Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Paulo J. Mendes. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Paulo J. Mendes. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 6 de junho de 2023

Debaixo das arcadas

O lugar mais convivial do Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja era a esplanada por baixo das arcadas do Centro Cultural. Local por excelência dos reencontros e animadas conversas entre  visitantes e autores, uns e outros em muitos casos já habituais neste acarinhado evento, proporcionava um ambiente animado que se estendia bem pela noite dentro. Sem grande tempo para um deambular mais demorado pela cidade onde não faltariam motivos, foi ali mesmo que saciei a minha sede de desenho.

O evento continua até ao próximo dia 11, e posso garantir que vale a pena.

 

quinta-feira, 5 de maio de 2022

Corredor Verde do Leça


 
Ao longo do rio que lhe dá o nome, um caminho recém-criado que vale a pena percorrer.

Ponte da Pedra, Leça do Balio

domingo, 4 de abril de 2021

Ponte de madeira

Apesar de ter um pequeno parque a escassos minutos de casa, nunca o tinha valorizado devidamente, habituado que estava a rumar a outros congéneres mais conhecidos em busca de instantes de tranquilidade acompanhados de desenho. Foi preciso vir a pandemia e consequentes restrições à mobilidade para perceber que este espaço, até aqui por mim usado apenas como atalho, afinal também oferece umas quantas e boas oportunidades para "dar ao risco".

sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Primeiro do ano

Feito a cinco minutos de casa, aproveitando uma esquina banhada por um sol morno que parece só querer aparecer nos dias em que temos que recolher às 13h... Arrumados os pincéis, já só houve tempo para dar meia-volta.

Feliz 2021 a todos os USk!!

 

quarta-feira, 6 de maio de 2020

Uma rua a desconfinar-se


Pela primeira vez em quase dois meses, voltei a percorrer as ruas da baixa do Porto. No metro havia muito pouca gente, bem menos do que esperaria encontrar, e em boa parte das ruas o cenário era o mesmo, com mais estabelecimentos (re)abertos do que pessoas a passar. Em Cedofeita dei de caras com uma visão invulgarmente ampla de toda a rua, facilitada pela ausência de obstáculos visuais como esplanadas, guarda-sóis, veículos e toda a massa humana que habitualmente andaria por ali. Uma oportunidade de desenho que a chuva não permitiu aproveitar pelo que segui caminho calmamente, porque este era também um percurso de reencontros.
Com o tempo a abrir, só em Santa Catarina, a mais comercial e habitualmente a mais movimentada das ruas, pude registar no caderno a minha primeira impressão destes dias de desconfinamento Portuense. Poucos transeuntes, alguns proprietários de lojas a falar uns com os outros e, mais lá para o fundo, no troço habitualmente mais animado, um número apenas ligeiramente maior de pontinhos em movimento.
Mesmo sem os turistas, vendedores, artesãos, pedintes, os músicos já com lugar cativo e outros dos habituais actores desta e demais artérias, a sensação de voltar à rua foi incomparável. Depois de tanto  confinamento, uma cidade a meio gás  - ou talvez um quarto de gás - quase nos parece uma cidade em festa.

quarta-feira, 1 de abril de 2020

Weboficina #10 - Musealizemo-nos!

Bom dia!!
A proposta que trago é muito simples e pouco “técnica”, apelando mais ao lado da criatividade e divertimento,algo que também faz falta por estes dias. Será também uma oportunidade para praticarmos  de forma harmoniosa a inserção de textos nos nossos desenhos.
Estamos confinados, não podemos sair para passear, desenhar, visitar monumentos entre tantas outras coisas. Assim, e uma vez que hoje é o dia 1 de Abril, conhecido como o “dia dos enganos”, vamos enganar-nos uns aos outros, fazendo crer que as nossas casas não não realmente casas, mas sim Museus!
Como sketchers que somos, o folheto de apresentação do nosso Museu não poderia ser nunca um insípido ”flyer”, mas antes uma bem recheada página de caderno mostrando boa parte do espólio e respectiva descrição. A minha proposta, que exemplifico no desenho abaixo, é pois a de criar uma página (preferencialmente dupla) de apresentação do vosso espaço museológico. O tema do Museu é à escolha de cada um. Para exemplificar, eu criei o “Museu das Coisas Quebradas”, reunindo um importante espólio de objectos lá de casa que por motivos diversos deixaram de funcionar, mas por alguma razão cá continuam.



Aspectos a ter em conta:
- Deverá haver um cabeçalho, tão vistoso quanto possível, contendo o nome do Museu e uma breve descrição, conforme exemplo abaixo.


- Cada um dos objectos do "espólio" deverá ter também a sua descrição.
- Pela sua importância no contexto "museológico", uma das peças deverá ser destacada em relação às restantes, seja através da escala, da inclusão de uma cercadura, etc, etc - Ver exemplo abaixo:
 - Quem quiser (eu não o fiz porque só após ter feito o desenho é que me lembrei) pode incluir ainda outros aspectos, como sejam um vislumbre da sala de exposição ou um retrato do "curador", etc... A imaginação é o limite!

Algumas sugestões de "Museus":
- Museu dos legados familiares (peças oferecidas ou herdadas de entes queridos)
- Museu das viagens (objectos trazidos das vossas viagens)
- Museu dos objectos inúteis (aquelas coisas que não servem para nada e continuam lá por casa)
- Museu dos artefactos culinários
- Museu das coisas penduradas
- Museu do traje, museu dos brinquedos, museu do reino vegetal, museu do azul (ou outra cor de que gostem), museu dos materiais criativos, etc, etc, etc. 
P.S. - Por uma questão de bom senso, deverão abster-se de expor nos vossos museus objectos de valor, pois nunca se sabe quem vê estes posts. Assim, "Museu do ouro", da "jóia" ou similares, estão obviamente excluídos.
Divirtam-se!

sábado, 14 de março de 2020

Confinamento


Quantos desenhos tem uma casa? É algo que possivelmente iremos descobrir nos próximos tempos.

sábado, 16 de novembro de 2019

A chover no desenho


Aqui pela Invicta têm-se sucedido dias de verdadeiro apocalipse húmido em que chove persistentemente, chuva essa que com a cumplicidade do vento ganha salvo-conduto para entrar em todo o lado, tornando desabrigados os lugares abrigados, inviabilizando quase por completo o acto de desenhar.
Neste cruzamento movimentado e já quase a dar-me por vencido, acabei por deixar que fosse ela, mais os pingos do edifício ao qual estava encostado, a fazerem por mim o trabalho de misturar as cores. Gostei do resultado. Afinal, para quê arranjarmos antagonistas onde podemos ter aliados?

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

No Monte da Lapa

O encontro PoSk do passado Sábado teve como destino uma das muitas "aldeias" que resistem no interior da cidade: O Monte da Lapa, antigo bairro operário, praticamente desconhecido com extraordinárias vistas, e para o qual estão anunciadas para breve grandes transformações.

Outrora um moinho de vento e mais tarde um posto de vigia durante as guerras liberais, o miradouro oferece uma extraordinária panorâmica em todas as direcções.

À medida que os moradores foram saindo, as pequenas casas da Calçada do Monte da Lapa ficaram entregues a si mesmas, degradando-se rapidamente. O local, onde restam três moradores, é hoje um misto de paredes nuas, escombros, e obras em espaços adjacentes. Esperemos que a futura reabilitação traga uma nova vida a este extraordinário local onde, de tanto que ficou por desenhar, está prevista para muito breve uma "segunda edição" deste encontro.

terça-feira, 1 de outubro de 2019

Carros clássicos Italianos

O segundo dia de um intenso fim-de-semana a desenhar foi na companhia dos USkNorte, cuja proposta para o 50º encontro era mais do que interessante: Desenhar num encontro internacional de automóveis clássicos da marca Lancia, que teve lugar bem no centro do Porto, junto à Reitoria da Universidade.

No primeiro registo, fui "picando" por entre a extensa oferta, verdadeira festa para os olhos, capturando este ou aquele que mais me chamava a atenção.

Dois modelos em particular, pela sua beleza e antiguidade, eram o alvo preferencial de todos os desenhadores. Não fui excepção: Um deles era este Lancia Aprilia Cabriolet, de 1940

O outro, este belíssimo Lancia Lambda VIII serie, de 1928.

E foi com esta composição que se gastaram as últimas forças. Não tardaria muito até que estes e todos os outros começassem a sair, em magnífico desfile, pondo fim a um dia extremamente bem passado e riscado.

segunda-feira, 30 de setembro de 2019

(A)Riscar o Património em Leça da Palmeira

Foi um fim-de-semana sempre a desenhar, com encontros a acontecerem no Porto e Matosinhos tanto no Sábado como no Domingo.
No Sábado, a pretexto da edição 2019 do (A)Riscar o património, o PoSk organizou o seu encontro nº69 na Quinta da Conceição, um agradável e interessante parque de lazer em Leça da Palmeira, cheio de motivos de interesse e inspiração. O tempo soalheiro ajudou à festa.

As ruínas do claustro do primitivo convento ali existente foram o local ideal para o início dos trabalhos, num ambiente de tranquilidade que fazia esquecer a ruidosa azáfama nas docas mesmo ao lado.

Na hora de almoço, devorado que estava o farnel trazido de casa, aproveitei o sossego para capturar o recanto bucólico da Capela de São Francisco.

Já com a tarde a cair, um apontamento da entrada principal apanhando o contraste entre o orgânico da Quinta e o metálico das docas. Valeu mesmo a pena!

domingo, 7 de julho de 2019

Bom Jesus do Mundo


Refúgio de eleição desde sempre, o Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga, foi hoje declarado Património da Humanidade pela Unesco. Parabéns!!

sábado, 25 de maio de 2019

terça-feira, 30 de abril de 2019

Desenhar com Abnose

No passado Sábado, um quarteto de Tripeiros embarcou no Intercidades rumo a Lisboa para mais uma sessão do "Vamos Desenhar com...". Entre eles Armando Baldaia, o próprio anfitrião e ilustre camarada de armas riscadoras.

Já no Museu, espaço a merecer visita mais demorada e com muitas páginas de caderno para encher, foi impossível resistir à talha neo-Manuelina que se destacava entre várias peças, qual delas a mais fantasiosa. Aproveitei depois o espaço restante na página para desenhar a outra "peça" que, numa excelente apresentação, se viria a destacar ainda mais.

Houve tempo para aproveitar o sol agradável enquanto se capturavam alguns detalhes do pátio sobrevoado pelas icónicas andorinhas Bordalescas, e ainda um par de peças da extraordinária colecção.
Obrigado Armando, por seres a pessoa que és, e pela tarde magnífica que nos proporcionaste!

domingo, 14 de abril de 2019

Jardim do Cálem

O encontro era para ter sido na semana passada, mas foi adiado pela previsão (que se confirmou) de mau tempo. Esperava-se que hoje estivesse melhor, e esteve... mas só de manhã, porque depois do almoço "ela" começou a cair e não parou mais.
Assim, o encontro PoSk#58 foi na realidade o 57,5. O que não importa, pois ainda deu para desenhar umas belas vistas de rio.

sexta-feira, 15 de março de 2019

Mudança de turno

Camélias a chegar ao fim, magnólias a começar: Sinais inequívocos de Primavera à porta.
Porto, Parque das Virtudes.

sábado, 5 de janeiro de 2019

Para acabar um grande ano...

Como já é da tradição, o último encontro PoSk decorreu no último Sábado do ano na Estação de São Bento e zona envolvente. É sempre uma bela festa e assim foi novamente, quer pelo local onde abundam motivos de  interesse, mas sobretudo pelo excelente convívio que se gera, ao qual não faltaram os amigos que, habitualmente a residir fora do País, fazem questão de aparecer nesta altura, juntamente com algumas caras novas.

Sentado nos degraus do acesso lateral à estação, dediquei o desenho da manhã ao velho casario da Rua  do Loureiro.

Algumas caras de participantes no almoço.

O dia estava excepcionalmente radioso e pela tarde tentei capturar alguma da belíssima luz que irrompe pela estação.
Para o ano cá estaremos outra vez. Feliz 2019!!!