Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta #weboficina11. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta #weboficina11. Mostrar todas as mensagens

domingo, 5 de abril de 2020

Carta-diálogo para pais, em tempos de Covid - Web Oficina de Mário Linhares

Não é de facto uma carta. Nem tão pouco é manuscrita. A minha letra é horrível, por isso decidi fazer um texto em Word, sobre o qual desenhei pequenas coisas que estavam à minha frente.
É um diálogo  imaginário entre uma mãe e um filho pequeno, inventado por mim (inspirado num texto que uma vez li do Pedro Strecht).
Espero que seja útil a alguns pais, ainda que não comece com a fórmula: "Caros pais..."


Web Oficina USkP “Carta ilustrada”

sexta-feira, 3 de abril de 2020

Ceteris Paribus | DESAFIO MÁRIO LINHARES

Carta aos meus amigos do ISEGI 2008, Sissi e Luís.

Caros amigos,

Tenho muitas saudades dos nossos tempos de ISEGI. Dos Trabalhos de grupo e das aulas até às 23:00. Que violência. Lembrei-me do professor Álvaro Novo. Fui à net e verifiquei que agora é Secretário de Estado do Tesouro. Estarei de quarentena desde esses tempos? Chegava com a mochila e estudavamos o Freakonomics. Trouxe a minha calculadora para Itália e ando muito triste com os números. São tão maus. Tão mal apresentados. Queria mandar uma calculadora mágica para Portugal. Pode ser esta. Era a que eu usava. E um livro para ajudar as pessoas a pensar melhor sobre os números. Segundo Hans Rosling 'há 10 razões pelas quais estamos errados acerca do mundo - e porque as coisas estão melhor do que pensamos'. Magari...



#quarentenadesenhada 11º Desafio Mario Linhares


Carta aos Heróis


Quarentena desnhada (Mario Linhares)


quinta-feira, 2 de abril de 2020

A minha Carta ilustrada #quarentenadesenhada weboficina11

Mário, não vale, com desafios destes... levaste-me ao fundo do meu coração.






Carta aos meus alunos

O desafio do Mário deu que pensar...
Sem alunos, sinto-me professora?
Aproveitei e desafiei-os a escrever-me uma carta ilustrada também. Aguardo respostas... :)
Obrigada, Mário!
(a página ficou cheia demais...)



Desafio #12 | Mário Linhares | uma carta ilustrada


Está tudo na carta! hoje não escrevo mais :) obrigada Mário, este exercício eleva os que silenciosamente não deixam a "máquina" parar!

Carta ilustrada: Antes fossem ervas daninhas, antes fossem


Carta de Colares para uma amiga em Tóquio


Carta à minha filha Catarina

A minha filha mais nova está a estudar fora de Portugal, mesmo nestes tempos de sobressalto em que eu gostaria que ela estivesse mais perto... Mas está bem e isso é que é o fundamental.
No quarto dela, em cima da cama, está este peluche gigante de olhos meigos que ela continua a adorar. É por isso a ela que eu dedico este desenho e esta carta que escrevi.


Carta ilustrada

Tentando dar alguma leveza ao desafio e ao assunto, não esquecendo todos os profissionais de saúde, os doentes e os que estão confinados por esse mundo fora. Um abraço a todos.🌈🌈

#weboficinas - proposta 11 - Carta Ilustrada, respondendo ao desafio de Mário Linhares


#weboficinas - proposta 11 - Carta ilustrada

Tenho escrito mais e desenhado menos durante estes tempos de isolamento em casa. 
Ao ver as inevitáveis notícias, penso nos médicos e no trabalho deles. O nosso trabalho é ficar em casa e o deles é tentar salvar os que, por alguma razão, estão sem saúde.

Cresceu em mim uma vontade grande de escrever uma espécie de carta aberta dirigida a todos os médicos do nosso país. Talvez devesse ter sido dirigida a todos os profissionais de saúde. Seria mais precisa...


É esta a minha proposta para a 11.º weboficina: escrever e ilustrar uma carta para alguém que tem mesmo de ser. Alguém que, nestes tempos de pandemia, não pode ficar sem receber notícias nossas.




Proponho os seguintes passos:

1. Começar pelos desenhos. Desenhar algo que mostra as nossas rotinas caseiras. Eu optei por desenhar o que passei a ver melhor, mas podem ser mais criativos;

2. Escrever o local e a data no topo;

3. Escolher um dos desenhos para começar a escrever e depois deixar a escrita fluir;

4. Terminar apenas quando não tiverem mais espaço para escrever;

5. Assinar (no meu caso, esqueci-me!).


Bom trabalho!