Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Suzana Nobre. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Suzana Nobre. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 27 de maio de 2024

O Sagres em Aveiro

 As comemorações do dia da Marinha levaram o Navio Escola Sagres a Aveiro. Durante uma semana esteve ancorado no Cais do Sal, na ria de Aveiro, um local onde nunca esperaria ver uma embarcação tão grandiosa, pois por ali apenas costumamos ver barcos de recreio, praticantes de remo ou regatas de moliceiros, e isso ainda lhe conferiu um ar mais majestoso! 



















terça-feira, 30 de abril de 2024

PoSk #121 - Quinta de São Gens

  Foi um belo dia este passado na Quinta de São Gens, em Matosinhos. A quinta abriu ao publico para comemorar este Dia Internacional dos Monumentos e Sítios e assim tivemos a oportunidade de desenhar o palacete, toda a sua envolvente, um belo jardim repleto de estátuas e um bosquete com uma grande diversidade de árvores. Uma série de atividades diversificou o nosso dia, a manhã foi dedicada a uma sessão tranquila de desenho, que apesar de ter chegado já no fim, ainda consegui fazer um desenhito. Depois de um pic-nic como almoço à sombra das árvores, voltamos aos desenhos, e uma visita guiada pelo bosquete foi a oportunidade de conhecer e registar as espécies ali plantadas por Ívo Gomes, o nosso guia, à 22 anos. No final da tarde tivemos o concerto "Nos 50 anos de abril...cantar a Liberdade" pelo Coral de Letras da Universidade do Porto, com a direção de Pedro Guedes Marques e Fausto Neves no piano.











segunda-feira, 29 de abril de 2024

PoSk #120

 De regresso aos encontros do PoSk para reencontrar amigos e desenhar esta fantástica cidade. Estivemos na rua António Gameiro com muitas casas recuperadas do século passado, algumas Art Nouveau e Deco, muito bonitas para desenhar... mas tivemos o azar de estarem todas do lado da sombra e o sol estava bem forte! Mas lá pelo fim da tarde já conseguimos mudar para o outro lado do passeio para registar algumas das belas fachadas.




quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Férias em Londres

 Em Agosto passei uma semana em Londres, e ainda deu para fazer uns desenhitos rápidos num caderno pequenito. Aqui ficam alguns, para ver mais, seguir o link




 














quarta-feira, 28 de junho de 2023

Encontro PoSk #116

 O primeiro festival de BD da Maia foi o pretexto para mais um encontro PoSk. Estivemos no Forum da Maia, onde decorreu o festival, e desenhamos a sua envolvente. De tarde houve desenho de modelos Cosplay, mas não pude ficar para a sessão, com imensa pena...


terça-feira, 27 de junho de 2023

II Encontro Nacional de Urban Sketchers, em Castelo de Vide

 Mais uma vez rumámos a Castelo de Vide para repetir a boa experiência que foi o 1º encontro no ano passado. 

Desta vez tive a oportunidade de visitar alguns locais em que não tinha estado no ano passado, como a Casa da cidadania, no interior de castelo, onde podemos ver a exposição permanente do espólio de Salgueiro Maia, um filho da terra. Uma exposição muito bem organizada e muito interessante. 

Este ano o tema foi a água, e entre fontes e barragens não faltaram motivos para desenhar, mas claro que as ruas de Castelo de Vide chamam sempre a um desenho para qualquer lado que se olhe. 

O tempo trocou-nos um bocadinho as voltas e a chuva de sexta feira fez adiar a visita à bonita e calma Barragem de Póvoa e Meadas para o dia seguinte, pelo que nos dedicamos ao desenho em zonas abrigadas. Foi o pretexto para conhecermos e desenharmos a novíssima Casa da Inquisição, uma visita impressionante à história da Inquisição e da sua presença em Castelo de Vide. Aconselho a visita! Desta casa fiz alguns desenhos mas a publicação fica para um próximo post.

Mais uma vez só temos a agradecer a organização ao incansável Luís Pedro Cruz, à Camara Municipal de Castelo de Vide e à Associação USkP.









quinta-feira, 25 de maio de 2023

Coimbra é uma canção...

 No passado dia 21 fui ver o concerto dos Coldplay a Coimbra, aproveitei e fui cedo logo pela manhã, para aproveitar e fazer alguns desenhos pela baixa. A Torre de Almedina foi um dos cantinhos que optei por registar, é bonito, tinha um bom ângulo sentada e à sombra. Tudo tem de confluir :) 

Depois do almoço fui até ao parque da cidade, aquele cantinho relvado à beira rio convidou mesmo a ficar sentada e apreciar o momento com um desenho. Não fosse a chuva que começava a cair, por lá ficava mas já estava a contar com ela.

Não ia com intenções de fazer nenhum desenho durante o espetáculo, mas aquela visão geral tão colorida de um estado lotado e a primeira hora mais calma ainda com luz convidou mesmo a rabiscar qualquer coisa para memória futura.







quarta-feira, 24 de maio de 2023

Sagres à beira rio

 No passado sábado dia 20 (não 18 como escrevi) foi dia da Marinha, e a presença do Navio-escola Sagres no cais da Ribeira do Porto, foi o pretexto para mais um encontro Posk. A fila para visitar o navio estendia-se pela Ribeira fora, mas o nosso interesse era outro e ficamos de perto a ver toda a movimentação que o belo navio suscitava.

domingo, 14 de maio de 2023

Fim de semana nas Minas

 Um calmo e temperado fim de semana nas Minas, apeteceu mesmo desenhar cá fora o jardim que explodia de cor! Os passaritos e o rumor do vento nas folhas das árvores encarregaram-se do acompanhamento musical que compôs o ambiente na perfeição. 

Os meus pais queixaram-se e com razão que os fiz demasiado carrancudos, por isso acrescentei-lhes uma aura colorida para simular umas vibes mais positivas :D





sábado, 13 de maio de 2023

Nas imediações do CCB

Neste sábado fui ver um concerto no CCB à noite, aproveitei e passei a tarde nas imediações a desenhar.








quarta-feira, 10 de maio de 2023

quinta-feira, 9 de março de 2023

PoSk #113 - Parque de São Roque

 Decorria neste fim de semana a 27ª exposição de camélias do Porto, e foi um pretexto para um encontro PoSk num local em que já tinha estado e que gostei muito, o Parque de São Roque. Desta vez estava muito movimentado e não me atrevi a chegar perto da zona de exposição, por isso escolhi um local mais sossegado e fiz o meu desenho. Não foi preciso ir à tenda de exposição para ver camélias, o jardim tem muitas japoneiras e todas em flor, a convidar a um desenho.



quarta-feira, 8 de março de 2023

Marinha da Troncalhada

  Parece ser esta a forma tradicional de proteger as pirâmides de sal: cobri-las com uma palha e assenta-la com pedaços de lama retirada das salinas para que o vento não a leve. Esta lama tem muitas conchinhas brancas encrustadas, fica muito bonito!!


segunda-feira, 6 de março de 2023

Por Cascais

  Eu e o João estivemos a desenhar juntos no diário gráfico. Ele tinha uma série de desenhos para fazer durante as férias: edifícios, pessoas, objetos e natureza. Eu aproveitei e também estive a desenhar, coisa que não fazia à cerca de 2 meses..






segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

Final de ano em Tavira

Não ia à  muito tempo ao Algarve e um convite repentino para passar o final de ano em Tavira fez-me rumar até Sul. Estiveram uns dias solarengos e quentes em contraste com as frias e humidas noites,  mas mesmo assim muito bom comparativamente às tempestades que se sentiam nas regiões mais a norte... Durante as manhãs, enquanto o pessoal ficava na piscina interior, dei umas belas voltas pela cidade para a conhecer melhor de caderno e caneta na mão. 






terça-feira, 3 de janeiro de 2023

Jardim Botânico

Uns dias de férias em Cascais fora o pretexto ideal para por algumas exposições em dia. Uma delas foi a exposição do Grupo do Risco no Museu da Ciência. Passei por lá o dia todo, de manhã as exposições e de tarde o jardim botânico onde andei com mais calma e aproveitei para uns desenhos.