Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Mónia Abreu. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Mónia Abreu. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 6 de junho de 2017

Carrinhas "Pão de Forma"

Desenhar carros não é de todo o que mais me atrai mas, foi completamente impossível não me render perdidamente a estas carrinhas "Pão de Forma". :)


segunda-feira, 5 de junho de 2017

Vamos desenhar com...

Obrigada por terem vindo desenhar... comigo, no Museu Arqueológico do Carmo!... :)

Foi um grande desafio para mim, colocar-me do "lado de lá" e falar dos meus trabalhos para um público. No entanto, acabou por ser um exercício muito interessante, porque me fez reflectir em todo o meu percurso e evolução no desenho e pintura.

Como desafio para desenhar: o "contexto". Quando faço um desenho, represento sempre o ambiente que se desenrola em torno do meu alvo principal. Assim, o desafio era desenhar algo que gostassem: um grupo de pessoas, um objecto, um edifício, e... desenhar também a sua envolvente por forma a percebermos o ambiente que os rodeia.




terça-feira, 30 de maio de 2017

VAMOS DESENHAR COM... MÓNIA ABREU

No ciclo de oficinas “Vamos desenhar com...” a decorrer durante este ano no Museu do Carmo, chegou  agora a vez da Mónia Abreu nos vir  falar do seu percurso. É no sábado, dia 3 de Junho, pelas 15h. Promete!



domingo, 12 de março de 2017

Museu Nacional Ferroviário

“Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir. 
Sentir tudo de todas as maneiras. 
Sentir tudo excessivamente..."

(…)

Álvaro de Campos, in “A Melhor Maneira de Viajar é Sentir”






quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Terapia canina e desenhos partilhados a 6 mãos

Rita e Jackie, friends forever...


Desenho por Monia Abreu e Marilisa Mesquita
Pintura por Rita Caré
Apoio moral por Rita Catita


domingo, 13 de novembro de 2016

Oficina de desenho com André Duarte Baptista...

Na oficina de desenho da Casa-Atelier Vieira da Silva deste sábado, o André presenteou-nos com uma bonita apresentação do seu percurso e dos seus trabalhos e lançou-nos 2 desafios com o tema "As partes e o Todo: Identidade do Lugar".

Da sua apresentação, apontei uma frase de Le Corbusier que adoro:

"Desenhar é primeiramente ver com os olhos, observar, descobrir. Desenhar é aprender a ver (...) É preciso desenhar para interiorizar aquilo que foi visto (...)"



quinta-feira, 27 de outubro de 2016

domingo, 23 de outubro de 2016

Azulejo...

Primeira sessão de desenho do Alfabeto Lisboeta 2016/2017: Letra A - Azulejo no Museu Nacional do Azulejo.


quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Pátio dos Artistas...

No portão do nº 69 da Rua Coelho da Rocha em Campo de Ourique acede-se ao Pátio dos Artistas. Um lugar lindíssimo onde os relevos em pedra que decoram as paredes dos ateliers convivem em plena harmonia com as buganvilias e a vegetação que por ali se encontra.


domingo, 16 de outubro de 2016

segunda-feira, 10 de outubro de 2016