Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Barcelona. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Barcelona. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Sagrada Família - Barcelona

 

Era uma vontade antiga que, finalmente, consegui concretizar: visitar Barcelona.

1 semana em Barcelona não chegou para mim.

É uma cidade que emana criatividade em todos os sentidos e, se pudesse, teria permanecido muitos mais dias.

Fiquei absolutamente fascinada, de alma cheia e com ideias a fervilhar.

A cidade vive e respira Gaudi. Porém, não é só Gaudi.

É um TODO enorme!
Tenho de lá voltar!! :-)

sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Barcelona, a despedida

7 de outubro, domingo, último dia em Barcelona
Antes da partida, ainda houve tempo para conhecer o Hospital de Sant Pau, um conjunto urbano da autoria de Lluís Domènech i Montaner. A sua construção aconteceu entre 1901 e 1930. A sua arquitetura  singular, portadora dos princípios arquitectónicos de Barcelona do século XIX, levou a que a UNESCO, em 1997, reconhecesse este hospital como Património da Humanidade. 
A visita ao domingo foi acertada, não só porque nos abrigou da chuva, mas também porque o "dia aberto".
 
 
O desenho da praxe para um e as hamburgers da praxe para outros.
 
 
Hasta pronto Barcelona!!
 

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Barcelona, dia 4

Retomando os desenhos de Barcelona.

Foi neste hospital que faleceu Gaudi, após ter sido atropelado. Durante os dois ou três dias que esteve internado, foi tratado como um indigente, pois não tinha documentação e vestia-se como tal. Só após a morte é que descobriram a identidade do "indigente". Foi a história que me "venderam".

Recomendo a visita, pois tem uma bela Biblioteca e os Claustros também são muito bonitos.


Junto ao antigo Hospital, encontrei a Paróquia de Santo Agostinho, que está a precisar de umas obras de conservação no interior. O exterior é interessante, pois revela todas as cicatrizes ganhas ao longo dos séculos.



Na Praça Del Pi, encontramos a Feira de Arte que acontece desde a década de 1970.

Já no Bairro Gótico, encontrámos a Catedral de Santa Creu.
.

A Catedral exigiu dois desenhos. 
O segundo desenho tenta representar o pátio da Casa de L'Ardiaca.


Pois é, ser pai tem destas coisas - última paragem - Camp Nou


sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Barcelona, dia 3

Casa Batlló
 
Paseo de Gràcia
 
 
 
 
Casa Milá ou La Pedrera
 
A Sagrada Família
 
 
 
 
 

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Resumo da viagem a Barcelona

Voltei a Barcelona para desenhar. Aconteceu-me uma coisa impensável para a maioria dos seres humanos contemporâneos, para mais em Barcelona em que tudo apetece fotografar! 
Não levei o carregador do telemóvel. Quando fiquei sem bateria, olha...como viria a dizer esse enorme pensador da língua portuguesa, C.Ronaldo..." que se ... eu bato bem! Seja o que Deus quiser!
Não posso tirar fotografias como um japonês.... mas a Daniela tira algumas e eu...bem, eu sou livre! Não preciso de telemóvel para nada! Estou de férias e afinal, quero é sentar-me e desenhar...!
Aqui fica um resumo, sem querer monopolizar este espaço.

É preciso muito atrevimento para tentar desenhar alguns destes delírios tão geniais...

     
    Optei por fazer pequenos desenhos e, como que estudar o Guia que tinha nas mãos...
    coisa que nem sempre faço em férias








segunda-feira, 4 de julho de 2016

A Barcelona de Gaudí

Parti para Barcelona consciente que iria ver o possível e desenhar o que pudesse ao sabor da família e do cansaço das pequeninas. As crianças adoraram Barcelona e resistiram até ao último momento. Fomos vivendo a cidade serenamente com os devidos descansos que serviram para eu desenhar. E nesta nova realidade, que é  desenhar rápido mas de forma muito consciente, descobri uma faceta diferente do desenho. A capacidade de absorver através do desenho em poucos minutos, a essência do lugar. No caso concreto da Arquitectura de Gaudí poderia parecer quase impossível fazer isso mas foi o contrário. Se tivesse muito tempo, iria perder-me  nos detalhes. Assim tive de me concentrar no essencial. 
 A Casa Batló (A minha favorita)
A capa do caderno que focou quase cheio (O meu 1º verdadeiro caderno de viagem)

 As casas do Parque Guell: Parecem casas feitas numa pastelaria para colocar em cima de um bolo

A Rainha Sagrada Família: Vieram-me as lágrimas aos olhos de tanta emoção. Ficamos arrebatados com a grandeza sobre humana desta obra . Não dá para explicar sente-se.

sexta-feira, 1 de julho de 2016

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Gaudí

O Park Guëll é admirável. Gaudí era louco, visionário e um extraterrestre. Só assim se explica a lógica deste cérebro. Encontrei umas minas multicolor perfeitas para desenhar esta imensidão de cor. Os dois desenhos representam aquelas que seriam as casas dos porteiros do condomínio (imagine-se). Para a família não se aborrecer muito estou a esboçar mais rápido. O importante é absorver.

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Viajar

Por incrível que pareça é a primeira vez que viajo para fora do país desde que iniciei a aventura Urbansketcher. Estou a gostar muito desta nova forma de absorver a viagem