Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Brasil. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Brasil. Mostrar todas as mensagens

domingo, 16 de junho de 2019

Natal - Diário de Bordo, parte II


27.05.2019
 


 O Almoço foi no Jabá, um restaurante junto ao Centro de Congressos e junto à praia.
 
 
 
 
 
 
Eis que chegou a hora da apresentação - O Desenho como Ferramenta de Educação Patrimonial.
 
 
O Dia terminou no Bar 54, num bairro simpático de Natal, para festejarmos o sucesso das apresentações. Um bar com um ambiente tranquilo e descontraído, com um jardim exuberante, boa música e excelente atendimento.
 
 

sexta-feira, 21 de abril de 2017

Paraty`17

O mesmo ângulo, as mesmas cores, os mesmos reflexos na mesma ponte onde aconteceram os workshops que dei no simpósio internacional USK 2014, mas agora com o grupo USK de Paraty entre outros inscritos numa iniciativa do SESC aproveitando o meu regresso a esta magnífica cidade do Brasil.

sexta-feira, 7 de abril de 2017

Rio de Janeiro

Por mais altos que sejam os prédios a Pedra da Gávea impõe aqui a sua escala.

Rio de Janeiro

Arrisco dizer que o Rio de Janeiro será talvez a maior expressão em todo o mundo da relação da cidade com a praia. Talvez tenha sido o primeiro exemplo da democratização da cultura de praia do pós guerra e de um estilo de vida praticado por todos os extratos sociais. Pena é, que o modelo urbano que de alguma forma serve aqui pela sua autenticidade e porque a natureza na sua escala impera, tenha sido decalcado da forma mais infeliz por todos os cantos do mundo onde onde o sol e as ondas também batem.

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Rio de Janeiro

No cruzamento da Rua Rainha Guilhermina com Rua Ataulfo Paiva, zona sul no centro do Leblon, tem um antigo boteco modernizado onde deu para desenhar tranquilo enquanto o PF(prato feito) não chegava. A casa da frente é um dos raros exemplos da arquitectura modernista das primeiras décadas do século XX. O imóvel está agora entaipado, mas com obras activas no interior. Com alguma ingenuidade pensei tratar-se de uma requalificação numa hipotética urgência de preservar o pouco que resta do charme do Rio antigo antes da massificação da construção em altura nos anos 60, 70 , 80, 90, e que não parou por aqui. O prédio verde-água com tiques "deco"que já foi escola pública, demorou, resistiu mas que com a valorização da zona "chic" do Leblon não aguentou. Depois de retirarem os escombros do miolo será a remoção das fachadas a seguir injecta-se o betão e erguem-se as estruturas para a nova construção que certamente alinhará pela mesma linha de cota das restantes.

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Regresso a Paraty - 21 julho 2015

Voltei a Paraty, a convite do Lauro Monteiro e Ricardo Inke para orientar um Workshop de desenho em diário gráfico.



Depois de desenhar a dupla página, como exemplo para o exercício do dia seguinte, saí com o Lauro, Artur e Marta, rumo à Praia da Trindade. A meio caminho parámos para almoçar na roça, no Rancho da Titia. Comida caseira cozinhada no forno de lenha.


Depois do almoço o céu fica negro, ameaçando tempestade tropical. Desistimos da Praia da Trindade e entrámos na mata rumo à Vila Volta, uma "sítio" de 200 hectares, implantado entre duas montanhas, onde fomos recebidos pelos proprietários


Um local paradisíaco, a voltar.....












segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Paraty - 2ª Parte


Aqui fica o 2º caderno desdobrável que tive oportunidade de fazer em Paraty. Não estou a conseguir fazer as digitalizações com a brevidade que pretendia, 10 dias fora do atelier deixaram o caos instalado :-) . Mas aos poucos isto vai...llolo











Junto ao atelier do Ricardo Inke, organizador do encontro internacional de Aquarelistas de Parati - 6ª Edição