Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta #weboficina8. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta #weboficina8. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 9 de abril de 2020

#Weboficina 8 - Variações sobre um tom.


Com a oficina proposta pelo Filipe Pinto, e depois do exemplo da máquina que o Filipe nos mostrou, resolvi ir rebuscar e reviver algumas memórias, donde me surgiu esta lupa a pedir para ser o modelo desta oficina.



quarta-feira, 8 de abril de 2020

Tom de indigo


Para o desafio do Filipe Pinto, desenterrei uma tinta acrílica da Sennelier, do tempo em que a febre das canetas de aparo me atacou. Descobri logo que não podia usar tinta acrílica nas canetas sem dar cabo delas. Assim, este belo azul indigo ficou relegado à Gaveta do Esquecimento. Com uma bela aguada, regressou ao activo. A esferográfica não é uma favorita, mas volta e meia vem ao de cima.

A Polaroid é um modelo velho, mas foi comprada já neste século, em segunda mão. Quando a comprámos, só havia uma empresa a fazer filme para esta câmara, uma antiga fábrica da Polaroid na Holanda recuperada por uns carolas do Impossible Project. É um hobby engraçado, mas em última instância insustentável - os filmes são muito caros e o lixo que se produz é tremendo. Mas é um pisa-papéis com pinta!

terça-feira, 7 de abril de 2020

Weboficina #dia8 - Variações sobre um tom.

Mais um trabalho!

Desta vez, em resposta ao desafio do Filipe Pinto. Embora o objeto desenhado não tenha sido uma "relíquia", foi um objeto / equipamento que encontrei numa gaveta.

Fiquem bem!



   

sexta-feira, 3 de abril de 2020

Azul

"Web Oficina - Variações sobre um Tom", desafio de Filipe Pinto... 


Usei um daqueles tubos de Daniel Smith azulados com metais, a cor na digitalização fica sempre muito diferente, acho que os pigmentos reflectem a luz do scanner de for a que o baralha.

Aqui fiz alguma batota mas gosto particularmente de usar um ou dois tons para resumir atmosferas, sensações, porque cada cor transmite-nos reacções distintas.


#quarentenadesenhada - 8ºDesafio


quarta-feira, 1 de abril de 2020

Web Oficina USkP "Variações sobre um Tom"


Variações sobre um Tom


A tinta da china e o aparo foram resgatados do “Museu do material escolar”, com mais de 30 anos. O modelo é um pouco mais velho.


Web oficina de Filipe Pinto

A proposta do Filipe fez-me vasculhar algumas caixas que ainda tenho guardadas à espera de concluir a mudança. Acho que quando mudamos de casa há caixas que ficam eternamente à espera de serem desempacotadas. Numa dessas caixas encontrei os meu aparos e alguns frascos de tinta. Em tempos coleccionei aparos, tintas e canas para usar no desenho. Mas sempre que os usava acabava por entornar tinta. Na rua revelou-se catastrófico. Por essa razão acabaram por ficar de lado. Mas gosto muita liberdade que a sua utilização permite. Estes já não regressam à caixa.

Variação sobre um tom


terça-feira, 31 de março de 2020

"Ganda Máquina", com variações sobre um tom- para Web Oficina do Filipe Pinto

Andava à procura de um objecto para desenhar para o desafio do Filipe, quando deparei com esta "ganda máquina". Ou serão duas ? :) 
Seja como for, a verdade é que  ginástica também ajuda a passar o tempo e a minimizar o tédio da quarentena! É altura de pôr em prática aquelas coisas que no início do ano dizemos e nunca cumprimos. "Este ano vou fazer ginástica"... Querem ver que vamos mesmo?


Os tons da mesma tinta

Grande ideia esta do Filipe Pinto que me fez remexer nas gavetas cá de casa e nas da minha memória, onde guardo as épocas em que se usavam estes objectos.

"Eu ainda sou do tempo em que..." se juntavam numa cassete  (k7) músicas que adorávamos e por isso mereciam um lugar especial no coração. E guardávamos numa VHS aquele concerto ou filme gravado na televisão porque só passava uma vez. E era quase um luxo ter um leitor ZIP que tinha disquetes de 100 Mb!!

Também peguei num aparo e um pincel e, com alguma água, utilizei apenas a cor Sépia Brun / Pigment Ink da Platinum.



Variações sobre um tom

Filipe Pinto, tentei levar a coisa com algum rigor. Como não queria deixar passar e oficina, cá está a última coisa que fiz hoje. A minha pedra de Tinta da China e bastão serviram de modelo para o exercício. Usei Sketch Ink da Rohrer & Klingner, aparo, pincel chinês e uma posca. Gostei da experiência, o desenho ficou realmente com uma patine que é de outra época.

segunda-feira, 30 de março de 2020

Variações Sobre um Tom

Não tinha máquina fotográfica mas, para responder ao desafio do Filipe Pinto, fui buscar uma máquina de café VESÚVIO que me lembro da Avó usar. Tomei café feito com ela. Usei caneta de aparo, pincel, ecoline e lexívia para vazar as letras.

Web Oficina - Variações sobre um Tom


Variações sobre um tom

  Laranjas
Vitamina C para nos mantermos saudáveis.

Um belo desafio!

Vi a web oficina do Filipe logo de manhã mas as responsabilidades profissionais fizeram-me adiar o gosto por fazê-la! 

"O tempo de ficar em casa é também o tempo de descobrir a casa".  
Obrigada, Filipe, pelo desafio e por esta frase.



variando no tom

Belo exercício Filipe, para mim que tenho ainda muita pedra para partir neste confronto tonal com os volumes.