Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta USkP-10 anos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta USkP-10 anos. Mostrar todas as mensagens

sábado, 16 de novembro de 2019

Deixar a chuva desenhar




Já estive em várias situações engraçadas desenhando à chuva, mas esta, no décimo aniversário dos Urban Sketchers Portugal, acho que superou todas as outras. 
Da parte da tarde um dos grupos foi com o Luís Miguel Frasco para o Miradouro da Senhora do Monte, e pouco tempo depois de lá chegarmos, já a desenhar, fomos apanhados por uma valente bátega.
Eu tinha começado a desenhar a paisagem com o Luís em destaque do lado direito, e a minha intenção era que desenhador e paisagem desenhada dialogassem no desenho, cada um dando força visual ao outro, ilustrando a intensa ligação que se estabelece eles.

Grande parte do lançamento inicial do desenho era aguarela e quando começou a chover em grossas gotas e em força, não houve sequer tempo de proteger o caderno.
Foi uma chuva tão forte como rápida e logo parou, como podem ver na fotografia que o António Alberto Frazão tirou de nós logo a seguir (outra fotografia ver aqui).

Apesar de se poder pensar que a chuva destruiu o desenho, eu gosto bem dele assim.

Já não lhe toquei mais. A natureza do tempo impôs-se e nas manchas e traços deixou a forte sensação daquele momento único, e refrescante. :)
Para mim este desenho manifesta uma das coisas que mais valorizo no acto de desenhar --- a observação do processo. O que fazemos orienta o desenho num determinado sentido mas o que acontece espontaneamente é aventura a viver e saborear.

terça-feira, 22 de outubro de 2019

10 Anos USkP - Praça do Comércio

Já tinha saudades de me sentar a ver o horizonte que o Cais das Colunas enquadra. Tive intenção de subir ao arco da Rua Augusta, mas o tempo não dá para tudo
Gostei muito de ter podido participar no 10º aniversário dos USkP em Lisboa. Há de facto lonjura entre nós e sempre que publico neste Blogue tento «encurtar» essa distância, unindo o que a geografia impõe. Agradeço à Associação USkPortugal pelo acolhimento, pela organização exemplar e pela amizade.  (Lápis de cor, caneta califráfica, grafite, marcador e Aguarela)                                                                                                                                           «insitu»         

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

10 Anos USkP - Praça do Comércio




(Lápis de cor, caneta califráfica, marcador e Aguarela)                                                                                                                                        «insitu»          

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

10 Anos USkP - Intendente

Fomos desenhar com o Eduardo Salavisa para o Largo do Indendente e novamente desistimos porque as condições climatéricas eram péssimas. Abrigámo-nos no bar O das Joanas, que acabou por se converter num local muito simpático e acolhedor. Eu e o Zé ficámos à conversa com a Celeste Vaz Ferreira que entretanto apareceu. O grupo que inicalmente se tinha formado, e que foi atraindo a atenção de algumas pessoas que por ali estavam e pediram alegremente para serem desenhadas, acabou por se separar...
Depois veio o Gabi Campanário, que se mostrou de extrema simpatia e nos mostrou o seu caderno com uns desenhos fantásticos a esferográfica.  Aproveitámos, também, para desenhar o que dali se via. Avistavam-se poucos sketchers resilientes e prevenidos, encontrei um de guarda chuva. 
Os dois rapazes que partilharam mesa connosco serviram-nos de modelo. Quando abrandou a chuva, corremos em direção ao Mercado das Culturas e chegámos completamente ensopados.

(Lápis de cor, caneta califráfica, grafite e Aguarela)                                                                                                                                                   «insitu»          

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

10 Anos USKP_mancha

           Estátua equestre de D. José I do escultor Machado de Castro, Terreiro do Paço, Lisboa, 22 de setembro de 2019.

10 Anos USKP_linha


Figuras do cimo do arco da Rua Augusta, Lisboa, 22 de setembro de 2019.

          Estátua equestre de D. José I do escultor Machado de Castro, Terreiro do Paço, Lisboa, 22 de setembro de 2019.

10 Anos USkP - Os Amigos

Lá entrámos numa tasquinha simpática e nos reconfortámos, por sorte conseguimos - de baixo de água - encontrar os nossos amigos e conseguimos por alguma conversa em dia. O meu arroz de pato estava uma delícia.  Depois do almoço voltámos ao Mercado das Culturas...


(Lápis de cor, caneta califráfica, grafite e Aguarela)                                                                                                                                            «insitu»        

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

10 Anos USkP - Miradouro da Graça

Depois fomos para o Miradouro da Graça, mas fomos perseguidos pela chuva que apareceu timidamente, mas insistiu em mudar o seu comportamento e quando começou a fazer estragos, desisti e não fui a única.
Como ficámos de nos encontrar com amigos, tirámos a fotografia de grupo e procurámos abrigo e sítio para almoçar.



(Lápis de cor, caneta califráfica, grafite e Aguarela)                                                                                                                                           «insitu»          

terça-feira, 15 de outubro de 2019

10 Anos USkP - Vila Berta





Fomos com a Isa Silva até ao Miradouro da Graça, pelo caminho passámos pela Vila Berta. «A Vila destinada a habitação operária, construída na primeira década do século XX, entre 1902 e 1908, traduz um dos mais completos e interessantes exemplares do seu género e época, que subsiste em Lisboa, encontrando-se classificada como Imóvel de Interesse Público». Tive algum azar com os desenhos que fiz, a chuva encarregou-se de os finalizar.

«Organizada em duas bandas de edifícios voltados para uma rua interior, desenvolve-se em duas tipologias distintas: de um dos lados encontramos habitações, de maiores dimensões, com três pisos, separadas por zonas ajardinadas (...). Traduzindo uma arquitetura eclética, este núcleo habitacional operário alia apontamentos Arte Nova, como por exemplo o friso de azulejos onde pode ler-se o nome da Vila - "Villa Bertha" -, com o uso do ferro forjado de linhas ondulantes no gradeamento das varandas.» 

O bairro «está muito diferente do que era» dizia a  D. Áurea que veio à janela saber o motivo da tanta agitação. «Está tudo muito diferente, já não vive cá ninguem, só resto eu e mais uma ou outra pessoa da minha idade. As pessoas querem alugar as casas, é o turismo». Tentei que conversasse mais um pouco, estava a desenhá-la, mas foi fugaz e retraiu-se ao ver tanta gente ali a espreitar. Quando lhe explicámos o que fazíamos ficou ansiosa e reculheu-se dizendo: «sou uma pessoa sozinha... não sei nada disso, adeus, adeus.»


(Lápis de cor, caneta califráfica, grafite e Aguarela)                                                                                                                                           «insitu»          

quarta-feira, 9 de outubro de 2019

10 anos USkP


Para mim, a comemoração dos 10 Anos dos USk começou, antes até de ter chegado a Lisboa, com  a escolha do lugar onde ficar, o que ver e como aproveitar todos os bocadinhos e também as esperas no Aeroporto. Estes momentos, infelizmente, são cada vez mais comuns e alargados. O caderno ajuda a passar o tempo e a suportar as filas e horas de espera, o tempo e desconforto de algumas viagens.


(Lápis de cor, caneta califráfica, marcador e Aguarela)                                                                                                                                        «insitu»          

terça-feira, 8 de outubro de 2019

10 anos USkP

Foi muito bom poder estar com os USkP e Regionais, em Lisboa, a comemorar o 10º aniversário dos Urbansketchers Portugal.

(Lápis de cor, caneta califráfica, marcador e Aguarela)                                                                                                                                        «insitu»          

quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Miradouro Monte Agudo

Nos 10 anos dos USkP.
Os borrões apareceram quando começou a chover. O desenho ficou por acabar.

terça-feira, 1 de outubro de 2019

Comemoração dos 10 anos USKP - parte II

No domingo o encontro foi no Terreiro do Paço.
Neste dia já o sol brilhava e tive de encontrar um local à sombra para poder desenhar.

Antes da "tradicional fotografia de família" ainda foi possível experimentar uma caneta que me emprestaram.

Foi um excelente fim de semana. Espero ter oportunidade de estar presente em muitos mais aniversários.


Comemoração dos 10 Anos USKP - parte I


No sábado de manhã optei por fazer o percurso do Miradouro da Graça.
Durante o percurso, a Isa silva proporcionou-nos a oportunidade de admirar diferentes locais com arte urbana bem como a oportunidade de conhecer (para os que ainda não conheciam) a famosa Vila Berta.  Para além da excelente explicação também tivemos oportunidade de registar estes locais nos nossos cadernos.


No Miradouro da Graça, antes de começar a cair os primeiros pingos de chuva, também foi possível desenhar o que cada um elegeu para registar no seu caderno... Eu desenhei o Castelo de São Jorge.



À tarde, o percurso que elegi foi o Miradouro da Nossa Sra. do Monte.


Como a chuva caía com mais intensidade e o vento já se fazia sentir, regressei ao ao Mercado de Culturas em Arroios.
Ali já se encontravam alguns urban sketchers que conversavam, desenhavam ou participavam em desafios.


domingo, 29 de setembro de 2019

Lisboa

Caneta cinza - 05

10 anos USkP


Numa comemoração impecavelmente organizada, foi um prazer ver,  rever e conhecer pessoas, às quais me sinto ligada pelo gosto de desenhar. Conversas estimulantes sobre o registo gráfico com o Eduardo Salavisa,  Alexandra Baptista e Gabi Campanário perspectivaram o desenhar em caderno.
Este foi o único desenho que fiz enquanto chovia copiosamente no Largo do Intendente.


Desenhos a linha

O meu último caderno só tem desenhos a preto e branco e quase exclusivamente a linha. E acho que tão cedo não vou mudar. Assumo a rapidez do traço, o desenho como um apontamento, o conseguir (ou não) registar  aquele lugar durante aqueles minutos com o mínimo de instrumentos e de recursos.

O primeiro nos 10 anos a viajar, comemoração do blog Urban Sketcher Portugal, no Terreiro do Paço e o segundo a vista de uma janela do Teatro Romano, no dia do a)Riscar o Património.