Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Challenge XVI. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Challenge XVI. Mostrar todas as mensagens

domingo, 4 de abril de 2010

Challenge XVI e XVII (batotice)


Aqui vai um 2 em 1!
Planta cuja floração se dá em Abril, sendo portanto, esta flor, novinha em folha (ahahah).
De seu nome comum Chagas e tendo sido desenhada no domingo de Páscoa, enquadra-se também nesta época festiva (foi sem querer, só soube o nome quando cheguei a casa!).
Este foi o meu primeiro sketch com aguarela, aguarelas essas que ganhei no meu aniversário e que usei para celebrar o 1º aniversário do USKP. Espero que para o ano já as domine melhor (as aguarelas, claro está!).
Parabéns USKP e longa vida! (não confundir com iogurtes)

domingo, 28 de março de 2010

CHALLENGE XVI_SINAIS DE PRIMAVERA



O QUE VEM ANTES, É UM REQUIEM DE MOZART.
ESPREITANDO PELA VIDRAÇA DO PAVILHÃO OBSERVA-SE UM LIVRE DESCAMPADO. AS FOLHAS DOS PINHEIROS CONTINUAM A SER PERENES, MAS DO SOLO, JÁ SURGEM FOLHAS VERDES E FLORES SINGELAS DO CAMPO.
DESSE ESPAÇO IMENSO, ESSE É UM CONTINUAR A LIBERDADE, CONTINUAR A VIDA, COM OU SEM ALEGRIA, EM CONJUNTO OU SEM COMPANHIA.

sábado, 27 de março de 2010

Challenge XVI


Já vem com atraso mas aqui fica...

Challenge XVI

A Primavera também chegou á minha mini varanda ,com flores a abrir e abelhas loucas com as flores do alecrim (é verdade, abelhas na cidade)

sexta-feira, 26 de março de 2010

Uma rosa "velha".

No museu de história natural...


... encontrei esta mini-flor.

Challenge XVI - sinais de primavera...


Esboços muito rápidos dos primeiros rebentos das árvores de fruto do meu pai...

Challenge XVI - Sinais de Primavera


Ontem passei pelo Jardim da Estrela à procura de fenómenos primaveris. Encontrei as olaias despidas pelo inverno cheias de flores rosa a brotar dos troncos, mas ainda sem folhas novas.



Este desenho foi feito de fugida (20 minutos?), a caminho de uma sessão de desenho de modelo (que recomendo!) com o material que tinha disponível: o molesquine sketchbook (papel acetinado), uma caneta uniball micro, 3 pastilhas de aguarela de cores próximas às primárias e um waterbrush.
Não é o tipo de abordagem que faço habitualmente mas gostei do resultado. Achei interessante que das minhas pinceladas lisas resultasse um efeito texturado; parece que pelo facto deste papel ser parcialmente impermeável à aguarela a água seca à superficie em vez de se espalhar no interior das fibras.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Challenge XVI

Com a chegada da Prima Vera e, o final do 2ºperíodo, nesta 2ªfeira cheia de Sol, fui com a minha turma desenhar a Sé de Braga...

Aproveito para desejar a todos os desenhadores uma Páscoa cheia de coisas doces :-)



quarta-feira, 24 de março de 2010

Narcisos



Bravos ou de jardim são dos primeiros a florir.
E a força do amarelo garante o chegar da Primavera.
Mais narcisos aqui.

Sinais de Primavera











Challenge XVI - A Podar as Oliveiras

As oliveiras podam-se no Inverno.
Mas a verdade é que este desenho foi feito no 1º dia de Primavera.
Não sendo a poda das oliveiras um verdadeiro indício da Primavera, só espero que não seja um mau augúrio de uma Primavera invernal. Em todos os aspectos.

terça-feira, 23 de março de 2010

Challenge XVI




Um apontamento de uma outra Lisboa não menos bela e por onde a Primavera já espreitava por todos os lados.


Na primavera o que mais gosto é dos campos a mudar de cor. Deixam de ser verde escuro, para se revestirem de um colorido que vai desde o violeta ao vermelho. As árvores vestem as suas copas que animadas pelos raios de sol se tornam verde vibrante. Os céus ganham pontos de vida que enchem o Alentejo de música.
Este é a paisagem perto da minha casa..

Challenge XVI - Sardinheiras



Estas já são de uma Primavera antiga

Challenge XVI : Sinais de Primavera

A Primavera chegou aos jardins e quintais de Lisboa...alguém me sabe dizer que planta é esta?

segunda-feira, 22 de março de 2010

A nossa primavera anda tímida ora vem ora vai, mas ainda assim não sei se é da minha "impressão", parece-me que anda tudo com mais cor.