Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Challenge XXI. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Challenge XXI. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 3 de junho de 2010

CHALLENGE XXI_COLAGENS_VIII ENCONTRO EM V. VIÇOSA



EM BUSCA DE OBJECTOS RESGUARDADOS OU SOTERRADOS
Serve esta para :
1. Dar a minha continuidade aos desafios neste Blog;
2. Justificar a minha ausência no VIII Encontro em Vila Viçosa. Aproveito apenas para fazer colagens de imagens neste Challenge. Mas apreciei imenso os trabalhos expostos.
3. Manifestar o interesse especial por aquela localidade: motiva-me um pequeno projecto de investigação que há longos anos está em "stand by". A intenção era averiguar alguns objectos decorativos de arte oriental, correspondentes à clássica indo- portuguesa, numa determinada época, que porventura se aproxime dos da imagem aqui postada ( de teca, sissó e pinos de marfim);mas vou tentar concluir a pesquisa, posteriormente, em altura apropriada.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Challenge XXI - colagens




































































Espero ainda vir a tempo do challenge XXI. Esta é uma série de 4 desenhos do meu moleskine com colagens, acrílico e tinta da china, e com vários cortes de folha para folha.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Challenge XXI

Nas aldeias esquecidas da Beira Baixa, os dias vão passando, devagar. Os que resistem, estabelecem bonitos diálogos com animais e plantas.

Colagem, segunda tentativa


Mais uma brincadeira da tesoura e da cola...

sábado, 15 de maio de 2010

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Challange XXI


Colagem, primeira tentativa

Depois de alguns recortes, ataques a revistas antigas acabei por fazer amizade com a tesoura, mais ou menos. Aqui vai o primeiro ensaio, entretanto reuni uma caixinha de recortes a pedir outras composições. Esta já está coladinha no meu diário....

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Colagem


Challenge XXI - Vermelho

após um passeio por monsaraz, o retiro do atelier, ao som do piano de schumann

Challenge XXI - Colagens


Este é um quadro que tenho em casa e que fiz um dia em que quis juntar uns quantos desenhos e recortes sobre Viagens.
O desenho da carrinha "pão de forma" foi feito numa toalha de mesa num restaurante em Aljezur.
O mapa é de Marrocos e a estação de comboios é do Pocinho, no Douro.
É um quadro que tenho perto do computador e que me ajuda a "viajar".

terça-feira, 11 de maio de 2010

Challenge XXI




Tive conhecimento do Challenge pouco depois de começar esta (des)construção e colagem feita a partir de fotocópias de desenhos que tenho feito da cidade de Évora... Tirando proveito da textura das pedras da calçada... foi este o ritmo que surgiu...

Challenge XXI

Como não podia faltar a este desafio pedi ao Eduardo, visto que ainda não me inscrevi, para me colocar duas das minhas colagens. A colagem é a minha técnica preferida no desenho e eu tenho muitos cadernos com colagens. Nalguns também faço uns registos com grafite ou caneta.


Challenge XXI

Ai..Totoloto...Totoloto...


Colagem+Aguarela+Tinta da china

Challenge XXI

Homenagem a SCHUMANN- Fevº- 10

Colagem + caneta de aparo + sépia.