Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Ana Barbosa. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Ana Barbosa. Mostrar todas as mensagens

domingo, 16 de abril de 2023

Dia de orquídeas

 O desafio dos Sketchus Botanikus fez-me descobrir espécies de orquídeas que nem imaginava! Aqui fica um exemplar 😁


domingo, 1 de agosto de 2021

Manhãs de praia na palma da mão


As vantagens de um bloco que cabe na palma da mão 😄: é portátil, está sempre disponível, não incomoda os "modelos" e não pesa no saco da praia! Esta semana levei o meu mini bloco à praia e passamos uma manhã 5 estrelas 😂😂!







domingo, 23 de maio de 2021

A Fábrica da Pólvora

Depois de um longo período sem desenhos ao ar livre, soube mesmo bem levar o bloco e as aguarelas a "apanhar ar". A Fábrica da Pólvora, em Barcarena é um local fantástico com um ambiente tranquilo (e amarelo) onde podemos desenhar sem pressa...Vale a pena visitar! 

 

sábado, 28 de março de 2020

Slowing down... e a "passar por momentos surreais" na oficina de Fernanda Lamelas

Demorei um bocado a entrar no espírito do exercício, mas fiquei com vontade de fazer mais "fora-da-caixa". Que grande ideia Fernanda Lamelas! Obrigada.



QuarentenaDesenhada - Desafio Lilliput e Brobdingnag

















Só hoje consegui começar a participar nas oficinas, mas valeu a pena pois diverti-me muito a fazer isto!
Obrigada José Louro

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

10 Anos USKP

Já há muito tempo tempo que não publicava no blogue, mas os 10 anos dos USKP não podiam deixar de ser celebrados com uma publicação. Este foi um dos desenhos feitos quando a chuva nos remeteu para uma fantástica loja de tudo e mais alguma coisa, algures no largo do intendente.

quarta-feira, 30 de maio de 2018

Museu Nacional dos Coches

Os primeiros desenhos do dia no encontro do Museu Nacional dos Coches.




sábado, 25 de fevereiro de 2017

A minha publicação n.º100

Resolvi celebrar a minha publicação n.º100 no blog com este desenho que fiz no Museu Nacional Ferroviário e ao mesmo tempo participar no desafio do mês. 



domingo, 19 de fevereiro de 2017

Encontro USkP+RSk no Museu Nacional Ferroviário

O Museu Nacional Ferroviário foi uma boa surpresa. Grande encontro, com tanto para desenhar...
Comecei o dia com esta dupla:




quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Coisas do Inverno

No Inverno tenho sempre mais dificuldade em desenhar no dia-a-dia. 
Parece que tudo encolhe com o frio... até os dias ficam mais pequenos!  
Mas, tinha um bloco para estrear e vontade de desenhar, pelo que decidi começar pelas coisas de Inverno que vão andando cá por casa:




domingo, 18 de setembro de 2016

O meu "caderno debaixo de água" - Alfeite

Com o tema "cadernos debaixo de água", este foi um dia muito bem passado e um grande encontro de urban sketchers.
Tantas coisas para desenhar que foi difícil escolher...
Aqui ficam alguns dos registos que consegui fazer. 
Obrigada Fernanda Lamelas por esta excelente iniciativa.

O primeiro desenho do dia:

Uma das "mascotes" que encontrei dentro do submarino :) :


Na fragata:

E para acabar...


segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Umas mini férias de 2015

Uns dias bem passados em Espanha, no final de setembro, que só agora fotografei para partilhar.




domingo, 3 de janeiro de 2016

Ainda 2015 - 4.º Encontro Ribatejo Sketchers



Só agora consegui fotografar alguns desenhos feitos em 2015, uma vez que este bloco não cabe no meu scanner.
Estes foram feitos nas Salinas de Rio Maior, dia 8 de dezembro- um dia cheio de sol e com muito frio...





domingo, 29 de novembro de 2015

Desenhos natalícios

Hoje participei num workshop de "Sketch e Aguarela"na Fundação Marques de Pombal.
Foi um dia fantástico, cheio de sol! 
Apeteceu-me desenhar devagar e saborear o momento.
Escolhi este "modelo" que posou para mim pacientemente. Um símbolo do início desta época natalícia.





segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Óbidos


Uma manhã em Óbidos a desenhar com um grupo de  amigos ...

domingo, 20 de setembro de 2015

Casa Museu dos Patudos

Dois detalhes do exterior da Casa Museu dos Patudos, em Alpiarça.
Vale mesmo a pena fazer uma visita. É um local fantástico!


sábado, 19 de setembro de 2015

3.º Encontro - Ribatejo Sketchers


Este foi o desafio lançado pela Sociedade Filarmónica Alpiarcense no 3.º Encontro RSK: desenhar um instrumento musical.
Aqui fica o registo que fiz do instrumento exposto na Alpiagra (feira agrícola e comercial de Alpiarça)