Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta 30º Encontro Oeste Sketchers. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta 30º Encontro Oeste Sketchers. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Varatojo III

Ao pé da rua do Castelo fica a Rua do Arante, no Varatojo.
Começei mal com a perspectiva mas também não me chateei com isso, o melhor destes sítios é aparecer sempre alguém que conhece alguém que fez um desenho e tal, conversa...



domingo, 16 de fevereiro de 2020

Varatojo II

Mais um desenho do Varatojo.
Existem sempre conjuntos de volumetrias interessantes nas aldeias, casas com um crescimento mais orgânico que se vão adaptando às necessidades dos seus habitantes.
Estas parecem pobres, mas na realidade, são as traseiras de um conjunto bem maior, onde o muro com portão e brasão revelam uma família importante, aqui, provavelmente entravam os empregados ou caseiros com as suas famílias e animais.



quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Desenhar no Varatojo

É já este Sábado!
Desenhar numa das encostas com a melhor vista sobre a cidade de Torres Vedras, no pequeno e pitoresco aglomerado do Varatojo.
Ponto de encontro no Convento, 550 anos de história, cheio de maravilhas, como a capela, o claustro e a mata.
Como já fizemos um encontro dentro do convento com visita guiada, desta vez vamos explorar as travessas, ruelas e vistas, no entanto, o Convento está aberto para quem o quiser conhecer.
No topo do Varatojo existem também moinhos e miradouros, onde, durante as invasões francesas chegou a existir um reduto, parte do trio de defesa da cidade de Torres Vedras, com o Forte de São Vicente e o Castelo.
Vai ser um belo encontro :D