Siza, o prédio Coutinho, um pouco da ponte desenhada pelo Gustave Eiffel entre o casario.

Obrigado Marcelo pela organização. Foi um prazer voltar a Viana, cidade incrível para desenhar.
Com aquele auditório maravilhoso junto ao rio, o Simpósio de 2023 tem de ser em Viana. Bora lá começar a preparar isso! ;)

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Viana do Castelo

Neste sítio tive uma aula só para mim. Como começar a meter pessoas nos meus desenhos.
Como representar sombras frias e quentes.  Deitar fora o preto. Obrigado Pedro.
Ver-te desenhar e pintar ao vivo é ainda mais entusiasmante do que ver só o resultado final.
Estou morto por acabar este caderno para começar a aplicar mais alguns conhecimentos e materiais.
E obrigado a todos os presentes, todos mesmo...principalmente aos que se arriscaram pela primeira vez.
 Para mim foi muito, muito bonito.  

Viana do Castelo


Viana do Castelo, Portugal, 27.05.2017
avista.naocoisas.com