Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Encontro 67. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Encontro 67. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 8 de junho de 2021

Forte do Tagarete | Vila Franca do Campo


No Tagarete ouvimos o Arqueólogo Diogo Teixeira Dias falar sobre a fortificação e mostrou-nos uma possível reconstituição, ilustrada por si (do Forte da Areia). Fui desenhando o espaço numa tentativa de o conhecer e não consegui responder de forma consistente ao desafio proposto.  Era suposto ter apresentado uma imagem do forte de acordo com as plantas existentes integrando o que ainda resta do forte.  Ao que existe, apenas adicionei a parede inexistente com vãos de ligação ao interior.

Agradeço ao Diogo pelo entusiasmo com que nos acompanhou.

domingo, 6 de junho de 2021

Convento de Santo André | Vila Franca do Campo


No passado dia 29 realizamos um encontro Usk em Vila Franca do Campo, fomos acompanhados pelo Arqueólogo Diogo Teixeira Dias que nos surpeendeu com a abertura da igreja do Convento de Santo André e que nos guiou - neste seu último dia ao serviço da CMFFC - com o seu entusiasmo e simpatia. A igreja é muito bonita e com interesse patrimonial e está a necessitar de uma intervenção urgente. Sinto que tive pouco tempo para desenhar, mas fiquei com vontade de voltar. Após alguns apontamentos dirigimo-nos ao Forte do Tagarete.
Dei cor aos desenhos posteriormente.

domingo, 23 de maio de 2021

Forte do Tagarete | Vila Franca do Campo

No dia 29 de maio às 10:30 vamos estar a desenhar num evento associado à Câmara Municipal de Vila Franca do Campo onde faremos uma breve visita ao Forte do Tagarete com o Arqueólogo Diogo Teixeira Dias.
Local de encontro: Praça Bento Góis 

Confirmem por e-mail a vossa intenção de participação (urbansketcherazores@gmail.com).

 

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Querença

O Mercado de Querença não é só compras.
Há por lá grandes animações, como aulas de dança, workshops, etc.
Mais desenhos aqui.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Loulé


No 67º Encontro USkP, em Loulé, fomos muito bem recebidos pelo TASATécnicas Ancestrais, Soluções Actuais

Visitámos a loja, fantástica, onde fiz esta espécie de inventário. Mas há muito mais a ver!

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Loulé

Vista da Muralha, na Alcaidaria de Loulé, durante o 67ºEncontro USkP.
Outros desenhos nos Bonecos de Bolso.

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Loulé

Alcaidaria de Loulé.
67º Encontro USkP.

Pormenores de Loulé


Quando sei que não vou ter muito tempo para desenhar, opto sempre por desenhar numa escala mais reduzida. Destes quatro, o pote e as escadas foram os que gostei mais de fazer.

Encontro de Loulé 29-30 de Novembro



A minha participação ao encontro de Loulé 
- Loulé: um sketch do mercado : bic sobre caderneta Moleskine
- Querença: um sketch com bic no sitio, aquarela de volta a casa sobre caderneta Derwent.
Obrigado aos organizadores.
Guy Moll


domingo, 7 de dezembro de 2014

Mercado de Querença


Há aldeias que são uma verdadeira surpresa, Querença é uma delas.
Este mercado tradicional apareceu como sugestão de um grupo de jovens que viveu ali durante 9 meses. Anos depois, a população organiza o mercado de forma autónoma e o último domingo de cada mês é, assim, um encontro muito agradável entre produtores locais, artesãos e curiosos.

Era impossível não desenhar aqui...

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

67º Encontro USKP - Loulé

O encontro em Loulé foi mesmo bom. No regresso, sentia o sabor da realização e satisfação, pelos momentos tão bem passados a desenhar e pelos encontros tão enriquecedores com pessoas inspiradoras.
Obrigada à Câmara Municipal de Loulé, ao Projecto TASA, e especialmente, à Sara Fernandes, a nossa anfitriã.
No começo do encontro - à porta do mercado em Loulé.

Não resisti a publicar este desenho  - gosto dele. ;)

No mercado tradicional em Querença - comprei batatas doces, mas mais pequenas.

A igreja de Querença. Durante o desenho tive 2 espectadoras fiéis do príncipio ao fim; foi engraçado ir ouvindo os seus comentários.

Não há encontro sem bons almoços, e este foi mais um deles, na "Casa do Pasto", em Querença.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Loulé e Querença

Tive um fim de semana tão bom. Peço desculpa pelo post tão comprido, mas este par de dias não merece levar partes cortadas.
Viajei na sexta à noite para Loulé, onde iria participar de mais um Encontro USKP. O Mário e a Ketta apanharam-me perto da estação de Entrecampos, já passava das nove, sentei-me no banco da frente, porque atrás, dentro de um ovinho ia o Matias, embalado pela mãe. Fomos entretidos toda a viagem, animados nas conversas e sem dar conta que lá fora chovia que se fartava. Chegámos a Loulé passava pouco da meia noite.
No dia seguinte acordámos com uma cidade a fervilhar. O mercado, a feira de artesanato, gente pelas ruas que não resistiu àquele sol de inverno, tudo junto a dar um encantamento especial a este lugar do Algarve que já foi dos árabes.



Almoçámos no restaurante "O Pescador", onde comemos bacalhau com grão, uns, carne de porco à portuguesa, outros. E bebemos vinho tinto, da Adega das passarinhas.
Fizemos depois uma visita guiada pela zona histórica de Loulé, deixámos-nos ficar mais tempo na Alcaidaria do Castelo, estava frio e começava a escurecer. A Isabel ia-nos contagiando com a sua paixão pela cidade. Antes de um chá de menta, ainda visitámos umas ruinas árabes, antigo lugar de banhos, e que continuam a ser escavadas.



Pertinho dali era a loja da TASA, onde a Sara nos mostrou os objectos deliciosos, desenhados e tornados realidade pelas mãos de algumas pessoas que conhecemos nessa manhã, e no dia seguinte em Querença. As suas vidas voltaram a ser especiais, que bom que lhes foi dada esta oportunidade.

Depois do jantar voltámos à Alcaidaria do Castelo, onde numa sala nobre do primeiro andar falámos das nossas estórias de desenhos, para uma audiência interessada e que ocupou todas as cadeiras. Trasmitimos esta nossa paixão, com desenhos dos lugares por onde andámos . Eu de Paraty, o Pedro Cabral da Via Algarviana, o Hélio Boto sobre desenhos solitários pelo Algarve, o Mário e a Ketta da Costa do Marfim, e o Luís Ançã, que quase não falou dos seus desenhos do Alentejo, antes pôs uma música a tocar enquanto os desenhos iam aparecendo, inesperados, naquela tela branca. Foi talvez o momento mais incrível que me lembro de ter assistido nesta coisa dos desenhos. Obrigado Luís, que pena aquilo do "fade" no final não ter funcionado.
Regressámos ao Hostel do Coreto, de coração cheio. Quase ninguém tinha sono, tirámos uma cerveja da máquina de vending, e ficámos ali, a conversar.

No dia seguinte tomámos o pequeno almoço todos juntos. Comi uma fatia de pão-de-ló cheia de goiabada, todos me ralharam. Alguém distraído deixou queimar uma torrada, fui eu que lá fui acudir. Metemos-nos nos carros e fomos para Querença, a poucos quilómetros dali. Enganei o Mário por três vezes, convencido que sabia o caminho, não havia meio de darmos com a estrada certa. Mas acabámos por chegar lá, não chovia mas estava frio, muito frio. No largo da igreja de Querença estava a feirinha do mês, cheia de bancas amarelinhas, com gente a vender repolhos, frascos de mel, aguardente de medronho, artesanato ou bolo à fatia. Fiz um desenho, enregelado, que só pintei no café da Dona Rosa.



Pelo meio o Sr. Mário meteu conversa comigo, falou-me do sobrinho que também faz desenhos. Obriguei-o a sentar-se ao meu lado, fiz-lhe o "retrato". Ficou tão contente que tirámos uma foto juntos, convidou-me para almoçar na casa dele da próxima vez que ali voltasse, e eu prometi que sim.
 

Terminámos a jornada numa casa de pasto, comemos uma canja daquelas caseiras, até ovinhos pequeninos tinha. As outras mesas estavam cheias de gente feliz, idosos da terra que almoçavam todos juntos, sem pressa, enquanto o David acordeonista se preparava para começar o baile improvisado. Despedimos-nos dos nossos novos e habituais amigos, e entrámos no carro, chegámos a casa pela hora do jantar.
Obrigado a todos pela óptima companhia.

domingo, 16 de novembro de 2014

67ºEncontro de USkP em Loulé 29 de Novembro

Nem sempre surgem oportunidades para desenhar acontecimentos tão especiais como este que vai acontecer em Loulé. Técnicas Ancestrais Soluções Actuais, também conhecidos por TASA, convidaram-nos para desenhar Loulé e Querença. Sábado com mesa redonda e comunicações em Loulé e, no domingo, o mercado de Querença. 

Este fim de semana promete!