Menu superior
- Início
- Sobre os USkP
- Junta-te aos USkP
- Agenda dos Sketchers
- Iniciativas
- Sketchers no mundo
- Contactos
Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.
John Ruskin, intelectual inglês do século XIX
Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.
Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio
Mostrar mensagens com a etiqueta #weboficina11. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta #weboficina11. Mostrar todas as mensagens
segunda-feira, 20 de julho de 2020
sexta-feira, 10 de abril de 2020
domingo, 5 de abril de 2020
Carta-diálogo para pais, em tempos de Covid - Web Oficina de Mário Linhares
Não é de facto uma carta. Nem tão pouco é manuscrita. A minha letra é horrível, por isso decidi fazer um texto em Word, sobre o qual desenhei pequenas coisas que estavam à minha frente.
É um diálogo imaginário entre uma mãe e um filho pequeno, inventado por mim (inspirado num texto que uma vez li do Pedro Strecht).
Espero que seja útil a alguns pais, ainda que não comece com a fórmula: "Caros pais..."
É um diálogo imaginário entre uma mãe e um filho pequeno, inventado por mim (inspirado num texto que uma vez li do Pedro Strecht).
Espero que seja útil a alguns pais, ainda que não comece com a fórmula: "Caros pais..."
sexta-feira, 3 de abril de 2020
Ceteris Paribus | DESAFIO MÁRIO LINHARES
Carta aos meus amigos do ISEGI 2008, Sissi e Luís.
Caros amigos,
Tenho muitas saudades dos nossos tempos de ISEGI. Dos Trabalhos de grupo e das aulas até às 23:00. Que violência. Lembrei-me do professor Álvaro Novo. Fui à net e verifiquei que agora é Secretário de Estado do Tesouro. Estarei de quarentena desde esses tempos? Chegava com a mochila e estudavamos o Freakonomics. Trouxe a minha calculadora para Itália e ando muito triste com os números. São tão maus. Tão mal apresentados. Queria mandar uma calculadora mágica para Portugal. Pode ser esta. Era a que eu usava. E um livro para ajudar as pessoas a pensar melhor sobre os números. Segundo Hans Rosling 'há 10 razões pelas quais estamos errados acerca do mundo - e porque as coisas estão melhor do que pensamos'. Magari...
Caros amigos,
Tenho muitas saudades dos nossos tempos de ISEGI. Dos Trabalhos de grupo e das aulas até às 23:00. Que violência. Lembrei-me do professor Álvaro Novo. Fui à net e verifiquei que agora é Secretário de Estado do Tesouro. Estarei de quarentena desde esses tempos? Chegava com a mochila e estudavamos o Freakonomics. Trouxe a minha calculadora para Itália e ando muito triste com os números. São tão maus. Tão mal apresentados. Queria mandar uma calculadora mágica para Portugal. Pode ser esta. Era a que eu usava. E um livro para ajudar as pessoas a pensar melhor sobre os números. Segundo Hans Rosling 'há 10 razões pelas quais estamos errados acerca do mundo - e porque as coisas estão melhor do que pensamos'. Magari...
quinta-feira, 2 de abril de 2020
Carta aos meus alunos
O desafio do Mário deu que pensar...
Sem alunos, sinto-me professora?
Aproveitei e desafiei-os a escrever-me uma carta ilustrada também. Aguardo respostas... :)
Obrigada, Mário!
(a página ficou cheia demais...)
Sem alunos, sinto-me professora?
Aproveitei e desafiei-os a escrever-me uma carta ilustrada também. Aguardo respostas... :)
Obrigada, Mário!
(a página ficou cheia demais...)
Desafio #12 | Mário Linhares | uma carta ilustrada
Está tudo na carta! hoje não escrevo mais :) obrigada Mário, este exercício eleva os que silenciosamente não deixam a "máquina" parar!
Carta à minha filha Catarina
A minha filha mais nova está a estudar fora de Portugal, mesmo nestes tempos de sobressalto em que eu gostaria que ela estivesse mais perto... Mas está bem e isso é que é o fundamental.
No quarto dela, em cima da cama, está este peluche gigante de olhos meigos que ela continua a adorar. É por isso a ela que eu dedico este desenho e esta carta que escrevi.
No quarto dela, em cima da cama, está este peluche gigante de olhos meigos que ela continua a adorar. É por isso a ela que eu dedico este desenho e esta carta que escrevi.
#weboficinas - proposta 11 - Carta ilustrada
Tenho escrito mais e desenhado menos durante estes tempos de isolamento em casa.
Ao ver as inevitáveis notícias, penso nos médicos e no trabalho deles. O nosso trabalho é ficar em casa e o deles é tentar salvar os que, por alguma razão, estão sem saúde.
Cresceu em mim uma vontade grande de escrever uma espécie de carta aberta dirigida a todos os médicos do nosso país. Talvez devesse ter sido dirigida a todos os profissionais de saúde. Seria mais precisa...
É esta a minha proposta para a 11.º weboficina: escrever e ilustrar uma carta para alguém que tem mesmo de ser. Alguém que, nestes tempos de pandemia, não pode ficar sem receber notícias nossas.
Cresceu em mim uma vontade grande de escrever uma espécie de carta aberta dirigida a todos os médicos do nosso país. Talvez devesse ter sido dirigida a todos os profissionais de saúde. Seria mais precisa...
É esta a minha proposta para a 11.º weboficina: escrever e ilustrar uma carta para alguém que tem mesmo de ser. Alguém que, nestes tempos de pandemia, não pode ficar sem receber notícias nossas.
Proponho os seguintes passos:
1. Começar pelos desenhos. Desenhar algo que mostra as nossas rotinas caseiras. Eu optei por desenhar o que passei a ver melhor, mas podem ser mais criativos;
2. Escrever o local e a data no topo;
3. Escolher um dos desenhos para começar a escrever e depois deixar a escrita fluir;
4. Terminar apenas quando não tiverem mais espaço para escrever;
5. Assinar (no meu caso, esqueci-me!).
Bom trabalho!
1. Começar pelos desenhos. Desenhar algo que mostra as nossas rotinas caseiras. Eu optei por desenhar o que passei a ver melhor, mas podem ser mais criativos;
2. Escrever o local e a data no topo;
3. Escolher um dos desenhos para começar a escrever e depois deixar a escrita fluir;
4. Terminar apenas quando não tiverem mais espaço para escrever;
5. Assinar (no meu caso, esqueci-me!).
Bom trabalho!
Subscrever:
Mensagens (Atom)














