Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Florian. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Florian. Mostrar todas as mensagens

domingo, 16 de outubro de 2016

Ainda dedicado a Florian

Em Julho foram aqui criadas as homenagens a Florian Afflerbach e eu, que adoro linhas de carros, nada publiquei. E não resisti a desenhar o carro que considero o mais belo de todos os tempos, o Jaguar E Type. Lembro-me de Enzo Ferrari ter um desgosto enorme por esta maravilha não ter sido concebida na sua fábrica.
E espero reanimar este tema e que não se deixe morrer a memória de Florian, nem dos seus desenhos de maravilhas sobre rodas.

domingo, 24 de julho de 2016

Homenagem ao Florian


Florian

Este é o contributo que vou levar para Manchester para participar na exposição de homenagem a Florian Afflerbach! Este desenho foi feito em Torres Vedras durante o 2ºEncontro Internacional de Desenho de Rua, na oficina do Flávio Ricardo e na altura em que faleceu Florian..

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Florian

Em cima do prazo fui fazer o desenho de tributo ao Florian Afflerbah. Não o conheci pessoalmente mas era admirador dos seus desenhos.


Este reboque de 1930, com base no modelo A, esteve durante muitos anos ao serviço da garagem Palácio Ford, no Porto.

To Florian


Há muito que não desenhava carros e nesta ocasião de homenagem ao Florian Afflerbach, aceitei o desafio de enviar um desenho para Manchester. 
Na rua do Carrião, um 2CV esperava por mim. Como não havia onde sentar, fiz todo o desenho bem perto do carro de cócoras. Valeu a pena. Gosto do resultado e vou fazer mais.

Florian

Sempre gostei imenso dos desenhos de carros do Florian Afflerbach. 
Este desafio fez-me decidir a desenhar o meu 2CV. Esta é a terceira tentativa pois não costumo desenhar carros e desenhar segundo a perspectiva proposta foi para mim bastante difícil, embora divertido.

Florian

Não tive o privilégio de conhecer Florian. Conheço o seu trabalho  a sua paixão que irá perdurar para além da sua trágica partida. Este desenho foi feito em Torres logo depois do acidente. Estava a decorrer o 2º encontro internacional de desenho e uma das oficinas era com o Flávio Ricardo, um grande admirador do trabalho de Florian. E assim cada um à sua maneira prestou a sua homenagem no museu dos bombeiros. É por isso que este desenho será sempre diferente de todos os outros. É por essa razão que o enviei para Manchester.

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Desenho para a homenagem ao Florian Afflerbach

Caros amigos sketchers

Venho lembrar a todos que falta menos de 1 semana para poderem se juntar na homenagem ao sketcher Florian Afflerbach, que irá ocorrer durante o Simpósio em Manchester (ver AQUI e AQUI sobre a iniciativa).

Podem digitalizar a 300 dpi e enviar até domingo para o email diariosgraficos@gmail.com (que nós imprimimos) ou enviar o original pelo correio até 20 de Julho para a morada do Nelson Paciência:
  • Nelson Paciência
    Avenida Álvaro Pais, 10 - 2ºC
  • 1600-007 Lisboa
Depois eu, o Pedro Loureiro e o Nelson levaremos a participação portuguesa para este tributo.

Eu não quis faltar com o meu desenho. Não faltes também.


Florian


Ontem olhei para o dois cavalos amarelo
o meu estimado carrinho
e lembrei-me do desafio lançado pelo Lapin
com mais carinho do que arte, aqui fica o resultado
e que me perdoe o Florian por assim me atrever a desenhar carros



quarta-feira, 13 de julho de 2016

Tributo a Flaf

Não, não é um clássico. Ou só o é para mim com os seus mais de 15 anos. Este é o meu contributo para a homenagem ao Florian Afflerbach. A resposta ao desafio que o Lapin lançou (ver aqui) – desenhar um carro “à maneira de Flaf e Lapin” (fazê-lo a menos de um metro).