Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta #weboficina6. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta #weboficina6. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 10 de abril de 2020

Estamos a passar uns tempos surrealistas!! Mesmo!

Tão divertida esta oficina proposta pela Fernanda Lamelas que nos sugere uma viagem pelo mundo da imaginação. Eu que nem gosto de alturas, vi-me a fazer escalada pelas plantas lá de casa. Obrigada!!



sexta-feira, 3 de abril de 2020

Surrealizar por aí...

Tardou mas lá consegui responder ao desafio da Fernanda Lamelas.  O tempo e a cabeça nem sempre se conciliam para que a obra nasça.
Como vêem,  sempre que me apetece um Porto, nem me levanto do sofá.  Basta assobiar.


quarta-feira, 1 de abril de 2020

terça-feira, 31 de março de 2020

momentos surreais

não tarda começo a viver a angústia do frasco vazio

Discursos surreais


Os neosurrealistas agora são governantes de países enormes! Ouvir um discurso e desenhá-lo tal e qual pode já ser um exercício do surreal.

A propósito, sugiro-vos um filme que tenta explicar o surrealismo político e económico da actualidade - HyperNormalisation (2016) de Adam Curtis, livre para ver no Youtube aqui.

domingo, 29 de março de 2020

Surreal

Já os nossos avós o usavam e continua a ser recomendado para lavar as mãos!

Momentos surreais.....a pesca da baleia e o almoço


#quarentenadesenhada 4,5 e 6

Quando o real supera o surreal...

O desenho da caixa de aguarelas que a Fernanda pôs a ilustrar a sua oficina é maravilhoso. Além de perfeito e límpido, como sempre, remete-nos para um universo, agora longínquo, de felicidade, lazer, preguiça, férias, sol e mar.
O objetivo da sua oficina era que nos deixássemos levar pela imaginação e  nos divertíssemos.
Desta vez não consegui cumprir o desafio. Por mais que me esforçasse não conseguia pensar em nada divertido.  As notícas da televisão italiana não o deixavam e sobrepunham-se a tudo o que podesse pensar...
Quando olhei para a minha caixa de aguarelas só me lembrei do desenho da Fernanda (desculpa o plágio) mas  deixei que o meu "Dark Side" viesse ao de cima e tomasse o comando.
 Foi mais forte do que eu. Desculpem. Não voltará acontecer!

Web Oficina tempos surreais

Desenhos cegos, para seguir o instinto e as emoções, de objetos escolhidos à balda de modo a criar livres associações, como tanto gostavam os surrealistas.
Obrigado Fernanda Lamelas!

SPQR

E se pusessem tigres na rua para impedir que as pessoas saiam de casa?

SPQR Sono Pazzi Questi Romani (Asterix dixit)

Querem adicionar um animal às vossas paisagens mas aí em Portugal as medidas são mais brandas e ainda não soltaram as feras na via pública. Não desesperem. Vão ao Google digitem por exemplo 'tiger animal', cliquem em 'visualiza 3D' e divirtam-se!

sábado, 28 de março de 2020

“Estamos a passar por momentos surreais...”

Hoje foi dia para fazer sopa e também para responder ao desafia da Fernanda Lamelas que nos propôs uma mistura surreal acordante com o momento em que nos encontarmos. Ora, uma vez mais, não tive como nâo conciliar os dois desafios (o nacional com o açoriano). A sopa deu-me uma grande dor de cabeça, as vaidosas - a couve keil e a cenoura-  não queriam tomar banho nem por nada, a minha sorte é que, à falta de curgetes, a batata colaborou logo que os feijões tomaram conta da ocorrência.

... momentos surreais...

Tentando responder ao desafio da Fernanda Lamelas, não com objectos, como proposto, mas partindo de um desenho antigo que tinha ficado a meio.

Momento surreal

O desafio da Fernanda foi muito pertinente e atual.
Surrealizei: imaginei que, pela Rua da Liberdade, corria o Reno  (que ia desaguar ao Tejo) e na sua margem, ali estava ela, a catedral de Colónia.
Sonhei que tocava à campainha da Adriana, a minha filha que vive nesta cidade alemã, e ia dar uma volta de bicicleta com ela e o meu genro, sentindo  a presença, a saúde,  a liberdade e a paz - tudo o que desejamos agora!
Obrigada, Fernanda!

isto é o que eu chamo uma viagem surreal... na maionese!

Hoje a Fernanda Lamelas convidou-nos a ser surrealistas! 
Entrei no meu universo onírico, revisitei a minha surrealista favorita, a Frida Kahlo e, deixei-me "viajar na maionese".
Se no final, o que interessa é divertirmo-nos e dar largas à imaginação então valeu bem a pena!
Bons desenhos surrealistas a todos! 

Web Oficina “Estamos a passar por momentos surreais...”

ISTO NÃO É UM PINCEL
Quando penso no Surrealismo lembro-me inevitavelmente da pintura de René Magritte "Ceci n'est pas une pipe". Do ponto de vista conceptual é muito interessante e, do ponto de vista da História de Arte, é uma obra que se antecipa aos movimentos artísticos contemporâneos.

Desafio de Hoje Weboficinas