Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Vicente. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Vicente. Mostrar todas as mensagens

sábado, 20 de maio de 2023

CAFÉ DA MANHÃ

Pelo Alentejo: Redondo, Vila Viçosa, Vimieiro e Estremoz.

Em dia de aulas tomo o café da manhã no "Mel e noz", fácilmente identificável pela cerca de madeira.

domingo, 14 de maio de 2023

URBAN SKETCHERS BADAJOZ



 Desenhos do encontro de ontem com os Urban Sketchers Badajoz nos "Jardines de la galera".

segunda-feira, 1 de maio de 2023

VOLTA AO MUNDO

A Nova Zelândia fica situada nos antípodas de Portugal pelo que se deu a circunstância de fazer a viagem de ida por um lado e regressar pelo outro, dando assim a volta ao mundo. Antes de partir preparei um pequeno caderno de harmónio para registar as diferentes etapas, desenhando a janela de cada avião.




O total representa as horas de voo.

domingo, 30 de abril de 2023

CAFÉ DA MANHÃ

Gosto de criar projetos pessoais de desenho, "obrigam-me" a rotinas e mantêm-me disciplinado. A 11 de agosto de 2022 começei um projeto chamado "Café da manhã" que consiste em fazer um desenho todos os dias de manhã num pequeno caderno de 12x12 cm, numerado e datado.
Ficam aqui os "cafés da manhã" que fiz durante a minha viagem a Auckland, correspondendo aos desenhos 248 a 258.



Existem dois desenhos 256. Na viagem de regresso saí de Aucland no domingo (23) à tarde e, devido à diferença de fusos horários, cheguei ao Tahiti no sábado (22) à noite e quando cheguei a Los Angeles era outra vez domingo de manhã.

quinta-feira, 27 de abril de 2023

COMER EM AUCKLAND

Nas pesquisas que fiz pré viagem sobre a comida em Auckland percebi que era uma grande mistura de influências asiáticas, australianas e europeias ( nomeadamente britânica ). Fui disposto a comer e a desenhar.


J Love Café, situado na Vincent St, mesmo ao lado do meu hotel, onde tomava o pequeno almoço antes das hostilidades.


Father Ted´s, um pub irlandês onde pensava ir comer Fish and chips (especialidade em Auckland) e, não sei porquê, acabei por comer outra coisa.

Um grande centro com comida de todo o mundo, situado na Queen St, onde comi uns dumplings com espinafres chineses.

F+D=A (Fabian Douglas Arquitecture), situado no Victoria Park Market (ofereci o desenho ao dono do restaurante).

Chongqing, um restaurante Tailandês onde fui comer noodles.


The Terrace, Bar restaurante onde o pessoal se juntava ao final do dia para o drink and draw.

quarta-feira, 26 de abril de 2023

ACHO QUE NÃO ME PORTEI MUITO MAL


 

Depois do regresso e do jet leg, chegou a hora de fazer contas. No total, desde que saí de casa até que regressei desta aventura fiz 89 desenhos, alguns razoáveis, outros nem por isso. Fica aqui o último desenho que fiz em Auckland, uma homenagem ao povo Maori, em sinal de agradecimento aos Neozelandezes que tão bem nos receberam. O desenho foi feito a partir de uma escultura de inspiração Maori que se encontra na praça Aotea.

Kia ora ( saudação e agradecimento em maori ).

sábado, 22 de abril de 2023

FIM



São 10 da noite em Auckand e acabei de chegar da sessão de encerramento do 11º Symposium Internacional dos USK, aqui na cidade de Auckland. Este é o último post que publico "em direto" antes de partir amanhã na viagem de regresso. Os próximos serão já publicados em Portugal e serão um resumo, refleção e complemento do que aqui fui postando. Os desenhos são do Sketchwalk desta manhã que quase foi cancelado por causa da chuva. Duas visões da mesma cidade a partir do Queens Wharf.
É cansativo mas vale a pena ser correspondente português no Symposium USK, por isso vão preparando as candidaturas para 2024 para darem um salto até Buenos Aires para o 12º evento.

sexta-feira, 21 de abril de 2023

O PRAZER DE CONHECER GENTE





GENTE


 Da esquerda para a direita: Jessica Tan da Malásia, Kim Seah Teoh também da Malásia (cuidado com os desenhos dele), eu e o Australiano Stephen Lee, que conheci em Évora em 2018. O mundo é pequeno.

GENTE


O Sketchwalk 2 de ontem à tarde foi na Freyberg Square, e como não havia Workshops àquela hora estavam quase os 500 participantes espalhados como se vê.


Onion é uma participante da Coreia do Sul que está a tentar fazer o retrato de todos os participante no Symposium. Eu sou o 177.



                        

Pelo meu lado, põem-me esta gente toda à frente e eu....... desenho pessoas.