Duas rodas ou melhor dizer - dois cilintros - Está parado, ali mesmo, hà uns tempos a aguardar que o tempo permita a continuação da reparação do pavimento degradado dos arruamentos do parque industrial de Évora.
Menu superior
- Início
- Sobre os USkP
- Junta-te aos USkP
- Agenda dos Sketchers
- Iniciativas
- Sketchers no mundo
- Contactos
Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.
John Ruskin, intelectual inglês do século XIX
Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.
Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio
Mostrar mensagens com a etiqueta Challenge XXXVIII. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Challenge XXXVIII. Mostrar todas as mensagens
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011
quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011
domingo, 13 de fevereiro de 2011
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011
domingo, 6 de fevereiro de 2011
Pessoas e 1 bicicleta
sábado, 29 de janeiro de 2011
Perto, longe e vice-versa
Contradição seria não usar o corpo todo.
Como os Urban Sketchers bem sabem (e praticam), além da mão e dos olhos, também as pernas são amigas do desenho.
No Natal ofereceram-me um caderno de cartolina preta. Com ele vinha um lápis esbranquiçado, mas tem resultado melhor desenhar com corrector.
sexta-feira, 28 de janeiro de 2011
Challenge das contradições

"Haverá algo mais verdadeiro do que ser pessoa entre a multidão?"
Gosto de desenhar plantas. São como as paisagens. "Não se mexem e não reclamam do resultado final", como diz o Eduardo. Elas são fantásticas. Sustêm a sua beleza em silêncio. Não precisam ser elogiadas para se sentirem livres. São o que são e pronto. Em conjunto são extraordinárias. Com o mesmo sol que brilha sobre todas, cada uma procura a melhor posição para fazer sobressair as suas cores. Mas, em conjunto, quase não damos por elas. Parecem todas iguais, não acham?
Haverá algo mais doloroso do que sentir a solidão entre as pessoas?
No entanto, brilham no recanto de um jardim ou na varanda de um prédio como se fossem únicas. Porém, a beleza de cada planta é efémera quando se encontram com outras espécies. Há um luta de território para expandir a raiz. Para procurar um lugar ao sol. Para sobreviver...
Existem diversas plantas da mesma espécie espalhadas por aí... e nem damos conta delas, convencidos que, por serem plantas, são todas iguais!
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
challenge xxxviii - o homem que gritava "gooolooo" nas repetições
Enquanto preparava as minhas aulas no café, este senhor rejubilava com golos marcados minutos antes. Não é uma contradição: é mais uma parvoíce humana.
quarta-feira, 26 de janeiro de 2011
segunda-feira, 24 de janeiro de 2011
Dias de festa, são dias em que nos sentimos bem. Flores animam a casa, velas são colocadas nas mesas em casos especiais e romanticos. Mas nem sempre nos estamos na disposição de fazer festa. Contradição humana que foge ao racional. Festa = Alegria. Porque razão nem sempre assim é? Estas nossas cabeças malucas...Preto e Branco
Respondendo ao Challenge XXXVIII -Contradição

O electrão, como aliás qualquer ente quântico não é onda nem partícula. O electrão é sim um sistema que tem propriedades de uma e outra, sendo portanto potencialmente onda e potencialmente corpúsculo. As duas propriedades não se podem manifestar simultaneamente. (Croca,2004)
sábado, 22 de janeiro de 2011
Challenge XXXVIII - Contradição humana
"O cão era raivoso, mas os figos eram doces como mel". Frase de uma mulher que depois de ter morto e enterrado o marido, plantou uma figueira sobre a sua sepultura. Contradicões (des) humanas...
sexta-feira, 21 de janeiro de 2011
Tu dormes / Eu desenho
Na última viagem de intercidades o meu lugar estava ocupado por uma senhora que calmamente descascava uma laranja, não querendo chatear ninguém sentem-me do outro lado do corredor num lugar vazio.
Ao ritmo constante do comboio o rapaz ao meu lado dormia calmamente e as suas paradas amparadas uma na outra foram o meu entretém ao longo do caminho.
As contradições entre o "eu" acordado e o "tu" dormir são sempre os meus modelos preferidos para desenhar nas viagens. As posições ora serenas ora torcidas, as bocas ora abertas ora fechadas, as mãos ora ao colo ora suportando a face... São inúmeras as variedades, é só escolher!
Resumindo, tu dormes e eu desenho.
quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
Challenge XXXVIII - Sucata e Parques Naturais

O Donax é um velho barco de pesca, que veio por uns dias "descansar" em frente à ilha da Armona e por ali está já há mais de 5 anos.
No ultimo verão sofreu um bocado com as marés vivas de Setembro e tudo leva a crer que por ali vá ficar até ao suspiro final, porque não acredito que apareça alguém que lhe dê um "enterro" decente, apesar de estar numa zona protegida que é o Parque Natural da Ria Formosa.
Subscrever:
Mensagens (Atom)








