Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Isabel Alegria. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Isabel Alegria. Mostrar todas as mensagens

domingo, 24 de março de 2024

Entre pessoas e peixes, no Aquário Vasco da Gama

Ontem fomos desenhar ao Aquário Vasco da Gama no encontro organizado pelos USKP, e eu fui à sessão da tarde. Ali se reproduzem os habitats naturais de muitas criaturas aquáticas, mas sem o movimento das marés nem a intensidade das constantes interacções entre predadores e presas que acontecem com estes seres na Natureza. Imagino que mergulhar ao encontro deles na Natureza proporcione uma imensa tranquilidade, mas ali, quando nos abstraímos de como contido é o espaço, temos a oportunidade de observar de muito perto detalhes de grande beleza da vida aquática, e o lugar conduz à contemplação e aprendizagem E poder desenhar a partir da cafetaria um bocadinho de Tejo com o Bugio ao fundo, em complemento ao ambiente aquático que desfrutámos, acrescenta também beleza à visita. O desenhador no desenho é o João Machado.

sábado, 1 de abril de 2023

As árvores são Cultura

Depois de ter sabido que estavam a abater árvores antigas no bairro de Santa Apolónia, por detrás do Museu Militar, fui ver o que se passava lá, e perto das que foram inicialmente cortadas, mais algumas já estavam marcadas para abate. Não nos foi permitido permanecer junto a essas árvores, na zona de estaleiro, pelo que pintei este plátano, que fica mesmo em frente à Estação de comboios, em zona ainda desempedida. As obras a decorrer aí, que fazem parte do plano geral de drenagem de Lisboa, levantam muitas questões, como, aparentemente, não ter havido consulta pública. Um estudo urbanístico que contemple a possibilidade de preservação de árvores que fazem parte do ambiente genuíno do bairro, e outras que já estão bem grandes junto ao rio, é essencial, em existindo essa vontade. Há um grupo de cidadãos a unir-se em defesa destas árvores.

domingo, 8 de janeiro de 2023

Num pub irlandês a convite de um amigo galês

Uma noite no sul da Irlanda, descendo ao pub da aldeia próxima, com John, o nosso amigo galês, Deliciei-me com a postura deste barman. Coloquei-me logo ao fundo para apanhar toda a cena.

sábado, 7 de janeiro de 2023

Amigos conversando numa noite de chuva

Santiago de Compostela está no top dos lugares da Europa em que mais chove. As ruas do centro da cidade têm arcadas onde as pessoas se abrigam, permitindo estar-se na esplanada mesmo nos dias de Outono e chovendo como aqui, durante o Compostela Ilustrada de 2018, em que estes amigos conversavam muito aconchegados em redor da pequena mesa da esplanada do bar Suso, na Rua do Vilar. Usei o papel colorido para expressar o fim de tarde chuvoso naquele ambiente de pedra antiga, e o contraste com o calor dessa proximidade humana.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Curso de Agrofloresta em Darei, na região de Viseu

Foi em 2011 que tive o primeiro contacto com a Agrofloresta, durante uma semana a aprender com Ernst Götsch, em dois níveis, básico e avançado, com um grupo bem diversificado de pessoas de vários países, numa maravilhosa quinta em Darei. Aqui foi durante a apresentação ao ar livre, do grupo, no início do curso avançado. Mesmo a parte teórica foi dada ao ar livre, sentados no chão, debaixo de belas árvores, ou em bancos corridos ou cadeiras que se punham por ali. Foi uma fase em que desenhava muito em caderninhos A6... e na altura era bem natural para mim. Agora tenho que me esforçar para desenhar num espaço tão pequeno. Como vamos mudando tanto ao longo da vida! :)

Desejando-vos um ano cheio de bons encontros, e que um deles seja convosco mesmo, no desenho!

No espaço natural entre a minha casa e a Serra da Ota. Escrevi primeiro que a vista era sobre a Serra de Montejunto, mas a elevação de terreno que se vê aqui já é a outra serra. Ambas as serras se vêem desse lugar, mas em diferentes direcções. Não é o mais importante no contexto em que o fiz, pois o desenho não pretende ser descritivo, mas fica assim mais verdadeira a referência sobre o lugar que o inspirou.

domingo, 19 de junho de 2022

Ilustríssimos Sketchers

Publico estes retratos de pessoas maravilhosas, ilustríssimos Sketchers, membros do jet set da Figueira da Foz, ou melhor… do Jet 7,5, nome do restaurante onde jantaram na noite de sexta-feira do Encontro Nacional de Urban Sketchers, na esplanada… e se foi uma bela noite! Com dançarinas-sketchers e tudo. ;) Eu só fui fazer a reportagem. :) Os visados desculpem qualquer coisinha… Faz-se sempre o melhor que se pode! :D De quem estava com máscara fiz apenas os olhos. (Coloquei em duplicado porque nem todos os retratos se vêem igualmente bem. Os que têm amarelo pecisam de uma melhor imagem, principalmente a Isa que está só a amarelo. Talvez se veja um pouco melhor no segundo. Logo que possível vou digitalizar, para ter melhor definição.) Também não consigo publicar com parágrafos (devo ter que actualizar o sistema ou algo assim, para acertar aqui alguma coisa) e não fica agradável de ler.

segunda-feira, 23 de maio de 2022

Um caminho sobre a água e outro em terra

Andei a desenhar esta área, a partir de baixo da ponte Vasco da Gama, quando veio o primeiro confinamento. Um lugar também de grande riqueza natural. Agora é tempo de lá voltar. :)

quinta-feira, 12 de maio de 2022

Alguns sketches na minha exposição :)

Amanhã, sexta-feira, estarei no LACS da Rocha do Conde de Óbidos, das 14h30 às 18h30, para receber quem queira ver a minha exposição de pintura, que inclui alguns sketches feitos em folhas soltas. Está-se a formar um grupo de sketchers, e iremos depois desenhar esse lugar maravilhoso de Lisboa, desde o rooftop, ou à beira d’água. Caso queiram aparecer, digam alguma coisa para eu contar convosco! Se quiserem vir noutro dia ou hora, avisem com antecedência, pois para terem acesso é necessária a minha presença.

sexta-feira, 1 de abril de 2022

Lagoa junto ao mar, em caminhada desde A Graña, na costa sudoeste da Galiza

Os próximos dias prometem um regresso às caminhadas, depois destes dias de chuva e ventosos. Quando penso em grandes caminhadas o meu pensamento regressa à Galiza, sonhando com uma peregrinação para conhecer alguns dos seus espaços naturais, adiada pelas circunstâncias dos últimos anos. Que este ano possamos libertar-nos para muitas boas caminhadas, de corpo e espírito presentes!

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Cabeças e nuvens

As nuvens que ontem se formaram ao pôr-do-sol, depois de vários dias de céu limpo, ainda me permitiram fazer um desenho para responder ao desafio do mês. O céu ficou lindo em vários tons de azul sobre a Serra do Montejunto, com muitos farrapos de nuvens em todas as direcções e as cores do ocaso. O desenho da proposta fez-me pensar na relação tão próxima entre cabelos e nuvens, e foi por aí que brinquei.

domingo, 13 de fevereiro de 2022

Oficinas Singulares #20 | Isabel Alegria


Nesta 20ª sessão - à conversa com a Isabel Alegria - tivemos alguns percalços de transmissão,  no entanto conseguimos falar da sua abordagem ao desenho de acordo com o seu olhar.
Esta conversa decorreu em direto no facebook e foi partilhada no instagram e no nosso canal de Youtube.

No final, a nossa convidada lançou-nos um desafio que gostaríamos de ver resolvido por todos aqueles que gostam de desenhar.

web: https://www.isabelalegria.com/
Instagram: @isabel_alegria._
Blogue: Viajando a poesia da luz https://viajandoapoesiadaluz.blogspot.com/

#oficinassingulares
#USkPAzores
#USkPortugal
#isabelalegria
@isabel_alegria._

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Oficinas Singulares #20| Isabel Alegria

À semelhança do desenhar com… esta sessão consiste numa conversa informal - em Livestream - sobre a prática do desenho.

Nesta 20ª sessão convidamos a Isabel Alegria para nos falar da sua abordagem e a desafiar-nos a desenhar - no/ num local - de acordo com o seu modo de ver.

A conversa apresentada em direto aqui no facebook será partilhada no instagram e no nosso canal de Youtube.

Usaremos esta plataforma para que, mensalmente, possamos aproximar praticantes de desenho do País e além fronteiras e partilhar o que se faz em caderno.

Ao finalizar a conversa a nossa convidada lança-nos um desafio que gostaríamos de ver resolvido por todos aqueles que gostam de desenhar em caderno e se sintam estimulados pelo desenho no local.

web: https://www.isabelalegria.com/

Instagram: @isabel_alegria._

Blogue: Viajando a poesia da luz https://viajandoapoesiadaluz.blogspot.com/

#oficinassingulares

#USkPAzores

#USkPortugal

#isabelalegria


sábado, 15 de janeiro de 2022

Felizes recomeços. Ainda a tempo de vos desejar um feliz 2022!

 


Foi um fim-de-ano invulgar para mim. Queria muito estar ao pé do mar, e estando de passagem por Lisboa, fui para Carcavelos jantar no restaurante Stuppendo Beach. Fui sozinha e acabou por ser bem divertido. Sem muita gente mas com muito espírito e belos passos de dança. 
Ainda conversei com as pessoas da mesa ao lado, graças à partilha de uma garrafa de espumante oferecida à meia-noite.
Terminei o ano a desenhar e comecei o novo também a desenhar.
Só faltou desenhar o fogo-de-artifício que foi espectacular, ali mesmo na praia, neste rito de passagem para um novo tempo. Tenham os corações vontade de se renovar!


O desenho resultou de uma sobreposição entre a vista do interior e exterior e os reflexos do interior contra o escuro da noite. Gosto muito de trabalhar estes jogos entre espaço e reflexos.

As fotografias foram feitas depois da festa terminada, com a sala já vazia, e antes de um pequeno passeio na praia. Agradeci ao mar, desejando que neste ano a humanidade dê passos concretos que nos ajudem a respeitá-lo mais, ele que tanto nos dá e que é a casa de tantos e tão maravilhosos seres.



sábado, 30 de outubro de 2021

Primavera em Praga



Praga, Chéquia. Passeando ao longo do rio Moldava ao fim de uma calma tarde de Primavera.

Esboço aguarelado feito numa viagem em Abril de 2018, quando ainda viajávamos despreocupadamente.


sábado, 23 de outubro de 2021

Os irlandeses Paddy e Fergal

 



Na nossa viagem à Irlanda em 2018 ficámos vários dias em alguns dos lugares, e num deles, ainda a sul, para além da amizade que fizemos com o John, anfitrião do b&b em que ficámos, fizemos também uma grande amizade com os seus dois cães, Paddy e Fergal. E aqui estão eles quando lhes pedi para posarem um pouco enquanto fazia um sketch aguarelado, para ter uma base de inspiração real para fazer depois retratos a partir das fotografias que lhes tirei. 
O Paddy, que está à esquerda, era o chefe, mas o Fergal, o pequenino à direita, é que era o cérebro, mas sempre com um ar trapalhão e distraído, deixando o outro pensar que era ele que mandava.

Independentemente de qualquer arte final possível de fazer como retrato este será sempre para mim o melhor desenho, o que me diz mais, pois tive a completa colaboração deles, que posaram tranquilamente, e só desapareceram por momentos quando, segundo o John, foram atrás de uma raposa que sentiram passar.

É curioso como os animais de estimação de outras pessoas tão rapidamente nos conquistam o coração! :)


quarta-feira, 5 de maio de 2021

Vi tudo a preto e branco — o 13º desafio da Quarentena Desenhada 2021

 


Descobri este lugar na primeira quarentena, em 2020, mas só o desenhei neste último período de quarentena, quando foi lançado o desafio de desenhar a preto e branco.
Fui passear feliz por ir leve, apenas com um pequeno diário gráfico e uns marcadores pretos. Preciso de aceitar essa simplicidade, de sair sem receio de que me vá faltar "aquela cor", ou "aquele material", o que me fez tantas vezes perder aquela mais importante simplicidade de sair para desenhar apenas com o coração no lugar certo.

Revelou-se como protagonista o discreto caracol que sobe num ramo. Quem quiser ler um pouco da história do desenho, veja aqui, no meu blog.
 
Só agora o publico pois só agora o consegui digitalizar com qualidade.

Grata pelos excelentes desafios propostos, que nos têm aguçado a criatividade! :)

domingo, 25 de abril de 2021

Somos água, e animais aquáticos :)

 



Fui até Paço d’Arcos para desenhar alguma água… pensei que seriam uns reflexos, algo simples, só para desanuviar a cabeça e tirar saudades do mar, mas logo me ocupei naturalmente dos seres que ali vão porque amam a água. E resultou num momento de observação da Natureza, em pequenas histórias humanas e caninas.
Todos eles foram desenhados ao longe. Eu estava no pontão, abarcando tudo à volta, e por isso resultou neste recolher de figurinhas, sem nenhuma verdadeiramente em primeiro plano.
Deixei muitas a lápis, mesmo que só como esboço, pois gosto dessa expressão muito leve, que me transmite muito. Um sketch é afinal isso mesmo, um esboço.

É maravilhoso como as pessoas e os cães se relacionam com a água, cada um com o seu jeito próprio… as pessoas vão contemplar o mar, descontrair ao pé dele, tomar banho, mesmo nesse dia relativamente frio, praticar desportos náuticos, pescar. 

Tocou-me um casal levando um filho pequeno a nadar sozinho e a brincar na água durante hora e meia sem se impacientarem, enquanto aguardam andando de um lado para o outro na praia, até ficar apenas o pai ainda por mais um bocado, sempre gentil com o filho, que continuava de molho (essa criança aparece duas vezes no desenho).

Achei graça aos jovens do clube naval que vira partirem mais cedo para as suas actividades, a retirarem barcos e canoas da água, ao fim da tarde. E vi alguns miúdos a conversar e brincar em cima das pranchas, à chegada.

E chegando aos cães é um delírio… como os cães que ladram às ondas, literalmente! Só desses vi dois, e um ia atrás delas a ladrar a cada uma, muito concentrado, enquanto elas rebentavam na praia (o que eu me ri :D ). 

Duas senhoras acompanhando um cão nadador, uma delas atirando um objecto flutuante colorido e cilíndrico para a água vezes sem conta para que ele nadasse a buscá-lo… e ela de calças arregaçadas, também desfrutando, com os pés na água.

Outro cão já velho, cujo dono se agachava ao seu nível, revelando muita atenção e empatia para com ele.

E outro, minúsculo, que puxava em sentido contrário, às arrecúas, quando a dona se aproximava da água, ainda a alguma distância, talvez com medo de ser levado pelo mar.

Ah… e um cão de água!... que afinal era o que menos parecia interessado nela. Acompanhava um casal que se passeou por ali sossegadamente, passando muito tempo sentados a uma boa distância do mar, e ficando representados bem ao longe no desenho.

Foi uma tarde com poucas aves. Essa ausência até foi providencial, pois foquei-me mais em humanos e caninos… já que me é difícil resistir a desenhar aves, quando as há.

De quem senti falta foi de uma ave muito pequena que anda na rebentação das ondas, para completar na perfeição este estar à beira d'água. Talvez não tenha aparecido por a praia estar tão concorrida nessa tarde. Mas assim já sonho com uma nova visita e novos desenhos.

Como isto não é uma publicação científica posso chamar a estes seres (a alguns garantidamente :D )… seres aquáticos.

terça-feira, 13 de abril de 2021

Na Quinta das Conchas, voltando ao sketch a aguarela :)

 





Uma bela luz de fim de tarde no Domingo passado na Quinta das Conchas. Que maravilha que se tenha preservado todo este espaço de jardim, no meio da cidade.

terça-feira, 23 de março de 2021

Flores de Março




Quando lançaram o desafio dos papéis coloridos pensei em fazer um desenho num papel de cor mais viva, mas este era o único caderno de papel de cor que tinha disponível em casa.

Viver no campo, para mim, é um contínuo deslumbramento, e nesta altura do ano a mudança é bem visível diariamente. 

A árvore de flores brancas à direita no momento do desenho já tinha tido o seu auge, completamente cheia de flores, e nesse dia já estava a perdê-las. Foi ela que me inspirou a desenhar esta paisagem. 

As árvores de flores brancas inspiram a desenhar sobre fundos coloridos, o que irei fazer agora que regresso a casa de uma ida a Lisboa, já com alguns papéis comprados. Estes desafios entusiasmam-nos a variar do nosso registo mais habitual.

Este lugar é na região do Montejunto, uma região bem linda, muito perto de Lisboa.

Uma curiosidade... no pinheiro da direita está visível um casulo de lagartas processionárias. Até parece que elas mimetizam as pinhas, mas distinguem-se bem. Estão disseminadas nos pinheiros em volta, e são um problema bem real, no meio dessa paisagem edílica.