Menu superior
- Início
- Sobre os USkP
- Junta-te aos USkP
- Agenda dos Sketchers
- Iniciativas
- Sketchers no mundo
- Contactos
Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.
John Ruskin, intelectual inglês do século XIX
Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.
Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio
domingo, 24 de março de 2024
Entre pessoas e peixes, no Aquário Vasco da Gama
sábado, 1 de abril de 2023
As árvores são Cultura
domingo, 8 de janeiro de 2023
Num pub irlandês a convite de um amigo galês
sábado, 7 de janeiro de 2023
Amigos conversando numa noite de chuva
sexta-feira, 6 de janeiro de 2023
Curso de Agrofloresta em Darei, na região de Viseu
Desejando-vos um ano cheio de bons encontros, e que um deles seja convosco mesmo, no desenho!
domingo, 19 de junho de 2022
Ilustríssimos Sketchers
segunda-feira, 23 de maio de 2022
Um caminho sobre a água e outro em terra
quinta-feira, 12 de maio de 2022
Alguns sketches na minha exposição :)
sexta-feira, 1 de abril de 2022
Lagoa junto ao mar, em caminhada desde A Graña, na costa sudoeste da Galiza
quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022
Cabeças e nuvens
domingo, 13 de fevereiro de 2022
Oficinas Singulares #20 | Isabel Alegria
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022
Oficinas Singulares #20| Isabel Alegria
À semelhança do desenhar com… esta sessão consiste numa conversa informal - em Livestream - sobre a prática do desenho.
Nesta 20ª sessão convidamos a Isabel Alegria para nos falar da sua abordagem e a desafiar-nos a desenhar - no/ num local - de acordo com o seu modo de ver.
A conversa apresentada em direto aqui no facebook será partilhada no instagram e no nosso canal de Youtube.
Usaremos esta plataforma para que, mensalmente, possamos aproximar praticantes de desenho do País e além fronteiras e partilhar o que se faz em caderno.
Ao finalizar a conversa a nossa convidada lança-nos um desafio que gostaríamos de ver resolvido por todos aqueles que gostam de desenhar em caderno e se sintam estimulados pelo desenho no local.
web: https://www.isabelalegria.com/
Instagram: @isabel_alegria._
Blogue: Viajando a poesia da luz https://viajandoapoesiadaluz.blogspot.com/
#oficinassingulares
#USkPAzores
#USkPortugal
#isabelalegria
sábado, 15 de janeiro de 2022
Felizes recomeços. Ainda a tempo de vos desejar um feliz 2022!
sábado, 30 de outubro de 2021
Primavera em Praga
Praga, Chéquia. Passeando ao longo do rio Moldava ao fim de uma calma tarde de Primavera.
Esboço aguarelado feito numa viagem em Abril de 2018, quando ainda viajávamos despreocupadamente.
sábado, 23 de outubro de 2021
Os irlandeses Paddy e Fergal
Independentemente de qualquer arte final possível de fazer como retrato este será sempre para mim o melhor desenho, o que me diz mais, pois tive a completa colaboração deles, que posaram tranquilamente, e só desapareceram por momentos quando, segundo o John, foram atrás de uma raposa que sentiram passar.
É curioso como os animais de estimação de outras pessoas tão rapidamente nos conquistam o coração! :)
quarta-feira, 5 de maio de 2021
Vi tudo a preto e branco — o 13º desafio da Quarentena Desenhada 2021
Descobri este lugar na primeira quarentena, em 2020, mas só o desenhei neste último período de quarentena, quando foi lançado o desafio de desenhar a preto e branco.
Fui passear feliz por ir leve, apenas com um pequeno diário gráfico e uns marcadores pretos. Preciso de aceitar essa simplicidade, de sair sem receio de que me vá faltar "aquela cor", ou "aquele material", o que me fez tantas vezes perder aquela mais importante simplicidade de sair para desenhar apenas com o coração no lugar certo.
Revelou-se como protagonista o discreto caracol que sobe num ramo. Quem quiser ler um pouco da história do desenho, veja aqui, no meu blog.
Só agora o publico pois só agora o consegui digitalizar com qualidade.
Grata pelos excelentes desafios propostos, que nos têm aguçado a criatividade! :)
domingo, 25 de abril de 2021
Somos água, e animais aquáticos :)
É maravilhoso como as pessoas e os cães se relacionam com a água, cada um com o seu jeito próprio… as pessoas vão contemplar o mar, descontrair ao pé dele, tomar banho, mesmo nesse dia relativamente frio, praticar desportos náuticos, pescar.
Tocou-me um casal levando um filho pequeno a nadar sozinho e a brincar na água durante hora e meia sem se impacientarem, enquanto aguardam andando de um lado para o outro na praia, até ficar apenas o pai ainda por mais um bocado, sempre gentil com o filho, que continuava de molho (essa criança aparece duas vezes no desenho).
Achei graça aos jovens do clube naval que vira partirem mais cedo para as suas actividades, a retirarem barcos e canoas da água, ao fim da tarde. E vi alguns miúdos a conversar e brincar em cima das pranchas, à chegada.
E chegando aos cães é um delírio… como os cães que ladram às ondas, literalmente! Só desses vi dois, e um ia atrás delas a ladrar a cada uma, muito concentrado, enquanto elas rebentavam na praia (o que eu me ri :D ).
Duas senhoras acompanhando um cão nadador, uma delas atirando um objecto flutuante colorido e cilíndrico para a água vezes sem conta para que ele nadasse a buscá-lo… e ela de calças arregaçadas, também desfrutando, com os pés na água.
Outro cão já velho, cujo dono se agachava ao seu nível, revelando muita atenção e empatia para com ele.
E outro, minúsculo, que puxava em sentido contrário, às arrecúas, quando a dona se aproximava da água, ainda a alguma distância, talvez com medo de ser levado pelo mar.
Ah… e um cão de água!... que afinal era o que menos parecia interessado nela. Acompanhava um casal que se passeou por ali sossegadamente, passando muito tempo sentados a uma boa distância do mar, e ficando representados bem ao longe no desenho.
Foi uma tarde com poucas aves. Essa ausência até foi providencial, pois foquei-me mais em humanos e caninos… já que me é difícil resistir a desenhar aves, quando as há.
De quem senti falta foi de uma ave muito pequena que anda na rebentação das ondas, para completar na perfeição este estar à beira d'água. Talvez não tenha aparecido por a praia estar tão concorrida nessa tarde. Mas assim já sonho com uma nova visita e novos desenhos.
Como isto não é uma publicação científica posso chamar a estes seres (a alguns garantidamente :D )… seres aquáticos.
terça-feira, 13 de abril de 2021
Na Quinta das Conchas, voltando ao sketch a aguarela :)
terça-feira, 23 de março de 2021
Flores de Março
Quando lançaram o desafio dos papéis coloridos pensei em fazer um desenho num papel de cor mais viva, mas este era o único caderno de papel de cor que tinha disponível em casa.
Viver no campo, para mim, é um contínuo deslumbramento, e nesta altura do ano a mudança é bem visível diariamente.
A árvore de flores brancas à direita no momento do desenho já tinha tido o seu auge, completamente cheia de flores, e nesse dia já estava a perdê-las. Foi ela que me inspirou a desenhar esta paisagem.
As árvores de flores brancas inspiram a desenhar sobre fundos coloridos, o que irei fazer agora que regresso a casa de uma ida a Lisboa, já com alguns papéis comprados. Estes desafios entusiasmam-nos a variar do nosso registo mais habitual.
Este lugar é na região do Montejunto, uma região bem linda, muito perto de Lisboa.
Uma curiosidade... no pinheiro da direita está visível um casulo de lagartas processionárias. Até parece que elas mimetizam as pinhas, mas distinguem-se bem. Estão disseminadas nos pinheiros em volta, e são um problema bem real, no meio dessa paisagem edílica.

















