Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Fernanda Lamelas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Fernanda Lamelas. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 5 de novembro de 2021

OFICINA SINGULAR #17 | Fernanda Lamelas

À semelhança do desenhar com… esta sessão consiste numa conversa informal - em Livestream - sobre a prática do desenho.

Nesta 17ª sessão convidamos a Fernanda Lamelas para nos falar da sua abordagem e a desafiar-nos a desenhar - no/ num local - de acordo com o seu modo de ver.

A conversa apresentada em direto no facebook e partilhada no instagram e no nosso canal de Youtube.

Usaremos esta plataforma para que, mensalmente, possamos aproximar praticantes de desenho do País e além fronteiras e partilhar o que se faz em caderno.

Ao finalizar a conversa o nosso convidado lança-nos um desafio que gostaríamos de ver resolvido por todos aqueles que gostam de desenhar em caderno e se sintam estimulados pelo desenho no local.

Blogue: 

Instagram: @lamelasfernanda

Blog: https://fernanda-lamelas.blogspot.com/


#oficinassingulares

@lamelasfernanda

#USkPAzores

#USkPortugal

terça-feira, 13 de outubro de 2020

A luz de fim de dia na baía de Porto Covo

Não me canso nunca de desenhar a baía de Porto Covo, seja de que perspectiva for ou a que horas do dia. Neste desenho num fim de dia de verão, a luz dos restos de pôr do sol, a lua, as luzes da arriba reflectidas na água fizeram-me parar, olhar e desenhar neste caderno de folhas cinza que me acompanha já há algum tempo e está quase a chegar ao fim. Não sei explicar porquê mas tenho sempre pena de acabar um caderno, de me separar dele...

sábado, 8 de agosto de 2020

Workshops "Vamos guardar memórias da Rota Vicentina"


Porto Covo sempre foi a minha segunda casa e, nestes tempos de pandemia, quase passou a ser a primeira. Aqui sentimo-nos um pouco mais seguros, e mais longínquos dessa nova realidade.
De há uns anos para cá, a Rota Vicentina passou a trazer novos públicos para esta zona. Muitos estrangeiros (embora este ano quase nenhuns...), mas também portugueses que gostam de caminhar ao longo dos mais de 300 km de trilhos, muitos deles ao longo da maravilhosa e selvagem costa alentejana.
Porque acredito que desenhar é guardar memórias e sei que desenhar em caderno gráfico na costa vicentina, é uma aventura regeneradora e inesquecível, passei a organizar em Porto Covo os  workshops "Vamos guardar memórias da Rota Vicentina".
Querem aparecer?
Toda a informção para consulta AQUI.


Praia do Banho, Porto Covo, 27 Julho 2020

terça-feira, 14 de julho de 2020

Porto Covo

Não me canso de estar na baía a desenhar os barcos. Apesar de ter sido uma tarde movimentada, eles mantêm-se indiferentes. O Bruno, também há quem lhe chame o hippie, foi buscar-me uma cadeira de plástico para eu me sentar assim que ali cheguei. Depois deitou-se nuns almofadões, tapou-se com uma manta, e dormiu uma sesta, indiferente também ao que por ali se passava. O Joaquim Matias, mestre Matias como ele diz, saiu com um grupo de turistas no seu barco, Belo Horizonte, para uma visita guiada à ilha do Pessegueiro. Também saíram dois barcos com um grupo para irem fazer mergulho, com o dono da Ecoalga, o Joaquim Parrinha.
E eu ali sentada na cadeira, a desenhar, a conversar, a aproveitar o momento! O que é que se pode pedir mais?


domingo, 19 de abril de 2020

Desenha uma personagem

Pois lembrei-me de uma personagem que fui em tempos não muito longínquos. Resolvi encarná-la. Arranjei-me, vesti um blaser de veludo e calcei saltos altos. Ah, e claro, um dos meus lenços. Depois imaginei que ia a uma festa com muitas pessoas, que ia dar muitos beijinhos, abraços, ia conversar e rir às gargalhadas!
Mas não passei do meu quarto. Desenhei-me me em frente ao espelho, voltei para a minha roupa confortável de estar em casa, sentei-me no meu estirador!


terça-feira, 14 de abril de 2020

De geração em geração

Muito giro um desafio que nos põe a abrir gavetas e armários e a rever tantas coisas que nos são queridas! Roubei à Teresa Ruivo a ideia das coisas com crochet, foi uma bela viagem no tempo! Obrigada Cláudia!


domingo, 12 de abril de 2020

A minha vista da quarentena

Aspirador, sanita, e outros objectos-chave da quarentena, qual ou quais escolher? Escolhi o meu estirador onde passo a maior parte do dia a trabalhar. É a minha vista mais vista da quarentena.


sábado, 11 de abril de 2020

Um dos meus muitos museus que tenho em casa

Foi difícil escolher um dos meus muitos museus que tenho em casa. Decidi-me pelo museu das bolsas e bolsinhas, que compro compulsivamente... ou melhor, comprava...


quarta-feira, 8 de abril de 2020

Paleta reduzida

Confesso que a minha paleta é tudo menos reduzida, pelo que é um grande desafio para mim usar só três cores.
Mas desafio aceite, fui buscar as minhas aguarelas japonesas e tentei encontrar as três cores primárias e responder ao desafio! Obrigada Manuela!



terça-feira, 7 de abril de 2020

Uma linha só

Fui preguiçosa, não fiz o pedido pelo Bruno, apeteceu-me fazer um desenho de uma linha só, como a música do samba duma nota só ( é que no domingo fui ao Brasil...)
Obrigada Bruno pelo desafio!



domingo, 5 de abril de 2020

Viagem a Belo Horizonte

Segui o convite do Joao Catarino, e dei um salto até Belo Horizonte, à praça da Liberdade. Naquela cidade tinha mesmo que existir um museu como este, o Museu da Minas e do Metal. Apesar de um bonito jardim no meio da praça, foi nele que entrei e que me perdi a admirar as pedras e os metais, as cores e formas, os nomes mais incríveis de que nunca tinha ouvido falar na vida!
Lembrei-me duma pedra de cristal de quartzo que tenho há muitos anos (dizem que dá boa sorte) e aqui está ela, neste desenho que é uma mistura entre real e virtual. O que é a nossa forma de viver hoje em dia se não isso?



sábado, 4 de abril de 2020

Uma crónica da quarentena

Muita coisa mudou em menos de um mês na nossa vida. Para melhor ou para pior? Ainda não sabemos bem.... Uma das coisas que mudou radicalmente foi o sair e entrar em casa, pois deixou de ser uma coisa simples. Cá em casa, ao contrário da maioria dos vizinhos que deixam os sapatos na parte exterior da casa, na escada, inventámos um esquema junto à porta da rua, em que delimitámos com fita adesiva de pintura uma zona “suja”, onde deixamos os sapatos da rua, separada da zona “limpa” que é o resto da casa. É sempre uma dança para não se pôr o pé onde não se deve, mas até agora tem resultado. Vendo a patente a quem quiser!

Obrigada Teresa Ruivo pelo desafio!



sexta-feira, 3 de abril de 2020

Gym time

Agora o meu ginasio tem aulas on-line, até fiz hoje uma aula, mas não podia dispensar a aula do Pedro Cabral! Obrigada pelo desafio, Pedro!


quinta-feira, 2 de abril de 2020

Surreal

O desafio proposto pela Fernanda Lamelas, num bloco que tem vindo a desiludir, cheio de defeitos, o sacrifício que é pintar sobre marcas de fita e manchas que não deixam a tinta agarrar, surreal.

“Estamos a passar por momentos surreais...”
Há 100 anos atrás surgia o surrealismo, decerto que deve ter sido muito controverso.
Daqui a 100 anos, decerto que os Urban Sketchers do séc. XXI irão marcar os "livros" de História, outra forma de movimento que faz todo o sentido.


Carta à minha filha Catarina

A minha filha mais nova está a estudar fora de Portugal, mesmo nestes tempos de sobressalto em que eu gostaria que ela estivesse mais perto... Mas está bem e isso é que é o fundamental.
No quarto dela, em cima da cama, está este peluche gigante de olhos meigos que ela continua a adorar. É por isso a ela que eu dedico este desenho e esta carta que escrevi.


quarta-feira, 1 de abril de 2020

Plantas, o desafio de ontem

Ontem tive que sair de casa e apanhei um ramo de uma planta cujo nome desconheço, para poder responder ao desafio da Susana Nobre.
Requeria mais tempo para o fazer com mais dedicação... e também não fiz bem o que era pedido... a verdade é que mesmo em casa tenho continuado a trabalhar e o tempo voa com uma velocidade...




segunda-feira, 30 de março de 2020

Desenhar com caneta de aparo e tinta

Mais um desafio aceite e feito, com excepção das canetas brancas que nunca são minhas amigas...
Foi uma forma de “arejar” a minha Leica de que tanto gosto mas que foi trocada pelo iPhone... Ela confessou que tem ciúmes dele...
De Atramentis Document Ink Brown e caneta de aparo.