Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Urban Sketchers Raia. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Urban Sketchers Raia. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

VILA VIÇOSA - 57º ENCONTRO ÉSK + USK RAIA (2)



Bicharada empalhada no Museu da caça.

26º Encontro USK Raia (Elvas)

Encontro na Sé de Elvas e no Museu de Arte Sacra

Os desenhos resultantes estão todos AQUI



Brevemente teremos os desenhos do encontro conjunto em Vila Viçosa
dos USK Raia (Elvas) e dos Évora Sketchers

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Nuvens sobre Elvas

Algumas nuvens pesadas insistiam em participar no 26º encontro dos Urban Sketchers da Raia em Elvas. Impunham-se experiências com aguarela-sobre-chuva.


Ao fim da tarde, desenhadores e chuva deram por findo o dia. As nuvens a poente ardiam sob os olhares vigilantes do castelo medieval e do seiscentista Forte da Graça.


Publicado também AQUI

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Luz e sombra em Elvas


O pequeno Museu de Arte Sagrada de Elvas é uma sequência sinuosa de escadas, salas e corredores – enroladas em torno das paredes da sé – que desembocam num par de pinturas do artista espanhol Luis de Morales, do século XVI. Os Urban Sketchers da Raia fizeram do museu o sítio do seu 26º. encontro de desenho, em busca de abrigo do frio gélido e da chuva teimosa. Passei a maior parte da manhã a estudar como Morales criou o sentido de reverência iluminando o fundo da Nossa Senhora da Assunção e sombreando as figuras do primeiro plano.



O Kuski, um dos meus companheiros desenhadores, levou o estudo da pintura a outro nível, trabalhando por repetição, abordando-o com diferentes técnicas e de diferentes ângulos, encontrando sempre algo de novo a cada desenho. É um bom exercício fazer isto com arte que nos cativa. Devia tentar o mesmo com mais frequência, mas a minha paciência cede ao atrito da repetição.



À tarde, dediquei algum tempo à própria sé, permanecendo no tema da luz e da sombra. Restringi o vasto espectro de luz a quatro valores apenas.

Publicado também AQUI

sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Elvas

Ainda os desenhos que fiz durante o Festival Traço 17 em Outubro em Elvas, bonita cidade cheia de detalhes e vistas para desenhar! E com a companhia de amigos sketchers, melhor!